7 dicas para economizar combustível de moto

Evitando vícios de direção que se perpetuam graças à falta de informação, você poderá economizar combustível de moto e poupar ainda mais com o que já é econômico

7 dicas para economizar combustível de moto
Economizar combustível de moto é possível e fácil

É verdade que andar de moto representa por si só uma boa economia, principalmente no tempo, gastos com estacionamento (para moto geralmente é gratuito) e a mais importante, a economia no combustível. Assim, economizar combustível de moto se já parece algo muito fácil, pode ser ainda menos dispendioso, desde que se observem as práticas corretas.

Assim como nos carros, são os vícios de direção os maiores responsáveis por fazer com que economizar combustível de moto se torne uma tarefa aparentemente impossível. Veja o que fazer para que o seu veículo em duas rodas gaste menos gasolina.

É possível economizar combustível de moto?

Para economizar combustível de moto, não tem mistério, desde que sejam evitados os tão nocivos vícios de direção e se observem as boas práticas de direção e a correta manutenção do veículo. Confira nossa lista:

Moto parada, acelerador idem

Motociclistas com alguma experiência não podem negar que às vezes é irresistível dar aquela acelerada em ponto morto pelo simples prazer de ouvir o ronco do motor. Trata-se de um hábito ruim, que aumenta o consumo e pode causar até danos no motor no longo prazo.


Descer na banguela é errado também em duas rodas

Assim como acontece com carros, não usar o freio motor em declives vai fazer a moto beber mais combustível.


São só dois pneus... calibre-os corretamente

Não tem desculpa nesse quesito, é só seguir as recomendações sobre a pressão correta nos pneus e manter a calibragem sempre em dia. Uma ou duas visitas ao calibrador por semana podem garantir economia de até 4%.


Velocidade deve ser constante

Para economizar combustível de moto, o motociclista não precisa acelerar desesperadamente, achando que assim poupará combustível. Muito pelo contrário, é mantendo uma velocidade regular que a economia será realmente percebida.


Cuide do óleo

Manter o nível e a viscosidade do óleo dentro do que recomenda o fabricante é essencial para economizar no combustível. Siga as indicações no manual e jamais deixe de trocar nos períodos estipulados.

Não se esqueça do filtro de ar

Outro importante componente de cuja manutenção depende o consumo equilibrado de combustível é o filtro de ar, uma vez que é a partir da mistura entre ar e combustível que se alimenta o motor.


Esquentar o motor, não!

Atualmente, as motos saem de fábrica com injeção eletrônica, dispensando a velha e ultrapassada aquecida antes de sair. Fazendo isso, a única coisa que vai esquentar é a sua cabeça, com o aumento nos gastos com combustível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar