3 motivos para não guardar dinheiro embaixo do colchão

Saiba por que guardar dinheiro em casa não é uma boa opção de investimento e veja dicas de como investir o seu dinheiro em longo prazo.

3 motivos para não guardar dinheiro embaixo do colchão
Conheça 3 razões para não deixar dinheiro em casa

Foi-se o tempo em que guardar dinheiro no colchão era uma boa forma de manter o montade seguro. Ver o dinheiro desvalorizando em casa, ou correr o risco de ser furtado não é a melhor forma de economizar ou poupar o dinheiro. Saiba mais sobre guardar dinheiro em casa a seguir:

Erros em guardar dinheiro em casa

Conheça os principais motivos para não deixar dinheiro guardado em casa:

1. Desvalorização em uma economia inflacionária

O dinheiro guardado em casa está sujeito à desvalorização, e vai perdendo o seu poder de compra. A recomendação de especialistas e sempre deixar o dinheiro investido, até para as pessoas que não têm muita ambição financeira, o mais recomendado são as aplicações conservadoras, como a caderneta de poupança, títulos do governo de curto prazo e os CDBs.

Para as pessoas com menos medo de se arriscar, as ações são uma ótima pedida, os rendimentos podem ser muito maiores, mas os riscos devem ser calculados e levados em consideração.

2. Menos garantias no caso de endividamento

Algumas pessoas endividadas ficam com medo de deixar o dinheiro guardado no banco, pois algumas instituições autorizam o débito automático para amortização dessas dívidas. A dica é que, mesmo com débitos, o as aplicações devem feitas, já que elas podem ser usadas também para parcelamentos e usadas como garantias na hora dos problemas financeiros.

3. Não é seguro guardar dinheiro em casa

Os dados da Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgados pelo Ministério da Justiça em 2015, afirmam que as ocorrências como: crimes em ambientes domésticos são os furtos de objetos, representando 54% dos casos de crime no país. Por isso, é arriscado deixar o dinheiro escondido em casa, principalmente se muitas pessoas moram nela, ou se ela tem mais de um funcionário doméstico. Para donos de estabelecimentos comerciais, os riscos de roubo armado são ainda maiores.

Sugestões de bons investimentos em longo prazo

Veja algumas dicas de investimentos para pessoas que não tem pressa de resgatar o dinheiro:

Aplicações no Tesouro

São uma boa opção para investir dinheiro em longo prazo, por o retorno é garantido. Os rendimentos podem chegar aos 4,7% se mantiver o valor aplicado até à data de vencimento. Essa é a forma para tirar a maior rentabilidade líquida do investimento.

Carteira de fundos

Para rentabilizar as suas poupanças a Carteira de Fundos de Investimento é uma boa pedida. Basta estar atento às perspectivas dos mercados de ações e obrigações para associar fundos de diferentes categorias. As opções são: fundos mobiliários ou imobiliários.

Ações

A compra de ações pode ser um investimento rentável, desde que seja aplicado em carteiras diversificadas por empresas de países e sectores distintos. Quando você compra uma ação, começa a participar no capital de uma empresa, e também terá direito a uma fatia dos lucros, ou seja, terá uma porcentagem dos dividendos. Esse tipo de investimento tem um risco elevado de perdas, mas, se houver lucros, os investidores podem obter uma boa taxa de retorno.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar