Economia verde e crescimento econômico sustentável

Empresa holandesa apresenta o primeiro modelo de carro familiar movido a energia solar e dá exemplo de uso de alta tecnologia aliada à economia verde.

Economia verde e crescimento econômico sustentável
Tecnologia a favor da economia verde
  • Economia verde: um novo rumo para a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Desde 2008, o Brasil vem se destacando no cenário mundial no que diz respeito à economia verde, e parece ser a grande promessa neste setor.

 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a economia verde não representa um freio no crescimento econômico, mas um novo direcionamento para os investimentos. Um exemplo disto, é que nos últimos cinco anos o Brasil gerou cerca 3 milhões de empregos com o desenvolvimento de novas tecnologias ambientais, o que já representa 7% da mão de obra no país. E a perspectiva é que este número cresça nos próximos 10 anos. 

 

O fato é que os modos de produção mundial estão passando por uma transição, ainda que lenta e um tanto descoordenada, para um modelo ambientalmente sustentável, sobretudo em setores ligados à agricultura e agropecuária, energia e transporte

 

Mas esta transição para a economia verde exige investimento. De acordo com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente, seriam necessários cerca de US$1,3 trihões de investimentos anuais para que o padrão da economia mundial se tornasse verde. Erradicar a pobreza também faz parte dos planos da economia verde.

 

Para o Brasil, continuar investindo em sustentabilidade pode ser garantir um lugar no futuro da economia mundial, sobretudo com a riqueza de recursos naturais que tem o país.

 

 

ENTENDA A ECONOMIA VERDE

A economia verde é um modelo econômico que tem como princípio a sustentabilidade. Ou seja, prevê que as atividades produtivas de bens e consumos das nações priorizem o bem-estar e igualdade social no longo prazo, sem causar riscos ambientais ou escassez para as gerações futuras.

 

A primeira medida para adotar os princípios da economia verde, é integrar a sustentabilidade ambiental à política econômica do país. Para isso, é preciso conhecer os processos produtivos e recursos naturais do país, de modo a criar estratégias que permitam otimizar a produção sem prejuízo ambiental. 

 

 

ECONOMIA VERDE E NOVAS TECNOLOGIAS

No início deste mês, a empresa holandesa Solar Team Eindhoven divulgou o seu primeiro modelo de carro familiar movido a energia solar. O automóvel oferece uma autonomia de até 600km com energia gerada a partir dos raios solares. 

 

Stella, o carro solar holandês, é um exemplo de como o investimento em alta tecnologia pode ser direcionado para a produção de bens ambientalmente sustentáveis, integrando-se à economia verde. 

 

Como consumidor, cabe a você buscar alternativas sustentáveis diante das variadas ofertas do mercado.

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Quer fazer mais pelo seu dinheiro?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas e informações atuais e relevantes para o seu bolso.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Assinar