8 destinos que fazem você se sentir em outra época

Existem aqueles que dizem ter nascido na época errada por se sentirem deslocados nos dias de hoje. Encontre seu lugar no tempo com estes 8 incríveis destinos.

8 destinos que fazem você se sentir em outra época
Para o passado ou para o futuro? O roteiro está em suas mãos

qual seu nível de inglês?faça um teste online e descubra









Existem aqueles que dizem ter nascido na época errada por se sentirem deslocados nos dias de hoje. Tanto em estilo, quanto culturalmente falando. Para os que se sentem muito velhos para os anos 2000 ou pensam muito à frente de seu tempo, a lista a seguir pode ser de grande valia para encontrar seu lugar ideal no mundo, e no calendário.
 

QUER ECONOMIZAR NA PRÓXIMA VIAGEM?
Cadastre-se no E-konomista e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para viajar no brasil e no mundo.

Uma viagem ao passado

Cidades medievais, lugares esquecidos e até mesmo um povo que resolveu voltar no tempo por conta própria. Veja abaixo uma lista onde carruagens, construções, carros antigos, ferrovias e toda uma atmosfera te levam ao passado sem o menor esforço.


1. Enviken, Suécia

destinosquefazemsentiremoutraepoca


A pouquíssimo conhecida cidade de Enviken, na Suécia, conta com cerca de 1.700 habitantes e o calendário parado nos anos 50. Tudo começou nos anos 80, quando os moradores da pacata cidade decidiram aderir à moda dos anos 50 após uma banda local, a Ryno Rockers, começar a fazer sucesso por lá. Desde então, a cidade vive o estilo rockabilly em visual, costumes, gostos musicais e culturais. Carros antigos, cores, pin-ups, penteados e muita música define o local que já tem sua cultura unindo pais e filhos. Lá, os mais jovens que optaram por seguir uma carreira musical rockabilly, mantem o padrão old school em toda a produção: nada de computador.

2. Paranapiacaba, Santo André

destinosquefazemsentiremoutraepoca


Pois é, tem cidade brasileira na lista. Paranapiacaba é um pequeno distrito pertencente à cidade de Santo André, no ABC Paulista. Região utilizada inicialmente como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway a partir de 1860, o vilarejo neblinoso, também conhecido como a “Londres Brasileira”, possui sua história e arquitetura intocadas pelo tempo. Casas e demais construções em madeira, igrejas, estações, pátios ferroviários e o icônico relógio londrino são alguns dos elementos que tornam Paranapiacaba um destino indispensável para quem quer voltar ao passado.

3. Bath, Inglaterra

destinosquefazemsentiremoutraepoca


A delicada e pomposa cidade de Bath é uma volta aos tempos medievais. Inicialmente habitada pelos celtas, Bath é muito conhecida por seus banhos termais. Se diz que sua criação foi devido aos romanos terem ali descoberto uma água com propriedades milagrosas, no qual o Império Romano construiu suas termas. Com uma deslumbrante arquitetura georgiana, museus, termas e diversos pontos turísticos onde há encenações de época e uma atmosfera propícia, a cidade, Patrimônio Mundial da Unesco, é um destino imprescindível aos amantes de tempos passados.

4. Bruges, Bélgica

destinosquefazemsentiremoutraepoca


A cidade belga, conhecida também como a “Veneza do Norte” é cercada e atravessada por diversos canais, os que permitem, inclusive, chegar à cidades vizinhas. Até o século XV, Bruges vivenciava o auge de sua economia por permitir o tráfego de mercadorias pelo canal Zwin, que terminava no mar. Após a obstrução deste, a cidade caiu, revivendo 400 anos depois, pronta para encantar a todos. Seu charme intacto parece ter saído de um conto de fadas. Carruagens, uma majestosa praça central, canais bucólicos, candelabros e ruas de pedras trazem toda uma atmosfera romântica a mais esta belíssima cidade medieval. Com muitas opções turísticas, Bruges tem seu centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco por ser um excelente exemplo de assentamento medieval.


Um futuro possível

Quando pensamos em cidades do futuro, com exceção das habitadas por ciborgues e carros voadores que vemos nos cinemas desde muito tempo, nos vêm à mente lugares como Tokyo, Dubai ou Hong Kong ilustrando o termo futuro. Mas além destes polos, existem cidades e até mesmo bairros que podem surpreender quanto a evolução no tempo. Itens como arquitetura, sustentabilidade e estilo de vida são seus diferenciais. Conheça alguns destes lugares:

5. Masdar City, Emirados Árabes

destinosquefazemsentiremoutraepoca


Em construção ao lado do Aeroporto de Abu Dhabi, Masdar, a cidade zero carbono tem a expectativa de abrigar seus primeiros 7 mil moradores ainda este ano. Nela, características como energia solar, combustível limpo e ruas naturalmente resfriadas estarão presentes. Tudo isso com policiais “verdes”, para monitorar com precisão o consumo da energia. A eco-cidade, desenhada por um escritório de arquitetura britânico sobre o princípio da 'archology' (arquitetura e ecologia), os edifícios serão dispostos de forma que o ar circule perfeitamente pela cidade e com ruas projetadas para caminhadas e ciclismo. Já nos transportes públicos e privados, a previsão será de carros elétricos sem motorista. 

6. Songdo Internacional Business District, Coreia do Sul

destinosquefazemsentiremoutraepoca


Assim como Masdar, Songdo está sendo construída a partir do zero, desde 2004, para ser uma cidade inteligente. Construído em um terreno recuperado próximo ao aeroporto internacional de Incheon e prevista para ser concluída este ano, a cidade abrange um pensamento inteligente através de um sistema inovador de gestão de resíduos, estações de carregamento para carros elétricos e reserva de 40% das terras para espaços verdes. Songdo, com a previsão de ser concluída em 2018, terá seus eletrodomésticos controlados por aplicativos em smartphones e os resíduos de cozinha sugados diretamente numa vasta rede de túneis que eliminam os desperdícios. Também haverão réplicas arquitetônicas do Central Park, da Ópera de Sydney, do mercado de Marrakech, das avenidas triplas de Paris e dos canais de Veneza, além de um enorme parque no centro da cidade que compensa as emissões de dióxido de carbono (esta será a área verde de 40% da cidade) .

7. Singapura

destinosquefazemsentiremoutraepoca


Oficialmente República de Singapura, a cidade-estado é praticamente um cenário sci-fi. Considerada um dos tigres asiáticos, com uma economia altamente desenvolvida, o futurismo em Singapura pode ser visto desde seu aeroporto com borboletários e piscinas até às áreas mais frequentadas por turistas como a região do Suntec City, centros comerciais como a Orchard Road pontos turísticos como a região em torno do Merlion - monumento metade sereia (mermaid) e metade leão (lion). Singapura é um destino indispensável para os que desejam ter uma experiência futurista.

8. Ijburg, Holanda

destinosquefazemsentiremoutraepoca


Este pequeno bairro em Amsterdã está situado sobre três ilhas, conectadas por pontes. Área relativamente nova e projetada para famílias, as casas são flutuantes e construídas em tubos de concreto sobre a água. Com a previsão de 18 mil casas e 45 mil habitantes quando finalizada, o bairro possui moradias com uma moderna arquitetura, composta de aço e painéis de maneira, não podendo exceder os 6,5 metros de largura por serem espaços limitados para construção. A comunidade continua em expansão e já possui escolas, cafés, restaurantes e uma pequenina praia bastante frequentada por turistas da região.
 

Intercâmbio: comece a planejar com as oportunidades e promoções para estudar no exterior.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar