11 dicas práticas para uma ceia de Natal inesquecível

O Natal pode ser bastante estressante se deixar tudo para última hora. Arregace as mangas e comece os preparativos antecipadamente para uma festa especial.

11 dicas práticas para uma ceia de Natal inesquecível
Planeje-se com antecedência para não faltar nada na data

O Natal está chegando, e apesar de ser uma ótima oportunidade de reunir a família e os amigos é também um evento bastante estressante. As filas nas lojas e mercado aumentam junto com os preços e a pressão de organizar uma ceia é capaz de tornar a data uma experiência ruim. Confira algumas dicas para organizar uma ceia sem arrancar os cabelos e economizando o máximo possível.

Como tornar a ceia inesquecível

No fim do ano todo mundo vai tirando o pé do acelerador para comemorar as datas festivas. Aproveite esse ritmo mais lento para planejar a festa de Natal e tornar a casa aconchegante para receber os convidados. Você vai precisar se organizar com pelo menos 20 dias de antecedência e ter muita criatividade e paciência. Vamos lá:

1. Monte uma lista de convidados e peça confirmação

Pense em quantas pessoas chamar para a ceia e monte uma lista com os nomes. Avalie se sua casa tem espaço suficiente para a quantidade de convidados, pois todos devem estar confortáveis, e puxe da memória para não deixar ninguém de fora.

O convite pode ser feito via telefone, e-mail ou até de maneira informal, como no grupo do WhatsApp, mas é importante pedir a confirmação de presença até uma semana antes da data. O convidado também deve informar se levará algum acompanhante para que tudo seja organizado nos mínimos detalhes.

2. Escolha o serviço de buffet

Sabendo a quantidade de convidados e o tamanho da casa fica mais fácil decidir qual serviço de buffet é ideal. O jantar à francesa é ideal para ceias pequenas com até oito pessoas, que são servidas por um garçom. Já no buffet à americana a comida fica em uma mesa e os convidados se servem sozinhos e se sentam onde desejarem. Essa opção é a mais adequada para festas informais e com mais de 12 convidados.

3. Contratar serviços: sim ou não?

Avalie se será necessário abrir a carteira para aumentar o conforto dos convidados. Se quiser contratar um buffet e garçons é preciso pesquisar os valores com antecedência, pois o serviço é bastante procurado na data. Dependendo da quantidade de convidados também será necessário alugar louças para servir a todos ou mesas a mais para acomodar os convidados. Atente-se também às datas para encomendar doces e ceias prontas.

4. Compre e faça com antecedência

Bebidas, frutas secas, alimentos não perecíveis e itens de decoração devem ser comprados até 20 dias antes da festa, pois os preços sobem muito conforme a data se aproxima. Alguns pratos também podem ser feitos dias antes e congelados para adiantar os afazeres. Massas como torta, ravióli e quiche e purê de batatas descongelados no dia da festa ficam tão gostosos quanto feitos na hora.

5. Defina o que cada um vai levar

Geralmente o anfitrião prepara (ou compra pronto) o prato principal e os convidados levam um prato por núcleo familiar. Para evitar repetições de comida e desperdício defina o que cada um vai levar – por isso é importante pedir confirmação!

Calcule a quantidade de convidados e pense nos pratos tradicionais da festa que não podem faltar. O ideal é investir em dois pratos principais, uma carne ou ave e um lombo. Um peru serve 12 pessoas, assim como um Chester. O tender serve seis pessoas, o pernil grande serve nove e o lombo e lagarto recheado servem oito pessoas cada.

Arroz, farofa, salada – como a de salpicão – e sobremesas completam o cardápio tradicional natalino. Divida os pratos de acordo com os convidados. Quando às bebidas, calcule quantos convidados adultos participarão e ofereça três opções (cerveja, vinho e champanhe), além de suco, refrigerante e água.

6. Organize um amigo secreto

O amigo secreto, ou amigo oculto, é uma ótima forma de fazer os convidados interagirem e socializarem, além de demostrar carinho sem gastar muito. É preciso avisar os convidados com antecedência para que tenham tempo de comprar os presentes e decidir se querem participar. Uma boa sugestão é tirar os nomes na hora: assim você não precisa se preocupar com o assunto antes da festa e os presentes podem ser unissex.

7. Deixe a mesa posta

Antes dos convidados chegarem deixe a mesa decorada com frutas secas, flores comestíveis e mix de castanhas, que tem um ar bem natalino. Deixe alguns petiscos à disposição, como uma travessa com torradas e três opções de patês. Finalize com velas, laços, bolas decoradas e uma toalha de mesa com temas natalinos.

8. Organize um Espaço Kids

As crianças podem se entediar rapidamente e acabar com a festa dos adultos. Deixe alguns brinquedos à disposição e pense em algumas brincadeiras que possam distrai-los. Monte uma mesa especialmente para os pequenos, com doces, cupcakes, biscoitos e uma decoração bem chamativa e atraente. Deixe alguns lápis de cor, canetinhas e papeis para que possam desenhar ou até uma árvore de natal para elas decorarem à sua maneira.

9. Decore a casa com motivos natalinos

A melhor forma de trazer o clima natalino ao ambiente é decorar a casa. Velas em formato de estrelas, guirlandas, um presépios bem gracioso, luzes de natal e principalmente, uma árvore recheada de enfeites tornam o espaço ainda mais aconchegante. Para tornar o clima ainda mais familiar peça aos convidados que tragam um objeto especial para decorar a árvore e torna-la ainda mais bonita no dia de Natal.

10. Dê mimos aos convidados

Natal é época de dar presente às pessoas queridas, e porque não demonstrar a elas sua gratidão por estarem reunidos nesse dia tão especial? Dê um pequeno mimo para os convidados, que pode vir com uma mensagem de agradecimento ou que faça referência à data. Uma vela com motivos natalinos, mini-panetones, chocolates ou objetos religiosos como um terço tornarão a ocasião ainda mais especial.

11. Faça uma coletânea de músicas de Natal

Tudo pronto? Os convidados estão sendo bem servidos? Todos estão se divertindo? A única coisa que falta é a música ambiente. Organize uma coletânea de músicas natalinas para embalar a noite.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Clara Grizotto Clara Grizotto

Jornalista faz-tudo: social media, assessoria, redação e publicidade. Queria mudar o mundo, mas descobriu que tem muito chão para percorrer antes.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar