7 dicas de como dizer não ao chefe sem comprometer o seu emprego

Já teve medo de dizer não ao chefe? Já realizou alguma tarefa extra só pelo medo de comprometer seu emprego? Veja dicas de como dizer não sem queimar seu filme.

7 dicas de como dizer não ao chefe sem comprometer o seu emprego
Saiba como minimizar o problema ao dizer não ao chefe

QUAL SEU NÍVEL DE INGLÊS?faça um teste online e descubra







O trabalho nos impõe uma série de situações que são difíceis de lidar, e uma delas é dizer não ao chefe. Muitas vezes os nossos chefes nos pedem tarefas que não seremos capazes de executar, ou por falta de tempo, ou por falta de habilidade ou por não querer sacrificar um compromisso ou um fim de semana. Mas na hora de dizer não ao chefe, muita gente se complica. Veja no nosso artigo dicas de como dizer não ao chefe sem comprometer o seu emprego.

 

OPORTUNIDADES DE EMPREGO
Faça o cadastro no E-konomista e receba em primeira mão as oportunidades de vagas de emprego publicadas no site. Todas as informações e dicas de emprego direto no seu email.

Como dizer não ao chefe sem queimar seu filme

 

1. Seja honesto

Os chefes apreciam a honestidade em seus funcionários. Aqueles que só ficam puxando o saco dos seus superiores e dizendo elogios que não são verdade não são bem vistos, são considerados falsos e isso é negativo para a manutenção da sua vaga. Use a honestidade para expor os seus argumentos – aliada a uma boa dose de bom senso e educação – e o seu chefe apreciará que você quis ser sincero.

2. Exponha sua falta de tempo

Muitas vezes os chefes propõem uma tarefa que demanda tempo para produzir “para ontem”. Isso acontece, na maioria das vezes, porque o seu chefe não sabe da quantidade de trabalho que você é responsável e portanto não sabe que você não tem tempo suficiente para produzir tal tarefa no tempo determinado. Mostre ao seu chefe que você tem interesse em desenvolver a tarefa que ele ordenou mas que infelizmente não tem tempo hábil para conseguir executá-la de forma eficiente. Exponha suas razões, negocie um prazo maior. Só não diga não de cara, pois ele pode achar que você está fazendo corpo mole e não quer contribuir com o crescimento da empresa.

3. Diga não se for contra os seus princípios éticos

Pode acontecer do seu chefe te pedir uma tarefa que você não se sinta à vontade em fazer, que vá contra os seus princípios éticos. O que você pode fazer é questionar ao seu chefe: 'Por que deseja que eu faça isso?’ Mostre a ele o porquê que você é contra essa tarefa, exponha as razões. Muitas vezes, os chefes nem se dão conta da carga anti-ética que a tarefa carrega. Se esse não for o caso e ele insistir que a tarefa seja feita, indique um outro colega que você acredita que possa realizá-la sem problemas. Quebrar valores é atentar contra si próprio, preserve o que você acredita, mesmo que tenha que dizer não ao chefe.

4. Negocie as tarefas extras pedida pelo chefe

A sua carga horária de trabalho é de segunda a sexta feira, ou seja, você tem o sábado e o domingo para não trabalhar e se desligar do trabalho. Mas o chefe te pede uma tarefa que precisa ser executada no fim de semana – ou você não terá tempo hábil para fazer durante a semana, como fazer? Negocie com ele. Ele sabe que a tarefa que está pedindo é extra e essa deverá entrar em caráter de exceção, pois o descanso é direito do trabalhador. Portanto, negocie um prazo para entrega da tarefa com o seu chefe, pergunte a ele qual a data máxima de entrega. E se preferir, trabalhe um pouco mais durante os dias da semana para deixar o seu final de semana livre. Não vale negar de cara ao seu chefe, ele vai te achar preguiçoso. Negocie prazos para que fique satisfatório para os dois.

5. Dê sugestões para realizar a tarefa em tempo hábil

Se o seu chefe te pediu uma tarefa que é humanamente impossível de ser cumprida em tempo hábil, explique a ele. É comum você estar no fim do expediente, faltando 40 minutos para ir embora e um superior pedir uma tarefa que leva mais de uma hora para ser executada. Se você tem um compromisso logo depois do trabalho fica ainda mais complicado. Se o trabalho for muito urgente e você achar que ficar até mais tarde pode contar pontos com o seu chefe, engula e faça. Mas, se não for algo de extrema importância e urgência, dê sugestões a ele como por exemplo: ‘chego amanhã um pouco mais cedo e concluo a tarefa’ ou então ‘posso dividir essa tarefa com outro funcionário? Assim terminamos a tempo do fim do expediente’. Mostrando ao seu chefe outras saídas ele não ficará com má impressão de você.

6. Mostre-se grato pela confiança que ele colocou em você

Acontece por vezes dos chefes pedirem trabalhos extras somente àqueles funcionários que ele confia no trabalho. Dentre muitos disponíveis, ele escolheu você para executar essa tarefa então quer dizer que ele acredita no seu trabalho. Se essa for a situação, demonstre a sua gratidão ao chefe pela confiança depositada em você antes de negar a tarefa, se você não puder executá-la. Ao ser grato e mostrar razões para isso, ele confiará no seu argumento.

7. Assuma se você não souber executar a tarefa

Já lhe foi pedido alguma tarefa que você não sabia como executar? Difícil dizer não e assumir sua ignorância, não é? Nós sabemos que sim. Mas nessas situações, a melhor decisão é assumir que você não tem capacidade de executar a tarefa. Se o prazo for longo e você tiver tempo para aprender/se capacitar, vale a pena o esforço. Mas se esse não for o caso, é melhor ser sincero e assumir-se como inapto para realizar a tarefa. Sugira um outro colega que tenha a habilidade requisitada e comprometa-se a aprender tal tarefa, já que viu que ela pode ser requisitada no futuro e ter mais essa habilidade conta pontos com o seu chefe.

Às vezes dizer não ao chefe garante sua qualidade de vida

Muitos chefes infelizmente passam tarefas demais aos funcionários mesmo tendo a consciência que ele está sobrecarregado. Nos dias de hoje, ‘trabalhar como um burro de carga’ já não pode mais ser uma opção. Preservar a sua qualidade de vida e não ser um escravo do trabalho irá fazer você não se cansar tanto, não ter raiva do seu trabalho e do seu chefe e portanto, trabalhar melhor.  Faz sentido negociar com o seu chefe para preservar a sua qualidade de vida, mesmo que isso signifique dizer não ao chefe. Só é preciso usar as palavras certas para não parecer que você é preguiçoso e colocar em risco o seu emprego.
 

Aprenda inglês online e garanta a sua vaga no mercado de trabalho.

Veja também:
 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar