12 destinos que todo fã de Harry Potter deve visitar

Cenários ou locações reais? Você pode mergulhar no mundo Harry Potter do jeito que preferir. Confira aqui as sugestões de destinos.

12 destinos que todo fã de Harry Potter deve visitar
Interação nos parques dos EUA ou observação de locações reais em Londres?

A primeira edição de um dos top best sellers do mundo chegou ao Brasil no ano 2000 e rapidamente o fenômeno tomou lugar nas prateleiras de muitos lares. Depois do lançamento do segundo livro, tivemos a surpresa da exibição do primeiro filme – e as locações foram escolhidas pela produção com um cuidado que não se vê em todo longa metragem.

Harry Potter para todos os gostos

Você sabia que os primeiros filmes quase não tinham cenários montados? Foram filmados em locações reais na Inglaterra, como o castelo de Alnwick com mais de 700 anos que acolheu parte das cenas do primeiro longa. Com o tempo, vieram os parques temáticos. Alguns acreditam que visitar a locação original é mais emocionante, outros querem interagir e ter experiências em um lugar exclusivamente dedicado ao mundo dos bruxos. Seja como for, existem destinos para ambos os gostos. Aqui vai o tour Harry Potter!

1. Plataforma 9 ¾ – Londres  

destinosharrypotter


Não foi precisamente ali que as cenas do filme foram gravadas, mas foi essa a estação descrita por JK Rowling no primeiro livro. A King’s Cross Station, em Londres, tem até um carrinho atravessado na parede entre as plataformas 9 e 10 da estação.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

2. Castelo Alnwick – Inglaterra

Parte das cenas do primeiro e segundo filmes foi gravada neste castelo, que fica a pouco mais de 5 horas de Londres de trem, em Northumberland. O trem, curiosamente, sai da estação King’s Cross (a mesma da plataforma 9 ¾). O passeio vale muito a pena, você pode aprender a pilotar a vassoura do quadribol e comprar souvenires do filme na loja do castelo.   

3. Christ Church College – Oxford

destinosharrypotter


Localizada em uma das melhores universidades do mundo, e uma das maiores faculdades da Oxford University, a Christ Church foi cenário do primeiro filme. Harry subiu as escadas de pedra do edifício do século XVI para ir até o salão principal de Hogwarts. Lá, você poderá encontrar o salão principal de Hogwarts, local do primeiro filme onde os bruxos foram divididos entre Grifinória, Corvinal, Sonserina e Lufa-Lufa.

4. Bodleian Library – Oxford

Também em Oxford, os fãs de Harry Potter podem conhecer a livraria que compôs o cenário da biblioteca de Hogwarts e serviu também como cenário da enfermaria da Divinity School.

5. O Jacobite – Escócia

destinosharrypotter


Glencoe Valley é aquele lugar famoso da cena do trem rumo a Hogwarts, com os arcos suportando os trilhos do trem no meio das montanhas. Saiba que esta paisagem existe e é possível fazer um passeio no trem que levou os bruxos a Hogwarts. O trem percorre cerca de 70 quilômetros entre a cidade de Fort William e o vilarejo de Mallaig – aproveite para visitar ambas as cidades. Os fãs do Harry Potter podem usufruir de uma cabine especialmente decorada com motivos do filme.

6. Lacock Abbey – Inglaterra

Les Misérables, Ana Karenina, Shakeaspeare, Alice no País das Maravilhas, Sherlock Holmes e Cinderela. Além de servir como cenário para cenas do primeiro, segundo e do último filme do Harry Potter, estes foram alguns outros longas gravados no vilarejo inglês. O mosteiro e as casas da vila já datam de muito tempo e a visita à cidade vale a pena para conhecer mais do interior da Inglaterra, longe do burburinho londrino.

7. Warner Bros. Studios – Londres

destinosharrypotter


É um mergulho no making of da série de filmes. Nos estúdios Warner em Londres, você vê os cenários originais dos filmes e entende como é feita a neve artificial, como o fogo é controlado no set de gravação e outras curiosidades sobre o filme reservados a quem tiver um bilhete, sempre mudando. Os bilhetes podem ser comprados na loja do Harry Potter, em Piccadilly Circus, Londres. A próxima mostra, Hogwarts no Inverno, ficará em exposição de 13/11/15 a 31/01/16.

Se você pensa em fazer uma imersão de verdade no mundo dos bruxos, a sugestão é que se hospede num quarto à altura, no hotel Georgian House. Existe uma grande fila para reservar os quartos, mas não custa nada preencher os seus dados no site e, quem sabe, receber uma resposta positiva? No hotel, você também pode encontrar todos os tours guiados dos filmes feitos em Londres.
8. Georgian House – Londres

9. Leadenhall Market – Londres

destinosharrypotter


Foi neste Mercado em Londres que algumas cenas do Beco Diagonal foram gravadas. Na entrada de uma ótica, é possível observar a entrada ao Caldeirão Furado, local onde eram servidas as refeições no segundo filme da série. É uma portinha azul, discreta.

10. Australia House – Londres

O banco dos Gringotts existe sim, e não é só nos parques temáticos de Orlando que você vai encontrá-lo. Na vida real, o endereço do local que serviu de cenário para as filmagens do banco dos bruxos fica em Londres e se chama Australia House.

11. Hogsmead Station – North Yorkshire

O nome real da estação de Hogsmeade é Goathland. A estação de trem existe e fica em North Yorkshire. Se estiver em Londres, é mais aconselhável ir de carro para não perder tanto tempo. A visita vale a pena para observar o trabalho que a equipe teve fazendo modificações e adaptações para que a estação, o trem e o caminho fossem padronizados de Hogsmeade a Hogwarts.

12. Orlando (EUA) – The Wizarding World of Harry Potter

destinosharrypotter


Para quem quer ter uma experiência mágica e interagir com o mundo do Harry Potter com uma realidade digna de acreditar que você é um aluno de Hogwarts, o passeio ideal é pelos parques da Universal. A novidade por lá desde julho de 2014 foi a inauguração do Beco Diagonal com todo o cenário igualzinho ao original. Dá para comprar doces, varinhas (e usá-las). Dá até para trocar dinheiro de trouxa pela moeda dos bruxos na proporção 1x1. As atrações ficam divididas entre o parque Islands of Adventure (que reproduz Hogsmeade) e o parque Universal Studios, onde fica o Beco Diagonal. Você pode ir de um parque a outro pegando um trem que reproduz a ida da estação King’s Cross para Hogwarts. Em Osaka, no Japão, também há um parque com a mesma temática.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar