10 dicas de economia doméstica que você vai ficar surpreso em saber

Listamos dez das principais dicas de economia doméstica a fim de que seu dinheiro renda mais em diversos aspectos do dia a dia.

10 dicas de economia doméstica que você vai ficar surpreso em saber
Detalhes do dia a dia que fazem toda diferença

Durante a rotina do dia a dia muitos detalhes passam desapercebidos e quando vemos estamos pagando contas com custos bastante elevados que poderiam ser minimizados com pequenas ações. Separamos, portanto, algumas dicas de economia doméstica menos conhecidas a fim de colaborar com seu planejamento familiar e diário e a redução de custos desnecessários presentes em itens e costumes básicos.

Se adaptar nunca é tarefa muito fácil, mas com um pouco de disposição e atenção verá que o esforço será recompensado e o valor poupado no fim do mês pode ter destinos muito mais úteis que nos locais desperdiçados.

Dicas de economia para o dia a dia

Abaixo uma lista de 10 importantes dicas de economia menos conhecidas para se colocar em prática no dia a dia e fazer o dinheiro render mais.

Orçamento doméstico: Uma das principais formas de manter as contas em dia é realizando um planejamento familiar. Muitos economistas e sites fornecem modelos de planilha de orçamento para planejamento familiar online. Através dela todos custos do dia a dia devem ser registrados, contabilizados melhor equilibrados com o passar do tempo.

Alimentação: Uma ótima e pouco conhecida dica de economia doméstica é durante a alimentação. Especialmente quando se utiliza vales refeições do trabalho é sempre uma melhor opção consumir refeições baratas durante a semana a fim de que o valor disponível no vale renda para refeições - comuns ou mais sofisticadas - aos finais de semana também.

Lista de compras: Listar o que pretende comprar (em quaisquer situações) é sempre uma excelente dica de economia, mas especialmente em compras de supermercado isso se torna mais importante. O supermercado oferece sempre promoções tentadoras que podem tirar o foco do que é necessário e gerar gastos extras desnecessários. Ir o mercado sempre com uma lista de necessidades e não fugir a ela é indispensável.

Lâmpadas fluorescentes: Já famosas no mundo todo as lâmpadas fluorescentes custam mais caros que as convencionais mas a economia gerada é imediatamente notada na próxima conta de energia, o que torna o investimento absolutamente válido.

6 formas de economizar no cinema

Cômodos claros: Embora pareça um mero detalhe a cor das paredes doa cômodos pode também ser uma forma de economizar energia. Utilizar cores claras nas paredes evita que seja necessário ascender as luzes em momentos do dia em que há luz natural suficiente para iluminar.

Máquina de lavar: Ficar atento na hora de lavar roupas é também uma importante dica de economia doméstica, visto que enquanto a máquina estiver ligada haverá gasto energético e no momento em que ela apenas enche de água isso não é necessário (caso seja é válido enchê-la manualmente). A dica é ligar a máquina de lavar apenas depois que estiver cheia.

Desligar eletrodomésticos: Deixar eletrodomésticos ligados ainda que não estejam sendo utilizados consome uma energia considerável que é paga mensalmente. É sugerido que deixe seus aparelhos sempre desligados e apenas ligue quando for utilizar - o que não só economiza energia como evita riscos de sobrecarga e raios que queimem os aparelhos.

Ferro de passar: Importante item doméstico, o ferro de passar pode ser poupado em diversos momentos com roupas que se esticam naturalmente no corpo, consequentemente economizando também energia elétrica. Ideal seria utilizá-lo de uma só vez apenas para passar grandes quantidades de roupas.

Viagem: Escolher datas menos badaladas de viagem ou até mesmo os melhores dias para comprar passagens (geralmente aos finais de semana) ou dias mais econômicos de partida (de terça a quinta-feira) são pequenos detalhes das férias que fazem toda diferença no bolso.

Operadora de celular: Quando se mora com alguém (família, amigos ou cônjuge) é natural que o número de ligações entre essas pessoas seja elevado. Nesse caso a dica de economia é que ambos usem a mesma operadora de celular a fim de aproveitar descontos internos e minimizar os custos desse contato.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar