Sente dor ao dirigir? Veja as mudanças que deve fazer

A má postura é a principal causa de dor ao dirigir, entenda o por quê e aprenda a evitar essas dores.

Sente dor ao dirigir? Veja as mudanças que deve fazer
Saiba quais são as causas da dor ao dirigir e previna-se

Um problema comum nas grandes cidades, onde milhares de motoristas conduzem seus veículos por horas seguidas é a dor ao dirigir. Engana-se quem pensa que apenas os motoristas profissionais que são os mais afetados por esse tipo de dor. Muitos condutores se queixam de sentir dores em articulações como joelhos e coluna após passar muito tempo ao volante.

Dirigir um carro pode ser de fato bastante cansativo e desconfortável, caso não sejam observadas as posições e posturas corretas dos membros superiores, inferiores e da cabeça. Afinal, uma direção segura começa na correta conformação do motorista no assento do carro, ônibus ou caminhão.

As principais dores ao dirigir

Sentir dor ao dirigir pode ser indicador de má postura ao volante. Entre as articulações e partes do corpo mais prejudicadas por um mau posicionamento estão a coluna vertebral, joelhos e, em menor escala, ombros e cotovelos.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Portanto, convém estar sempre atento à forma como se senta, para que se preserve não apenas o conforto, mas acima de tudo a segurança de motorista e passageiros.

No entanto, são as articulações da coluna vertebral as mais prejudicada pelo posicionamento errado do motorista, principalmente nas regiões cervical e lombar, que sofrem diretamente o impacto da má postura e colocação de cabeça e calcanhares.

Depois da coluna, são as articulações do joelhos que mais sofrem com a dor ao dirigir.


Como evitar

Dores ao dirigir


Antes de sentar-se ao volante, o motorista deve fazer o ajuste correto do banco. Um banco de motorista bem regulado deixará a coluna totalmente apoiada, relaxada e sem qualquer tipo de sobrecarga incidindo sobre si.

Outro importante ajuste é o do encosto de cabeça, que deverá se situar paralelamente aos olhos do condutor, o que evitará oscilações da cabeça para frente ou para trás e proporcionará mais proteção até se houver algum tipo de colisão. Na metade inferior do corpo, os cuidados também visam proteger a coluna.

Até que ponto a dor nas costas não é motivo para se preocupar

Os calcanhares precisam estar sempre inteiramente apoiados no chão, evitando assim dor ao dirigir na região da lombar. Uma importante precaução diz respeito aos joelhos, que deverão permanecer ligeiramente flexionados, de modo que o motorista sinta-se confortável tanto para acionar os pedais como para retirar seus pés deles.

Os braços também deverão estar suficientemente relaxados ao volante, nem totalmente esticados, tão pouco muito flexionados. Para isso, uma posição em 9 horas e 15 minutos é a mais indicada pelos especialistas para evitar dores nos membros superiores e garantir uma direção segura e confortável.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar