Os 10 pecados fatais na dinâmica de grupo

Algumas atitudes durante a dinâmica de grupo podem fazer um candidato perder a possiblidade de conseguir um emprego. Conheça os erros mais comuns.

Os 10 pecados fatais na dinâmica de grupo
Saiba quais atitudes evitar em uma dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é uma das fases mais importantes e temidas dos processos seletivos para ingressar em uma empresa. Após ter seu currículo avaliado, um grupo de pessoas é selecionado para participar de atividades em conjunto para que os recrutadores possam avaliar como o profissional vai se comportar em situações semelhantes àquelas vivenciadas no ambiente de trabalho. 
 
Algumas atitudes podem eliminar o candidato sem que ele perceba o que fez de errado. Então fique atento, confira nossas dicas e evite as principais atitudes inadequadas em dinâmica de grupo. 
 

Pecados imperdoáveis

Uma dinâmica de grupo para conseguir um emprego é a etapa mais complicada, pois os candidatos se enfrentam face a face. Neste "duelo" quem errar menos ganha. Veja abaixo os erros mais comuns: 

1- Roupas inadequadas

As roupas utilizadas na dinâmica de grupo devem ser condizentes com o cargo ao qual você está se candidatando.  Roupas curtas, decotes, bermudas e blusas regatas não são adequadas à maioria das entrevistas e dinâmicas de grupo. Muitas pessoas justificam estar de roupa curta devido ao calor, mas mesmo nesses casos não é adequado. Mesmo que o ambiente da empresa que você quer trabalhar não seja formal, use roupas sóbrias que não mostram o corpo em demasiado.

 

2-Excesso de intimidade com os recrutadores

Tem gente que acha que tem que se tornar melhor amigo do recrutador, apertar a mão forte, dar um abraço, um beijo... Não. De jeito nenhum. Dinâmica de grupo é um processo seletivo e faz parte de um ambiente corporativo. Nada de criar intimidade, pedir o telefone, passar o seu email. Seja profissional. 

 

3-Uso de aparelhos eletrônicos

Falar rapidinho com alguém no celular ou responder uma mensagem no Whatsapp durante uma dinâmica de grupo é um erro grave. Deixe o telefone desligado para você se concentrar na dinâmica. Escutar músicas então, nem pensar. O seu telefone não deve tocar ou emitir sinais sonoros nem teve tirar a sua atenção da dinâmica.

 

4-Utilizar problemas pessoais 

Isso é um problema comum entre os brasileiros: se fazer de coitado. “Eu cheguei atrasado porque pego 3 ônibus e um metrô para chegar até aqui, moro muito longe” ou “Preciso muito desse emprego pois tenho um irmão doente que depende de mim...”. Todos nós temos problemas pessoais, e usá-los para tentar conseguir uma vaga é um erro. Não tente fazer o avaliador ter pena de você, acredite: ele não terá e você irá perder a oportunidade.
 
 
Leia mais: Como fazer networking para conseguir um emprego. 
 
 

5- Conversa paralela

Ficar de conversinha com os colegas de dinâmica irá te causar uma péssima impressão com os avaliadores e também com os colegas. Evite qualquer tipo de comentário negativo, por mais que você sinta vontade, como: “Nossa que calor, essa empresa podia colocar um ar condicionado né?”, “que  roupa é essa que essa menina está usando?”, “aquele ali, coitado, nem tem chance”. Fique concentrado em você, nas suas capacidades,  deixe os outros (e os julgamentos) de lado, eles em nada irão te ajudar.
 

6- Uso de gírias

Tipo, daí, cara, né, pá... Deixe suas gírias e interjeições para relacionar-se com seus amigos e família. Em uma dinâmica de grupo, é importante que você fale claramente, demonstre que é capaz de se comunicar sem fazer uso de termos informais. Falar gírias durante uma dinâmica de grupo mostra uma atitude não profissional. 
 
Está na profissão errada? Saiba como dar uma reviravolta na sua carreira.
 

7- Erros de português, falado e escrito

Nem é preciso mencionar que falar e escrever errado irá te tirar de um processo seletivo, seja ele qual for. Às vezes pequenos erros podem causar uma enorme má impressão. Erros na fala como “as pessoa”, “seje”, “restorante”, e outros que passam despercebido por muita gente, não irá passar pelo seu avaliador. Na escrita, muito menos. Tenha um bom domínio do português falado e escrito formalmente.
 

8- Não conhecer bem a empresa 

Esse é um erro primário que muita gente comete. Dá uma lida no Wikipedia sobre a empresa e vai para a dinâmica. Não faça isso, pesquise sobre a empresa, pergunte sobre o cargo a concorrer antes da dinâmica, demonstre interesse. Um candidato desinformado sobre o que está concorrendo terá desvantagem sobre os demais.
 

9- Faltas e excessos de criatividade

Os problemas mais comuns e que devem ser evitados é: “entrar mudo e sair calado” ou tentar falar demais e passar por cima dos seus colegas de dinâmica. Numa dinâmica de grupo, é importante você se destacar, mas lembre-se que sua atitude em equipe está sendo avaliada e não deve tentar se sobrepor aos seus colegas falando demais, interrompendo ou sendo arrogante. E ficar calado demais também mostra falta de iniciativa. Não deixe para falar sempre por último ou só concorde com a opinião dos seus colegas. Procure um meio termo entre as faltas e os excessos e se sairá bem.

Leia mais: Descubra quais os melhores sites para procurar emprego 

10- Fingir ser o que não é

Fingir que é um expert em liderança, tem um idioma estrangeiro avançadíssimo, ter atitudes como “eu sei do que estou falando” não é uma boa ideia. Os recrutadores percebem quando os candidatos estão sendo falsos e mentindo sobre suas habilidades.  Seja sincero, avalie seus pontos fortes e fracos e não finja que é perfeito, no fundo ninguém é e seu avaliador irá procurar seus pontos fracos se você fingir que é melhor que todo mundo. 

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar