5 formas simples de evitar o desperdício de alimentos

Considerando os altos índices de desperdício de alimentos e, consequentemente, de dinheiro ao redor do mundo, reunimos algumas dicas para evitar que isso ocorra.

5 formas simples de evitar o desperdício de alimentos
Pequenas ações cotidianas que podem ser muito positivas

Quando sustentabilidade e preservação ambiental tornam-se assuntos em destaque no mundo inteiro é chegada a hora de cada cidadão fazer a sua parte, principalmente quando se diz respeito ao desperdício de alimentos. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) são desperdiçados anualmente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos em todo mundo, causando não só uma perda de US$ 750 bilhões jogados literalmente no lixo, como uma produção excessiva (e cada dia mais poluente) de lixo e, ainda pior, fortalecendo um sistema de não aproveitamento e má distribuição de recursos onde, no Brasil, cerca de 13 milhões de brasileiros passam fome.

De forma geral um terço da produção é perdida com o desperdício de alimentos, e isso ocorre em todos os processos. Desde a colheita, ao transporte, e principalmente no momento de consumo, produtos com aparência não agradável ou perfeita, ainda que em perfeitas condições e qualidade, são ignorados e assim desperdiçados. De acordo com o Instituto Akatu de Consumo Consciente, o Brasil é um dos primeiros colocados no desperdício de alimentos no planeta, e ,"se metade do que é perdido deixasse de ser, teríamos o dobro de alimento nas gôndolas e o preço cairia. E mais pessoas teriam acesso.".

Atitudes contra o desperdício de alimentos

Pensando nisso tudo e certos de que ações de conscientização são essenciais pra tentar reverter esse quadro, listamos cinco das principais atitudes que, se tomadas cotidianamente, reduziriam os níveis de desperdício de alimentos e, consequentemente, o de dinheiro também.

1. Fazer uma lista de compras e fugir da publicidade nos supermercados

Ao ir ao supermercado é inevitável se deparar com inúmeras e tentadoras promoções. Neste caso o ideal é já sair de casa com a lista de compras pronta, a fim de evitar não só a compra de produtos que possam ser posteriormente desperdiçados, como também economizar e otimizar seu tempo e dinheiro.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO
SOB MEDIDA PARA O
SEU BOLSO?
encontre aqui

2. Consumir tudo que comprar, reaproveitar e criar receitas

É necessário sempre estar atento a todos os alimentos presentes nos armários e geladeira a fim de que tudo possa sempre ser aproveitado nas refeições. A criatividade também é item importante para evitar o desperdício de alimentos, aproveitando restos deixados após as refeições ou mesmo cascas de alimentos para novas receitas – existem diversas receitas na internet para incentivar a criatividade no uso dos alimentos.

3. Congelar os alimentos e checar validade

Quando possível, congelar é sempre uma ótima maneira de preservar os alimentos por mais tempo (inclusive os que foram consumidos em restaurantes e deixados no prato). Além disso é também interessante checar a validade dos produtos e consumir primeiro os alimentos adquiridos primeiro, e assim por diante. Dessa maneira evita-se que os produtos passem do prazo de validade e tenham que ser jogados fora.

Como cortar gastos no supermercado e economizar na compra do mês

4. Utilizar cascas e restos como adubo

Alguns restos de frutas e hortaliças são realmente impossíveis de ser aproveitados nas refeições, mas podem ainda servir de adubo em hortas caseiras. Dessa forma não só todas as partes do alimento são aproveitadas como há ainda uma produção própria, natural e saudável de alimentos e/ou temperos em casa.

5. Doar o que não for consumir

Mesmo que sejam tomadas todas as atitudes para evitar o desperdício de alimentos, é ainda possível que estes sobrem ou que se note que não serão consumidos antes que vença o prazo de validade para consumo. Nestes casos é recomendado que estes produtos sejam doados a fim de que não estraguem e possam ser aproveitados por famílias e/ou entidades assistencialistas em geral.

Descubra a solução ideal de cartão de crédito para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar