A dívida com cartão de crédito expira ou não?

Muitas pessoas acreditam que a dívida com cartão de crédito expira após o período de cinco anos. Veja o que acontece de verdade. 

A dívida com cartão de crédito expira ou não?
Mito ou verdade? A dívida com cartão de crédito caduca em cinco anos?

Muitas pessoas, e até mesmo profissionais da área, acreditam que a dívida com cartão de crédito expira (some) após o período de cinco anos. Essa afirmação não é verdade. O que acontece é que a dívida prescreve. Ou seja, acaba o direito de cobrança sobre o valor em questão.

Dívida com cartão de crédito expira ao fim de 5 anos?

Outro fato curioso é que não é todo tipo de dívida que prescreve neste período de tempo, algumas são com um ano e outras podem levar dez anos. Porém, grande parte das dívidas do dia a dia, como a dos cartões de crédito, possuem o período legal de cinco anos. 

Quais as implicações?

Além do incômodo de constantes cobranças por parte da instituição financeira e aumento da dívida devido às taxas de juros, o que acontece antes que a dívida com cartão de crédito prescreva é o nome sujo em órgãos tipo SPC e Serasa. Em caso de valores elevados, a empresa também pode entrar com uma ação judicial para requerer o pagamento desta dívida.
 
Entenda melhor como funciona o cartão Nubank

Qual a verdade nesta história?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando o nome da pessoa é registrado no cadastro do SPC ou Serasa, ele é limpo após o período de cinco anos. Mas preste atenção, isto não significa que a dívida com cartão de crédito deixe de existir, apenas o seu nome (CPF) volta a estar limpo. O que também não impede que a empresa continue em contato para cobrar o valor devido.

Cartão de crédito pré-pago vale a pena?

O que fazer diante da situação?

Agora que você já sabe que a dívida com cartão de crédito não expira, uma das ações que você pode ter é tentar negociar com a instituição um valor e prazo de pagamento sem que seja necessário ações judiciais. Em muitos casos os juros cobrados em dívidas são abusivos e podem gerar uma conta altíssima a ser paga.

A dica é tentar negocia-la e quitar esse valor da melhor maneira possível. Ter uma dívida de cartão de crédito ativa pode atrapalhar no futuro, caso precise de novos serviços com a instituição financeira em questão.

Veja como fazer um cartão de crédito Visa sem anuidade
 

Mesmo com dívida prescrita é possível ver o histórico de inadimplência?

De acordo com a consultoria Money Guru, que questionou algumas das maiores instituições financeiras do país, existe um histórico de inadimplência que não é público (como SPC e Serasa), independente se a dívida com cartão de crédito tiver prescrevido.

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar