4 coisas que devo fazer para guardar dinheiro para aposentadoria

Com a reforma na previdência social, brasileiros procuram cada vez mais cedo por alternativas para guardar dinheiro para aposentadoria. Veja como começar.

4 coisas que devo fazer para guardar dinheiro para aposentadoria
Diante da reforma da Previdência Social, mais brasileiros buscam por novas alternativas.

Cada vez mais cedo, brasileiros se preocupam em guardar dinheiro para aposentadoria, fugindo da previdência social e buscam por novas alternativas para viver a melhor idade com conforto e todo o aporte financeiro necessário para si e seus familiares. Veja como começar.

O que é preciso fazer para guardar dinheiro para aposentadoria

Na prática, não há uma quantia pré-estabelecida para quem vai guardar dinheiro para aposentadoria, pois todos os valores dependem exclusivamente do bom senso individual – onde obviamente, poupar mais é sempre o mais aconselhável. Porém, algumas escolhas e comportamentos são fundamentais para conseguir chegar em determinada idade sem depender do INSS para organizar suas economias.

1. Comece o mais cedo possível

A título de comparação, especialistas afirmam que com investimentos a partir de R$ 87 mensais no Tesouro Direto, um jovem hoje com 25 anos consegue se aposentar em um prazo de 25 a 30 anos com rendimentos de R$ 2 mil ao mês. Agora, se decidir começar a pensar na aposentadoria somente aos 40 anos, não que seja impossível, mas será preciso economizar uma quantia muito superior à dos 20 e poucos anos para atingir a meta em um prazo mais curto.

O ideal é começar a poupar no momento em que se começa a viver da própria renda, reservando 10% desta para segmentar em reservas de emergência e outra para a aposentadoria. Atente-se, pois o tempo não para.

2. Saiba onde colocar o seu dinheiro

Ainda que a caderneta de poupança e a previdência privada sejam as alternativas favoritas do brasileiro que deseja se ver livre da previdência social, deve-se buscar sempre pelas modalidades mais rentáveis e seguras para o seu dinheiro.

Bons exemplos são o CBD (Certificado de Depósito Bancário) e os papéis do governo, conhecido como Tesouro Direto. Neste investimento, pode-se aplicar em títulos de longo prazo, com duração entre 10 a 20 anos e que também rendem mais do que os títulos de menor duração.

3. Evite os gastos excessivos

Sempre deixando para depois, diz-se que somos realmente ruins de planejamento. Em 2015, uma enquete realizada pela gestora internacional de rendimento BlackRock apontou que 43% dos brasileiros entre 55 e 64 anos nem sequer pensou em começar a poupar dinheiro para aposentadoria. Na ausência da poupança para tal finalidade, ausentou-se também aquela reserva essencial para os gastos emergenciais, sempre utilizada para cobrir dívidas.

Então, se quer mesmo fugir das estatísticas, é preciso começar a repensar hoje mesmo as suas prioridades e cortar tudo o que for considerado excesso. Troque o almoço aos fins de semana por uma comida caseira, controle as compras por impulso, os parcelamentos e a empolgação momentânea após o salário cair na conta.

Não é preciso minar planos de viagem, abrir mão de passeios ou entretenimento, mas algum sacrifício precisa ser feito se quiser poupar um pouco por mês, e com regularidade. Planeje-se e não mexa no dinheiro guardado.

4. Reveja sempre as suas estratégias

Se definiu um determinado prazo para se aposentar, ótimo. Coloque seu plano em ação e respeite cada etapa definida, depositando periodicamente na aplicação escolhida - mas não descarte nenhuma nova possibilidade.

Caso surja a necessidade de fazer esse dinheiro render um pouco mais, cogite mudar sua estratégia. Se houver um aumento de salário, que tal poupar um pouquinho mais por mês? Está pensando em ter um filho? Sente-se e refaça seus cálculos. O importante é estar sempre disposto em planejar o seu futuro e o de quem mais vier com ele.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar