10 dicas para deixar o celular mais rápido e com memória saudável

Quando a memória do smartphone já não consegue mais suportar nem um simples download, é hora de fazer uma verdadeira faxina no aparelho celular. Saiba como!

10 dicas para deixar o celular mais rápido e com memória saudável
Algumas medidas para evitar a sobrecarga da memória do celular

A oferta de aplicativos e facilidades disponíveis para smartphones é um convite tentador para fazer o download de um monte de aplicativos. Jogos, organizadores, aplicativos de bancos, compras e de relacionamento são alguns praticamente indispensáveis, mas baixar aplicativos a torto e a direito pode trazer um inconveniente: a falta de memória e a baixa performance.

Dicas para deixar seu celular mais rápido

Para evitar aquele indesejável aviso de memória insuficiente, destacamos 10 dicas para fazer o seu aparelho render ao máximo, confira:

1. Evite baixar tudo que é oferecido

Ao navegar na internet pelo celular, é muito comum que sites ofereçam aplicativos com a promessa de melhor desempenho, recursos diferenciados e outras vantagens. Deve-se ter atenção, já que nem sempre o custo benefício compensa. Será que vale a pena, por exemplo, baixar o app daquela rede social acessada muito de vez em quando?

2. Faça limpeza de cache

Embora o armazenamento de dados traga facilidades como preenchimento automático de logins e senhas, além de sugerir sites já visitados, o acúmulo de dados pode sobrecarregar a memória do celular. Mais vale a pena ter que digitar logins e senhas do que não ter mais espaço para baixar nem uma simples foto.

3. Mantenha o software atualizado

Pode parecer uma medida sem muita importância, mas manter o software do aparelho atualizado pode evitar a sobrecarga de memória. Com essa medida, o desempenho melhora graças à correção de erros e otimização geral do sistema.

4. Baixe o Clean Master

Um dos mais baixados aplicativos para gerenciamento e otimização de celulares, o Clean Master executa limpeza de cache, histórico e demais itens que ocupam espaço na memória. Tem ainda a função de anti vírus.

5. Battery Doctor

Outro app bastante útil, mas para melhorar o desempenho da bateria, graças a recursos que promovem a diminuição no consumo de energia.

6. Utilize o recurso de root do aparelho

Todo smartphone vem com diversos aplicativos de fábrica que por meios normais não podem ser instalados. Para retirá-los de vez do seu aparelho, você vai precisar de um aplicativo que faça root, ou seja, que lhe dê permissões para poder alterar configurações de fábrica. Deve-se usar com atenção, para que não cause danos no sistema ao remover funções e recursos vinculados às funções básicas.

7. Retire ícones da tela principal

Uma medida muito simples e às vezes ignorada é não deixar ícones extras na tela inicial. Eles aumentam a demanda por memória, por isso o ideal é removê-los, dando preferência para acessar os aplicativos correspondentes dentro das opções do celular, em “aplicativos”

8. Limpe arquivos não utilizados

Na pasta downloads pode haver um mundo de imagens, vídeos e arquivos que nunca serão usados para nada que seja útil. Separe o que precisar, armazene na nuvem (Google Drive é ótimo) e desapegue das inutilidades.

9. Desabilite o download automático do Whatsapp

Quem participa de grupos no Whatsapp certamente recebe uma avalanche de vídeos, áudios e imagens todo dia. Se nada for feito, o aplicativo baixa tudo automaticamente, o que certamente vai consumir a memória do aparelho num piscar de olhos. Acesse as configurações e desabilite o download automático.

10. Reinicie o sistema

Se após todas as medidas seu aparelho não suporta mais nada, é hora de reiniciar o aparelho, restaurando as configurações de fábrica. Antes, faça um backup de tudo que precisar no Google Drive e salve arquivos em um memory card ou na nuvem, para só então retornar à versão original do celular.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar