Dormir em aeroporto: veja as dicas, locais e estratégias para passar a noite

Já pensou que a sua próxima viagem pode incluir dormir em aeroporto por uma noite para economizar? Confira as dicas.

Dormir em aeroporto: veja as dicas, locais e estratégias para passar a noite
Vai dormir em aeroporto? Descubra quais os melhores e piores do mundo

Não pense que dormir em aeroporto é coisa de mochileiro. São vários os motivos que podem te fazer perder um voo e ter que passar horas em um aeroporto, desde mau tempo à cancelamentos. Outros motivos são as escalas com horas intermináveis e até mesmo o horário de chegada (ou partida) do voo que, aliado à distância entre aeroporto e cidade, não permite que você desfrute um pouco do local para passar o tempo.

Dicas e estratégias fundamentais para dormir em aeroporto

Se você irá passar a noite em um terminal de embarque e não pretende gastar dinheiro com hotéis ou o tempo de espera não compensa pela distância até à cidade, fique atento:

Posso dormir? Provavelmente você não será expulso de um aeroporto por estar dormindo lá. Porém, há grande probabilidade de questioná-lo sobre os motivos que o fazem dormir lá e não em um hotel. Esteja com a passagem “em mãos” para poder comprovar que você irá pegar um voo em breve. Prepare-se: nem todos conseguem dormir de vez em um aeroporto, principalmente se for a primeira vez. Portanto, tenha leve consigo alguns dispositivos para entreter-se ou mesmo um livro, por exemplo. Se quer realmente dormir, não se esqueça dos óculos escuros ou uma máscara de olhos.

Fique atento ao horário: cuidado para não dormir um sono profundo e perder o voo. Portanto, lembre-se do despertador e, como precaução, cole um post-it ao seu lado indicando o horário que devem te acordar! É verdade, isso funciona!

Segurança: procure dormir em locais onde existam câmeras de segurança. Se você estiver viajando sozinho, procure dormir ao lado de outros viajantes e nunca isolado. Preste atenção aos seus pertences e os deixe junto ao corpo ou guardado na mala ou mochila. Uma dica é fazer dos seus pertences de apoio (travesseiro) ou para os pés para não perde-los.

Horário: se você vai dormir no aeroporto por opção, para economizar, chegue cedo! Caso contrário não irá encontrar locais para se aconchegar. A recomendação é que esteja no local por volta das 22 horas. Preste atenção ainda aos horário de funcionamento da lanchonete, caso pretenda comer alguma comida!

Onde dormir? Se o seu voo é doméstico, provavelmente o aeroporto irá fechar. Porém, se há um terminal internacional, pegue o ônibus do aeroporto e vá até lá, pois provavelmente ficará aberto. Seja criativo ao procurar um local para dormir. Pergunte aos funcionários ou então durma em poltronas, junte duas ou mais cadeiras, em cima ou embaixo de bancos, atrás de balcões e até mesmo em cima das esteiras de bagagem!

Os melhores e piores metrôs do mundo

Não consigo dormir em aeroporto: se você, involuntariamente terá que ficar no aeroporto e não consegue tirar uma soneca, cogite a ideia de alugar um carro para dormir no estacionamento (se este for gratuito, pode sair mais em conta que um hotel). Informe-se sobre os horários para devolução do veículo, para não ter problemas pela manhã.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

Não abuse e comporte-se! Todo lugar tem suas regras e sistemas de tolerância. Portanto, caso seja questionado sobre dormir em aeroporto, diga que você realmente não queria estar ali, que esta é a sua única opção ou que você não conhece bem o local e está aguardando pelo seu voo. Em alguns aeroportos, existem locais específicos para quem vai passar a noite. Caso este seja o caso, vá para lá.

Seja discreto: nada de desfilar pelo saguão do aeroporto com o seu lindo pijama ou então armar uma grande cama (ou barraca). Isto chama atenção dos seguranças, passageiros e podem haver reclamações sobre o seu comportamento.

Os saguões de chegada são melhores! Geralmente as pessoas que vão pegar um voo estão sempre se movimentando, os salões costumam estar cheios e foram projetados para que as pessoas passem pouco tempo no local. Já os de chegada são projetados para que as famílias aguardem pelos seus entes e, se houver atrasos, estejam confortáveis.

Aeroporto é frio: independente de você estar em um país quente, o aeroporto possui sistema de ar condicionado e, durante a noite, com menos pessoas transitando, a sensação de frio será maior. Além disso, dependendo de qual for o local escolhido para dormir, o frio poderá ser maior.

As companhias aéreas low cost que você precisa conh​ecer

O seu lugar: lembre-se que, ao viajar sozinho, o seu lugar não estará seguro para que você vá ao banheiro e retome o seu sono! Portanto, antes de dormir em aeroporto, certifique-se de que você já foi ao banheiro e comprou algum lanche para passar a noite.

Você não está sozinho: existem outros viajantes, assim como você, que por diversos motivos irão passar a noite no aeroporto. Sendo assim, tenha bom senso ao falar no celular ou ao escutar a sua música predileta. Ninguém quer ser incomodado!
Essas e outras dicas podem ser conferidas no site da experiente mochileira canadense, Donna McSherry, que desenvolveu um site para quem vai dormir em aeroporto, o Sleeping in Airports.

Ranking dos melhores e piores aeroportos do mundo

O site Sleeping in Airports elabora, anualmente, um ranking com os melhores e piores aeroportos do mundo, considerando melhores zonas para dormir (assentos sem apoio de braço), internet gratuita, lanchonetes 24 horas e limpeza, tanto do chão quanto dos banheiros, por exemplo.

Melhores

Singapura (Singapore Changi Airport International);
Coréia do Sul (Seoul Incheon International Airport)
Finlândia (Helsinki International Airport)
Alemanha (Munich International Airport)
Canadá (Vancouver International Airport)

Piores

Paquistão (Islamabad Benazir Bhutto International Airport)
Arábia Saudita (Jeddah King Abdulaziz International Airport)
Nepal (Kathmandu Tribhuvan International Airport)
Filipinas (Manila Ninoy Aquino International Airport)
Uzbequistão (Tashkent International Airport)

Aeroportos no Brasil

Infelizmente, os únicos títulos angariados pelos aeroportos brasileiros foram os de piores aeroportos em um ranking que avaliou aeroportos do Caribe, América Central e América do Sul (2014):

3º São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos)
10º Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão)

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar