Direção defensiva: confira dicas para se proteger

Saiba o que é a direção defensiva, o que deve fazer para ter uma condução segura e evitar se envolver em sinistros.

Direção defensiva: confira dicas para se proteger
Saiba como a direção defensiva pode prevenir que você se envolva em acidentes.

Ainda não sabe que carro comprar? Fazer um test drive pode ajudar.

 

Quem dirige, principalmente no trânsito das grandes cidades, certamente já ouviu que devemos conduzir por nós e pelos outros... É aí que entra a direção defensiva. Ela é muito importante para os condutores e também para as demais pessoas que circulam no trânsito, pois previne acidentes e torna o tráfego de veículos mais seguro e pacífico. Conheça o que é e quais são os principais elementos da direção defensiva.

 

ECONOMIZE NO SEGURO AUTO
Será que o seguro auto que você tem é realmente a melhor e mais barata solução? Faça uma simulação e encontre o melhor seguro auto para você.

 

O que é direção defensiva

A direção defensiva, também conhecida como direção segura, é um posicionamento de segurança tomado pelo motorista ao dirigir com a finalidade de evitar acidentes no trânsito. Mais do que seguir as leis de trânsito, esse posicionamento visa a atenção não só para os seus próprios atos mas também aos atos dos outros condutores e às condições adversas que podem acontecer nas ruas. Na direção defensiva, o motorista usa a cautela e atenção para reconhecer os perigos possíveis que põem em risco o seu veículo, seus passageiros e os demais usuários das ruas, tanto motoristas quanto pedestres.

 

Prevenção é a palavra chave. Com a direção defensiva, o motorista evita acidentes através da postura pacífica, consciente e civilizada no seu dia a dia no trânsito.

 

Elementos da direção defensiva

Existem 5 elementos indispensáveis para que o motorista mantenha a condução segura. São eles:

  • Conhecimento: é preciso conhecer as leis de trânsito, as condições do veículo, as normas de circulação e as condições do trajeto.
  • Habilidade: ao pegar um veículo para condução precisamos ter a certeza de ter pleno domínio sobre dele para não colocar vidas em risco. A habilidade se adquire com a prática, com o uso do veículo no seu dia a dia você se torna capaz de realizar manobras comuns como fazer curvas, mudar de faixa, ultrapassar, estacionar, etc. Mas na direção defensiva não basta o motorista ser hábil, ele deve estar sempre atento aos possíveis perigos que podem surgir enquanto faz uma manobra corriqueira.
  • Atenção: um segundo de distração no trânsito pode causar danos irreversíveis. É preciso estar focado o tempo todo no trânsito ao conduzir. Se alguns elementos abalam a sua atenção no volante, como: música, pessoas conversando alto no carro ou até mesmo uma forte emoção ou situação de medo – procure não dirigir nesse estado e fugir dessas adversidades.
  • Previsão: uma pessoa previnida vale por duas, certo? No trânsito esse ditado vale muito. Tentar prever uma situação de risco é dos elementos mais importantes da direção defensiva. Exemplo: Você vem trafegando na velocidade permitida em uma via e percebe à frente um ciclista que trafega no mesmo sentido que você. Na direção defensiva você diminui a velocidade e afasta o carro do ciclista. Se por acaso esse ciclista desequilibrar e cair, você estará longe e evitará um acidente mais grave. Um item que faz parte da previsão é a previsão mediata: prever com antecedência antes mesmo de visualizar um veículo ou risco iminente. Por exemplo: você avista uma placa que diz “curva acentuada à direita” você não sabe o que está do outro lado da curva. Então se você diminuir a velocidade, reduzir a marcha e entrar na curva com atenção. Assim, você irá reduzir as chances de um imprevisto, como uma pessoa atravessando a rua após a curva.
  • Decisão: no trânsito é extremamente importante que você tome decisões rápidas. Uma decisão tomada de imediato pode evitar um acidente numa fração de segundos. E tomar decisões rapidamente no trânsito é uma habilidade que ganha-se com tempo de condução e pela prática no curso de direção defensiva.

 

Vai colocar película automotiva no carro? Veja o que pode e o que não pode.

 

Os 10 mandamento da direção defensiva

1- Conhecer as regras de circulação e obedecer às leis de trânsito – esteja sempre atento aos noticiários para saber sobre mudanças no trânsito da sua cidade.

2- Usar sempre o cinto de segurança – essa regra serve para o motorista e passageiros, também no banco traseiro.

3- Não aceitar desafios nem provocações – é comum alguns motoristas negligentes piscarem o farol para que os outros aumentem a velocidade ou tentar provocar uma confusão no trânsito: não caia nessa.

4- Manter o veículo sempre em boas condições de uso – revisões frequentes evitam acidentes.

5 - Prever as possibilidades de acidentes e ser capaz de evitá-los.

6- Estar capacitado para decidir com habilidade – a prática leva à perfeição.

7- Conhecer o veículo que está dirigindo e saber como comandá-lo – não dirija veículos que você não conhece ou não sabe bem como utilizá-lo. Se for necessário utilizar um carro desconhecido, redobre a atenção e a prevenção.

8- Não dirigir cansado, sob efeito de álcool ou de remédios – esses efeitos tiram muita da sua atenção e desaceleram seu poder de decisão.

9 - “Ver e ser visto” – sempre olhe para os dois lados antes de atravessar mesmo que o sinal PARE não esteja para você, passe somente na certeza da segurança.

10 - Não abusar do auto confiança.

 

Sabia que existe seguro auto para jovens?

 

Curso obrigatório

Desde 2004, o curso de direção defensiva é obrigatório para aqueles que estão tentando tirar a carteira e para aqueles que precisam renová-la. As autoescolas são obrigadas a aplicar esse curso como uma ferramenta para gerar melhores condutores para o trânsito do país. Quer saber se você tem conhecimento para passar na prova de direção defensiva? Então faça o teste resolvendo o Simulado de Direção Defensiva do Detran. Basta clicar em “iniciar” que o site te diz imediatamente se você errou ou acertou as questões.

 

Vantagens

A direção defensiva só tem vantagens, tanto para o condutor quanto para os demais transeuntes das ruas

  • Você evita acidentes com o seu carro: não gasta dinheiro com o conserto em caso de acidentes e não põe sua vida em risco
  • Você evita que outras pessoas causem acidentes que envolva o seu carro: evita a dor de cabeça de um acidente com outros veículos e evita também um possível atropelamento.
  • Você evita multas

 

Simulador

Confira um vídeo com aula teórica de direção defensiva realizada com o auxílio do simulador eletrônico em uma autoescola . As dicas podem lhe ajudar muito a evitar sinistros e se proteger.

 

 

Cartilha da direção defensiva

Quer saber tudo sobre a direção defensiva? Então faça o download da cartilha ilustrada completa do DENATRAN sobre o tema.

 

Descubra as vantagens do consórcio e compre o seu carro sem pagar juros.
 
Leia também:
Como economizar no aseguro auto
É possível fazer seguro auto apenas para roubo?
Dicas para escolher o melhor seguro auto
Película automotiva: o que pode e o que não pode

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar