5 dicas para economizar combustível na cidade

Algumas medidas relativamente simples, listadas a seguir, farão seu carro economizar combustível na cidade e de quebra tornar o veículo mais eficiente.

5 dicas para economizar combustível na cidade
Saiba como poupar e fazer seu dinheiro render

Economizar combustível na cidade é um desafio diário para quem dirige nas metrópoles brasileiras. Afinal, não é nada fácil estar submetido à pressão que é o tráfego nas capitais do país e ficar atento ao consumo de combustível. São tantos os fatores a desviar a atenção que qualquer tarefa que exija concentração torna-se um esforço hercúleo.

Pensando nos motoristas mais atribulados e sem muito tempo a perder, elaboramos uma rápida lista com dicas que certamente proporcionarão maior economia, não importa se em gasolina, diesel ou etanol. Veja:

Economizar combustível na cidade: medidas simples e eficazes

Seguindo esses passos, caso ainda não os esteja colocando em prática, seu carro vai apresentar consumo reduzido. Para aferir com mais precisão, recomendamos anotar os dados de consumo num período fixo, que pode ser diário, semanal ou mensal, para saber com exatidão onde e como está sendo feita a economia. Um exemplo é anotar quantos quilômetros o carro percorreu, e marcar a posição do medidor de combustível, antes e depois de colocar em prática uma das dicas a seguir:

Calibrar pneus

Carros que rodam em grandes centros urbanos estão, invariavelmente, sujeitos a trafegar em ruas mal pavimentadas. Isso pode gerar desgaste prematuro dos pneus, que precisam ser periodicamente calibrados dentro das medidas de pressão estipuladas pelo fabricante. Profissionais do setor automotivo estimam que os pneus podem responder por uma fatia de até 20% do consumo de combustível de um carro, por isso é tão importante a correta calibragem.

Forma de acelerar

Motoristas de pé pesado precisam ter mais atenção se desejam economizar combustível na cidade. Pisar muito fundo ou acelerar sem necessidade afeta diretamente o consumo de combustível, tornando o carro mais beberrão. Suavizar o pé no acelerador é uma das medidas mais fáceis de serem implementadas, basta um pouco de paciência e atenção.

Ar condicionado

Sabemos que existem cidades muito quentes, mas também sabemos que o ar condicionado aumenta em 20% o consumo de combustível. Por isso, quem deseja economizar combustível na cidade precisa maneirar o uso do ar condicionado.

Alinhamento e balanceamento

Manter as rodas alinhadas e balanceadas é outra medida de manutenção que impacta diretamente no consumo de combustível. Fazê-los regularmente garante não apenas o correto funcionamento do carro, como também mais conforto e consumo reduzido.

Qualidade do combustível

Abastecer em postos com bandeiras conhecidas, e que sejam transparentes com o combustível que vendem é outra forma de economizar combustível na cidade. Afinal, combustível adulterado prejudica o bolso, por aumentar o consumo, e o carro num geral, por causar danos ao motor, alguns até irreparáveis.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar