10 filmes que retratam a ditadura militar no Brasil

Gostaria de saber um pouco mais sobre a ditadura militar no Brasil? Veja a lista com filmes que separamos para você.

10 filmes que retratam a ditadura militar no Brasil
Veja quais sãos os longas que retratam essa fase histórica

Os filmes são sempre uma boa forma de aprendizado, especialmente em relação a períodos históricos, como é o caso da ditadura militar no Brasil. Claro que nem tudo que aparece neles é verídico, no entanto eles costumam retratar de forma bastante dinâmica os acontecimentos e podem sim ser bastante realistas de vez em quando. E, para quem se interessa por esse tipo de filme ou simplesmente é curioso sobre a fase da ditadura no Brasil, separamos alguns em uma lista.

10 filme sobre a ditadura militar no Brasil

Manhã Cinzenta (1968)

Realizado ainda quando o AI-5 (o Ato Institucional mais extremo do regime militar) estava em vigor, o filme de Olney São Paulo conta a história de dois estudantes vão para uma passeata realizada por um deles. Mas eles são presos durante a manifestação e são submetidos a torturas e inquéritos opressivos na prisão.

Pra Frente, Brasil (1982)

Esse foi um dos primeiros longas a retratar a ditadura militar no Brasil mais explicitamente. O filme se passa em 1970 durante a Copa do Mundo e mostra um homem que foi confundido com um “subversivo” e é torturado pelo governo através do ponto de vista dos familiares do mesmo.

QUER A
SUA INTERNET RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

Nunca Fomos Tão Felizes (1984)

Gravado no último ano da ditadura e dirigido por Murilo Salles, o longa mostra a história de um pai e um filho que se reencontram. O pai, Beto, um militante perseguido pelo governo, leva o filho para um apartamento, dá-lhe dinheiro e some. O filho, Gabriel, começa, então a investigar quem realmente é o pai.

O que é Isso, companheiro? (1997)

O filme de Bruno Barreto é uma adaptação parcial da obra de Fernando Gabeira e mostra a história real de quando o embaixador americano foi sequestrado por grupos de esquerda no Brasil. Com alguns detalhes fictícios, a obra foi muito aclamada e, inclusive, indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Veja o trailer do filme aqui.

Ação Entre Amigos (1998)

A história se passa 25 anos depois do fim da ditadura militar no Brasil e mostra que algumas marcas daquele período ainda permanecem visíveis. No longa quatro amigos ex militantes encontram seu torturador na época do regime e começam uma busca por vingança.

Clique aqui para ver o trailer.

5 cuidados que você deve ter ao comprar pela internet

Araguaya – A Conspiração do Silêncio (2004)

Dirigido por Ronaldo Duque, o longa mostra a Guerra do Araguaia a partir do ponto de vista de um religioso francês, que se envolve com as pessoas do local. No entanto ele se vê dividido ao perceber a situação do Brasil, uma vez que naquela área encontravam-se grupos de resistência em busca da libertação do país das mãos dos militares.

Cabra-Cega (2005)

Dirigido por Toni Venturi, o filme narra a história de Thiago, um comandante de um grupo de ação contra o governo, que, após ser ferido pela polícia, esconde-se na casa de um conhecido. Praticamente confinado, o militante torna-se paranoico, achando que todos são seus inimigos.

Veja aqui o trailer.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

O filme de Cao Hamburguer também passa-se em 1970 e acompanha um menino mineiro de 12 anos cujos pais desaparecem a fim de fugir das perseguições do governo. Dessa forma, mostra a dualidade da época: a tristeza inerente ao regime militar e a alegria trazida pela Copa do Mundo.

Veja o trailer do filme aqui.

Zuzu Angel (2006)

De Rogério Rezende, o longa conta a história verídica de Zuzu Angel, uma estilista cuja filho desaparece durante a ditadura militar no Brasil. Após procurar o filho, recebe informações de que ele havia sido torturado e assassinado pelo regime. Zuzu começa, então, uma busca pela verdade ao passo que tenta mostrar ao mundo o que se passava no Brasil.

Clique aqui para ver o trailer.

Batismo de sangue (2006)

Baseado no livro de Frei Betto, o longa se passa no fim da década de 60 quando frades dominicanos – dentre eles, Frei Betto – começam a ajudar o grupo Ação Libertadora Nacional (ALN). Só que a polícia fica sabendo e os prende, submetendo-os a sessões de tortura.

Veja aqui o trailer.

Encontre a solução de internet banda larga com o melhor custo benefício.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Flávia Six Flávia Six

Natural de Curitiba, cresceu em Arapoti e estuda Jornalismo em Campinas há 3 anos. No momento, faz intercâmbio em Portugal. Apaixonada por palavras, leitora compulsiva, não vive sem filmes e faz tudo com os fones de ouvido.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar