Você sabe o que é uma dieta low carb? Veja como funciona

Precisa perder peso? Saiba como funciona a dieta low carb, quais alimentos são indicados, quais são proibidos e se ela pode prejudicar a sua saúde

Você sabe o que é uma dieta low carb? Veja como funciona
Veja quais alimentos são permitidos e proibidos na dieta low carb

Quer perder peso? Uma das dietas que tem ganhado maior destaque ultimamente é dieta low carb. Ela é eficaz na perda de peso rápida, mas é preciso fazê-la com cuidado para não prejudicar a sua saúde.

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Como funciona a dieta low carb

A dieta low carb consiste em reduzir de maneira considerável a quantidade de carboidratos ingerida na sua alimentação. Segundo o site Vida Low Carb, se você quer emagrecer, deve cortar alimentos com carboidrato da sua alimentação até chegar no peso desejado, para depois ir reintroduzindo-os na dieta aos poucos.

Segundo Mariana Montezzana, autora do site citado acima, para perder peso com a alimentação low carb você deve ser rígido com a dieta. Veja a recomendação dela:

O que não comer:

  • Açúcar de qualquer espécie lactose é o açúcar do leite, frutose é o açúcar da fruta, sacarose é o açúcar refinado. Mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara e açúcar light também são açúcar e não devem ser consumidos no contexto de uma alimentação low carb.
  • Grãos  farinha, nem integral, nem comum. Tudo o que é feito de farinha, como bolos, macarrão, pães, pizza, biscoitos etc.
  • Arroz (integral ou não) e quinoa não são low carb e não devem ser consumidos por quem deseja perder peso.

O que comer:

  • Carnes de todos os tipos  peixes, crustáceos, frango, porco, boi e qualquer outra proteína que você gostar, inclusive bacon. Cuidado com linguiças pois a maioria à venda contém açúcar e amido na composição. Salsichas e nuggets também não devem fazer parte da dieta.
  • Verduras de todos os tipos – abuse dos vegetais, só é preciso ter cuidado com batata, cenoura, beterraba e mandioca. Esses legumes são ricos em carboidratos, portanto, se você precisar emagrecer, abra mão deles até chegar ao seu peso ideal, e depois vá inserindo aos poucos, vendo como seu peso reage.
  • Frutas – é preciso ter cuidado com a frutas. Ela são saudáveis e ricas em fibras, mas também ricas em frutose, o açúcar da fruta. Se precisa emagrecer, passe os primeiros quinze dias sem frutas e vá inserindo em pouca quantidade, e veja como o seu corpo reage. Enquanto emagrece você pode comer abacate, côco, morangos, amoras e mirtilos, que tem menos carboidratos.
  • Ovos de todos os tipos – liberado ovos de todos os tipos
  • Queijo e creme de leite – pode, mas com moderação.
  • Nozes e sementes  nozes, castanhas do caju e do pará, amêndoas, pistaches, macadâmias podem ser consumidas e são super saudáveis, mas quem tem mais de dez quilos para perder ou quer perder peso de maneira mais rápida, o ideal é não passar de dois punhados de 30 gramas por dia.

O que evitar:

Legumes como o feijão, a lentilha e a ervilha tem muitos carboidratos. Se precisar perder peso, fique sem eles até chegar na sua meta.

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Por que a dieta low carb emagrece tão rápido?

O carboidrato ingerido possui glicose, a energia utilizadas pelas nossas células para se manter em funcionamento. Quando ingerimos uma alta quantidade de carboidratos, a glicose em excesso é armazenada em forma de gordura. Para que o organismo consiga queimar a gordura estocada é preciso liberar um hormônio chamado glucagon que irá retirar essa energia estocada. "Quando a dieta é rica em alimentos com alto índice glicêmico, ocorrem muitos picos de insulina e às vezes eles estão tão altos que o glucagon nunca é liberado", explica o nutrólogo Roberto Navarro.

Na dieta low carb, há uma alteração menor da insulina e consequentemente ocorre a produção de glucagon. Com essa dieta, o combustível gerador de energia do corpo muda de açúcar para a gordura estocada no corpo. Esses dois fatores favorecem o emagrecimento.

Quanto tempo dura?

A dieta low carb é considerada um estilo de vida, não uma dieta que você faz durante um tempo para perder peso e depois abandona. Segundo Mariana Montezzana, na dieta low carb assim como em qualquer dieta, você tornará a engordar se voltar a comer como antes. Portanto ela mantém a dieta low carb a longo prazo para manter-se magra.

Mas e a saúde?

Os médicos, nutricionistas e especialistas em saúde não caracterizam a dieta low carb como saudável, especialmente se mantidas por um longo período de tempo.

Em uma alimentação convencional de 50 a 55% do que ingerimos no dia é carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido em um dia. No entanto, a redução extrema de carboidratos, algo abaixo de 40%, até proporciona o emagrecimento, porém ele não será saudável e pode ter uma série de consequências graves para a saúde. É prejudicial pelo excesso de proteínas e gorduras que é ingerido. Estudos recentes relacionam grandes quantidade de proteínas ao aumento do risco de câncer, diabetes e osteoporose. Os rins também são prejudicados com o excesso do macronutriente.

 A baixa ingestão de carboidratos pode gerar diminuição no metabolismo basal o que dificulta uma perda de peso futura. Na dieta low carb, boa parte do peso perdido não é gordura, mas sim músculo e água. Outros sintomas da falta de carboidratos são: dor de cabeça, sono excessivo durante o dia ou falta de sono a noite, letargia, déficit de atenção, oscilações de humor, prisão de ventre, cansaço e falta de disposição.

Os especialistas recomendam uma dieta saudável com ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico, e redução dos carboidratos a 40% da nossa alimentação diária. Se quiser fazer uma dieta low carb com as restrições alimentares tal como descritas acima, a recomendação é não estender a mais de 15 dias seguidos.

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Custos

O preço de uma dieta low cost depende muito dos itens que você vai escolher no mercado.  Existem itens baratos e caros que fazem parte de uma alimentação low carb, tudo depende de suas escolhas. Vamos demonstrar abaixo um cardápio de um dia completo de alimentação low carb com intenção de perda de peso. É um cardápio indicado para iniciantes de low carb, portanto tenha cuidado para não abusar dos lácteos e mantenha o exercício físico a uma leve caminhada de 30 minutos ou nenhum exercício físico, já que é de baixíssima caloria. Os valores abaixo são referentes a preços médios:

CAFÉ DA MANHÃ

  • 2 ovos mexido com 1 fatia de queijo ricota | Valor: 1 dúzia de ovos custa R$6,00 / 250g de ricota light custa R$7,00.
  • 1 xícara de chá de erva doce ou verde | Valor: chá verde (15 saquinhos): R$7,50

LANCHE DA MANHÃ

  • 1 gelatina diet (porção pronta) batida com 200ml de leite desnatado | Valor: gelatina em pó 75 gramas R$2,00/ Leite desnatado 1L R$2,70

ALMOÇO

  • 1 filé de frango grelhado | Valor: R$11,00 o quilo
  • 3 col. sopa de carne moída (patinho) | Valor: R$18,90 o quilo

LANCHE DA TARDE

  • 3 fatias de queijo ricota assadas com orégano e molho mostarda (1 col. sopa de mostarda + 1 col. sopa de iogurte natural desnatado) | Valor: 250g de ricota light custa R$7,00 / Mostarda 150gramas – R$6,00/ Iogurte desnatado natural Batavo 170 gramas R$1,35.

JAN​TAR

  • 1 panqueca de farelo de aveia recheada com frango desfiado e requeijão zero | Valor: Aveia em flocos 200g R$2,99/ Requeijão zero 250g R$7,85.
CEIA
  • 1 iogurte natural desnatado com 1 col. chá de essência de baunilha e 2 a 3 gotas de adoçante  Valor: Iogurte desnatado natural Batavo 170 gramas R$1,35/ Essência de baunilha 30ml: R$2,45.

Custo total: seguindo uma dieta como essa, durante uma semana, você deve gastar em média entre R$65 e R$75, cerca de R$10 por dia.

Atenção: Alertamos que esse é um valor estimado neste cardápio sugerido de 1 dia, você pode variar as carnes e demais itens e ter um valor mais alto ou mais baixo, o preço serve apenas para estimativa do quanto custa uma dieta low carb.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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