10 dicas para economizar na conta do celular

Para evitar gastos exagerados no telefone móvel, o E-konomista dá dicas de como economizar na conta do celular sem reduzir o uso do aparelho.

10 dicas para economizar na conta do celular
Confira como economizar na conta do celular sem reduzir o uso

Os gastos com as contas de celular estão no topo das reclamações da maioria dos brasileiros. O uso ininterrupto dos aparelhos móveis para acessar internet, fazer ligações e até mesmo trabalhar remotamente aumentou o valor das contas no fim do mês e pesou no bolso.

Pensando nisso, o E-konomista fez uma lista com 10 dicas para você economizar na conta de celular sem que seja necessário diminuir o uso ou deixa-lo de lado. No fim do mês você verá o resultado!

Veja também: Descubra se seu celular foi clonado

Como economizar na conta de celular

Assim como qualquer conta, é muito fácil perder o controle com os gastos do celular se não houver o mínimo de disciplina e avaliação das opções – principalmente para quem tem pós-pago.

Evite tomar sustos no fim do mês e fique de olho nessas dicas:

1. Perfil do Usuário

Cada pessoa tem gastos específicos quanto ao celular: algumas gastam muito com ligação, outras precisam do 3G continuamente, outras usam muito o SMS, e por aí vai. A melhor forma de economizar na conta do celular é identificar o seu perfil e escolher o plano que mais se ajuste às suas necessidades.

Por exemplo: se você fala muito com algumas pessoas, há planos que garantem que você fale com certos números de graça e ajudam a economizar na conta do celular. Se você usa muito mais a internet do que as ligações, escolha um plano com 500 MB ou mais e com poucos minutos.

2. Plano controle

Para quem precisa segurar os gastos, os planos controle são uma ótima opção. Neles, você sabe exatamente o quanto vai gastar sem ter sustos no final do mês.

É uma mistura de plano pós-pago com pré-pago. Você tem minutos disponíveis para gastar com um preço fixo e se os seus minutos acabarem você pode recarregá-lo com créditos.

Mas preste atenção: se você precisar recarregar com créditos o seu plano controle todos os meses é sinal de que deve aumentar o limite de minutos.

3. Promoções

Todas as operadoras fazem promoções como forma de enfrentar a concorrência. Para economizar na conta do celular, o melhor é aproveitar essas vantagens, que podem fazer muita diferença no fim do mês.

Fique de olho nas promoções da sua operadora e também das concorrentes. Se você estiver insatisfeito com a sua operadora atual não hesite em pedir transferência para outra empresa – a lei obriga que essa transição seja rápida e fácil.

Não se apegue à operadora, prefira economizar o seu dinheiro para usufruí-lo da melhor maneira.

4. Salve seus contatos com o nome da operadora

Todas as operadoras oferecem tarifas mais baratas para falar entre números de sua própria rede, enquanto cobram valores bem mais altos para falar com outras operadoras.

Para saber se está pagando a tarifa mais barata ou mais cara e economizar na conta do celular, a melhor forma é perguntar à pessoa qual a operadora dela e gravar o número na agenda com essa informação. Por exemplo: José Tim (11) 0000 – 0000.

5. Operadora em comum

Pegando carona na dica anterior, como as tarifas são reduzidas para falar com números da mesma operadora, vale a pena fazer parte da mesma empresa que a maioria das pessoas que você mais fala.

Se você fala muito com a sua família, por exemplo, é mais econômico que todos façam parte da mesma operadora e desfrutem dos descontos oferecidos. Isso costuma reduzir também a conta do telefone fixo.

6. Abuse do Wi-Fi

O uso da internet no celular é tão frequente quanto o uso para ligações, sendo o ideal contratar um pacote de dados que supra sua necessidade para não ter que pagar a mais quando seu pacote acabar.

Para que não seja necessário contratar um pacote com muitos megas, o ideal é utilizar o Wi-Fi com maior frequência. Quando estiver em casa, no trabalho, na casa de amigos e em lugares que ofereçam Wi-Fi peça a senha e desligue o 3G.

Para assistir vídeos, baixar fotos e ficar horas visualizando a timeline do Facebook também sugerimos utilizar o Wi-Fi, pois essas opções consomem muito o seu pacote de dados.

Mitos e verdades sobre a bateria do celular​

7. Aplicativos de comunicação

Os aplicativos de comunicação ajudam na hora da economia. As ligações de voz via Skype e Viber são gratuitas se você está conectado à internet - se for ligado ao Wi-fi, melhor ainda!

Para substituir as mensagens por SMS, o Whatsapp é a melhor opção. Você não paga por mensagem enviada e sim por megas utilizados, e o gasto do seu pacote de dados pelo Whatsapp é baixo.

8. Aplicativos de controle dos dados móveis

Controle é a palavra pra economizar na conta do celular, e existem diversos apps gratuitos que controlam quantos megas você gasta por mês com internet 3G e ajudam a economizar dados móveis.

Um deles é o My Data Manager, que permite que o usuário controle seus dados através de alarmes de consumo. Você fornece detalhes do seu pacote de dados, como franquia e o tipo de plano, e estabelece limites de consumo da forma como preferir: por dia, por hora, por semana, por aplicativo, etc.

9. DESLIGUE O ROAMING NAS VIAGENS

Uma das coisas que mais pesam na conta do celular é o roaming nacional e o internacional. Além do valor normal do minuto, é cobrado uma taxa extra por usar uma rede que não é a do seu estado ou até país.

Em viagens, use o Wi-Fi e apps como Whataspp e Skype para fazer ligações e economizar na conta do celular. 

10. OPTE POR SMS NO LUGAR DA LIGAÇÃO

Se você só precisa marcar um encontro ou dar um recado, mas está sem internet, envie uma mensagem de texto. Pode parecer ultrapassado, mas é uma maneira barata e eficiente de resolver a situação.

Muitas operadoras oferecem pacotes de SMS gratuito para números da mesma operadora ou até para todas. Abuse desse recurso ao invés de ligar e gastar seus minutos de ligação a toa.

Se não tiver jeito e for mesmo necessário ligar – para marcar uma consulta ou falar com alguém que não possua celular -, seja prático e direto na ligação. Quanto mais específico você for mais rápido resolverá o problema.

 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar