Economia colaborativa: entenda como funciona

Conheça a economia colaborativa, uma forma de usar a tecnologia para fazer negócios entre pessoas, economizar e promover a sustentabilidade.

Economia colaborativa: entenda como funciona
Entenda o conceito de economia colaborativa e se abra para novas possibilidades

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Muito tem se falado em Uber, AirBnB, BláBláCar e outros apps/serviços no Brasil, eles fazem parte de um novo movimento econômico chamado Economia Colaborativa: uma forma de usar a tecnologia para fazer negócios entre pessoas, economizar e promover a sustentabilidade.

Economia colaborativa: entenda como funciona

Imagine poder alugar seu carro para um estranho e ganhar dinheiro com isso ao invés de deixa-lo no sol escaldante do estacionamento pago da esquina. Imagine alugar uma furadeira para para finalmente pendurar aquele quadro ao invés de ter que comprar algo que você só usaria duas ou três vezes por ano.

Esse é o conceito da economia colaborativa, você oferece um objeto ou serviço em troca de outro objeto/serviço ou de dinheiro. Você não teria que comprar ferramentas caras, basta baixar um app como o Tem Açúcar e procurar na vizinhança quem pode te emprestar uma barraca. Você provavelmente vai fazer novas amizades e ainda economiza.

Agora se você mora em uma casa ou apartamento e tem um quarto sobrando, mas não quer alugar ele para outra pessoa por um mês ou períodos ainda mais longos por perder sua privacidade e tal, uma forma de ganhar um dinheiro, conhecer pessoas diferentes e viver experiências novas é utilizar serviços como o AirBnB. Você pode oferecer desde um sofá até a casa inteira para outras pessoas e ainda define qual será o tempo que as pessoas poderão ficar.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

O Uber já é rei dentro das cidades, mas e quem precisa viajar para outras cidades, esporadicamente ou constantemente? Os estudantes sofrem com isso, moram longe de casa, não tem grana para manter um carro e na hora de voltar para ver a família precisam arrumar caronas em fóruns , grupos de facebook ou anúncios nos quadros da faculdade.

O BláBláCar chegou no Brasil recentemente para acabar com esse problema. Basta se cadastrar e oferecer ou procurar um viagem e compartilhar o carro com outras pessoas, fica barato para todos ainda tem a experiência de conhecer novas pessoas.

A economia colaborativa já é bem praticada nos EUA e Europa, a ideia de emprestar/alugar coisas para desconhecido ainda é nova no Brasil mas tem se mostrado forte, tanto nas empresas estrangeiras se firmando aqui, vide Uber e AirBnB até as empresas nacionais como a Tem Açúcar e a DogHero, que permite que você encontre alguém para cuidar de seu fiel companheiro enquanto você viaja.

Todas essas empresas surgiram de ideias de pessoas que querem mudar e melhorar o mundo. A economia colaborativa é uma forma de economizar, ganhar dinheiro, ser sustentável, conhecer pessoas e ter experiências novas. Não podemos pensar na economia colaborativa como futuro, ela já é a realidade em várias partes do mundo e tem marcado forte presença no Brasil.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar