Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Preciso de despachante de veículos para transferência de propriedade?

Profissional dedicado a intermediar a relação entre proprietários e órgãos de trânsito, o despachante de veículos pode sair caro, dependendo do contexto

Conheça as vantagens em contar com um despachante de veículos

A compra de um carro usado é cercada de uma série de procedimentos legais que visam a regularização do veículo junto ao órgão de trânsito estadual. Um despachante de veículos é um especialista no assunto, um profissional que conhece todos os trâmites e processos para fazer com que um carro passe para o nome de outra pessoa o mais rápido que a lei permitir.

Os encargos pela transferência de propriedade de um veículo são exclusivamente do novo proprietário, sendo, portanto, obrigatórios. Desta forma, é necessário seguir todos os procedimentos que o Detran determina para que a transferência seja feita dentro dos prazos estipulados.

O roteiro consiste em, num prazo de 30 dias, marcados pelo preenchimento do recibo de compra e venda do automóvel, apresentar a documentação no Detran e agendar vistoria para o licenciamento e emissão da documentação com os novos dados.

Os documentos exigidos são:

  • Recibo de compra e venda preenchido e com firma reconhecida firma pelo antigo dono e pelo comprador;
  • Original e cópia do certificado de registro e licenciamento do veículo;
  • Original e cópias dos documentos de identidade ou habilitação e CPF;
  • Comprovante de endereço,original e cópia;
  • Cópia do formulário do Renavam;
  • Número do chassi do veículo;
  • Nada consta do veículo
Ganhe um serviço mecânico grátis na Porto SeguroPara segurados e não segurados

O que faz o despachante de veículos

O despachante de veículos é um profissional especializado em tudo que envolve a regularização de um veículo perante o órgão de trânsito. É uma espécie de “meio de campo” entre o proprietário de um automóvel e os agentes oficiais. Portanto, o despachante de veículos tem poderes para agir em nome do proprietário em todos os assuntos relativos à regularização veicular junto ao Detran;

Trata-se de uma profissão reconhecida pela CBO, a Classificação Brasileira de Ocupações, que o define como um representante do cliente junto a órgãos e entidades competentes, no caso o Detran.

Prós e contras de fazer a transferência do veículo sem despachante

Ao contar com um despachante de veículos, o principal recurso a ser poupado é o tempo de quem contrata. Realmente, dependendo do local, a vistoria, processo pode demorar mais tempo em uma transferência, pode demorar, sendo mais prático recorrer ao despachante de veículos caso o proprietário esteja impossibilitado de permanecer num posto do Detran mais do que 3 horas.

A desvantagem fica por conta do custo, afinal, as taxas cobradas pelos despachantes, em média R$ 160, costumam sair mais caras do que se o próprio comprador tivesse feito tudo sozinho.

Cadastre-se e ganhe um serviço mecânico GRÁTIS na Porto Seguro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!