Programas para quem quer fazer doutorado sanduíche (no exterior)

Conheça o doutorado sanduíche e abrace a oportunidade de desenvolver sua tese também sob a cultura e suporte de renomadas instituições no exterior.

Programas para quem quer fazer doutorado sanduíche (no exterior)
Com uma dupla experiência para a defesa de tese, a modalidade também oferece bolsas de estudo.

Com tamanha pressa – e necessidade – para ingressar no mercado de trabalho, muitos são os profissionais que estagnam suas carreiras após a graduação, desconhecendo oportunidades de progressão no exterior, como a oferecida no chamado doutorado sanduíche.

Sob o título original de split PhD, a modalidade ultrapassa a posição de investimento estratégico de um doutorado padrão, possibilitando ao estudante aprofundar seus conhecimentos referentes à sua área de pesquisa através de dois canais: a visão nacional e o aprendizado cultural e acadêmico no exterior.

O que é doutorado sanduíche

Aplicado como uma iniciativa de firmar parcerias acadêmicas entre países, o doutorado sanduíche é um programa que possibilita ao estudante ingressar em seu curso de doutorado em outra instituição de ensino, seja ela nacional ou no exterior; modalidade em que é mais procurada como um claro meio de expandir e enriquecer seus conhecimentos e oportunidades de carreira.

APRENDA
INGLÊS
E GANHE O MUNDO
comece já a estudar

Com duração de 3 a 12 meses, o doutorado sanduíche está presente em diversos programas de bolsas de estudo com iniciativa governamental, os quais exigem o preenchimento de alguns requisitos para que o estudante dê entrada no processo de seleção, podendo estes variar ou não de acordo com o programa de bolsa em que estiver inserido. Geralmente, entre as obrigatoriedades do candidato constam estar matriculado em um curso de doutorado ministrado no Brasil (em instituição reconhecida pela CAPES); não ser aposentado; ser brasileiro; apresentar determinado nível de proficiência no idioma do país de destino; ter seu projeto de pesquisa enquadrado nas áreas especificadas; entre outras requisições particulares às instituições e programas envolvidos.

Preenchidos os requisitos, o estudante deverá manifestar seu interesse e proposta de pesquisa juntamente ao orientador de sua instituição de ensino, o qual a submeterá à coordenação. A seguir, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis, a coordenadoria realizará uma seleção interna para definir os candidatos aprovados para o programa.

A partir da aprovação concedida pela universidade onde o candidato cursa o doutorado no Brasil, deverá se dar início ao processo de inscrição nos programas governamentais ou no contato direto com a instituição no exterior, a fim de apresentar-lhes o projeto e defender sua importância para a área de atuação em que se propõe. Um bom desempenho e preparo reconhecido por ambas as universidades pode garantir ao doutorando a chance de ingressar instituições de renome como Harvard, Cambridge, Oxford, Princeton, entre outras ao redor do mundo.

Bolsa de Estudos de 26 mil dólares para mestrado e doutorado na Austrália

Principais programas

Um doutorando interessado em ingressar no programa de doutorado sanduíche possui diversas opções de bolsas de estudos, bem como áreas de conhecimento abrangidas por elas, podendo candidatar-se ao Ciência Sem Fronteiras, programas como o Erasmus Mundus (apenas para intercâmbio em países europeus) e demais possibilidades tradicionais através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Veja, a seguir, algumas das características e benefícios que tais programas abrangem aos doutorandos no exterior.

Ciência sem Fronteiras (CSF - CNPq): financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nesta modalidade o beneficiado é amparado pela bolsa com custos de mensalidades; auxilio deslocamento; auxílio instalação; seguro-saúde; taxas escolares; e demais despesas acadêmicas aplicáveis. Para participar, o candidato deve realizar todo o processo padrão de solicitação à sua instituição de ensino e, uma vez aprovado, deve obter a confirmação também por parte do orientador no exterior sobre as atividades propostas, bem como sua proficiência no idioma.

Os valores das bolsas e auxílios variam de acordo com o país de destino e o programa acadêmico, os quais podem ser consultados no portal do Ciência Sem Fronteiras.

O programa tem, por regra, abranger apenas determinadas áreas de conhecimento para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, sendo elas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos. Para mais informações, acesse o portal oficial do programa.

CAPES: responsável por oferecer o programa de bolsa individual de modo padronizado às instituições de ensino, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior apresenta parcerias com universidades no exterior e insere-as nos programas de bolsas e intercâmbios de instituições reconhecidas pela coordenadoria.

Entre os benefícios concedidos por uma bolsa de estudos nesta modalidade estão inclusas as despesas com mensalidade; seguro saúde; auxílio deslocamento; auxílio instalação; e auxílio cidade de alto custo. Os valores das bolsas e auxílios oferecidos aos estudantes podem ser consultados no portal oficial da CAPES.

As inscrições para os programas de bolsa da CAPES estão continuamente abertas, devendo o interessado participar do processo seletivo diretamente em sua instituição de ensino superior, cabendo a ela também informar prazos, trâmites e demais providências para a concretização do processo. Para mais informações, clique aqui.

Aumente as suas oportunidades profissionais com o curso certo. Confira essa oportunidade!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar