Veja o que pode acontecer se dirigir sem habilitação

Evitar dirigir sem habilitação e fundamental, e é lei. Devem ser seguidos os passos para tirar a CNH e circular com segurança.

Veja o que pode acontecer se dirigir sem habilitação
Os riscos de dirigir sem habilitação são grandes

Dirigir sem habilitação é tipificado como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, artigo 162, e, além de gerar multa no valor de R$ 574,00, há a apreensão do veículo. Ou seja, além dos transtornos e despesas com a própria multa, o condutor flagrado nessa situação deverá arcar com pesados custos de diária em depósitos de veículos apreendidos.

Logo, fica claro que correr o risco não vale a pena, já que pode motivar multas, despesas com a recuperação do veículo apreendido, e não menos importante, dirigir sem estar devidamente habilitado coloca em risco a segurança do próprio condutor irregular, pedestres e outros motoristas. Uma verdadeira temeridade e que deve ser evitada a todo custo.

Dirigir sem habilitação não é crime

Embora seja de fato e na letra da lei uma infração de trânsito, dirigir sem habilitação pode trazer graves e irreparáveis consequências. O que já é considerado crime, no entanto, é um condutor habilitado entregar a direção a alguém sem carteira - ou carta - de habilitação, de acordo com decisão do MP do estado do Rio Grande do Sul, e nem precisa ocorrer um acidente para o crime se configurar. O que de fato é crime, enquadrado no artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro é a condução de veículo automotor gerando perigo de dano.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

A pena prevista nesse caso é de detenção pelo período de seis meses a um ano, ou aplicação de multa. É importante atentar, no caso do artigo 309, que o dano referido não significa que deva ser configurada lesão ou prejuízo material. O simples comportamento ou conduta irresponsável ao dirigir - fazendo zigue zague, por exemplo - já coloca o condutor sem habilitação em situação de dano, portanto, como um potencial criminoso.

Quais os custos de conduzir veículo sem estar habilitado?

Dirigir sem habilitação pode trazer prejuízos incalculáveis, uma vez que coloca a vida e a segurança das pessoas em risco. Isso pode ser evitado, desde que o futuro motorista se matricule numa autoescola, passe por curso de formação de condutores reconhecido pelo Detran e seja aprovado em exames teóricos e práticos.

O que fazer em caso de CNH suspensa

Para a categoria B, que permite dirigir carros de passeio, o candidato deverá investir, em média, R4 1.200,00 em todo o processo. O custo de andar fora da lei de fato não compensa, além disso, estar habilitado é requisito para ingressar em diversas profissões, fora a de motorista profissional. Trata-se de uma questão de legalidade, economia e até profissional.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar