Os principais tipos e causas do desgaste de pneus

Você sabia o que pode estar causando o desgaste de pneus do seu carro? Confira quais são as possíveis causas e o que é preciso fazer para evitar danos.

Os principais tipos e causas do desgaste de pneus
Entenda as causas que levam a desgaste de pneus e evite danos

Vitais para o funcionamento de qualquer tipo de veículo, os pneus são as únicas partes de um automóvel que ficam em permanente contato com o solo. São eles que possibilitam a perfeita rodagem, garantindo estabilidade, uniformidade na direção e conforto para os ocupantes a bordo. Portanto, um eventual desgaste de pneus deve receber do motorista máxima atenção, por se tratar de itens que influem diretamente na performance do carro como um todo.

Sem pneus, é impossível um veículo colocar-se em movimento. Existem diversos fatores que podem influenciar e acelerar o processo de desgaste dos pneus, entre os quais podem ser elencados ângulos de suspensão incorretos, vícios de direção, a má conservação do asfalto em alguns locais, alinhamento mal feito, ou mesmo pneus não indicados pelo fabricante. Convém ficar atento a essa conjuntura de possíveis causas, para evitar a troca prematura dos pneus.

Principais tipos de desgaste de pneus

Os pneus têm como características o formato arredondado, com superfícies externa e interna ao veículo, além da banda de rodagem, a parte que fica em contato com o solo. Portanto, eles podem apresentar desgaste em sua área central, em apenas um dos lados - ou em ambos -banda de rodagem com desgaste irregular ou vir a ter aspecto "escamado".

As variáveis devem ser consideradas, para que a solução a ser tomada seja a mais adequada ao caso.

As causas que levam a pneus desgastados

O desgaste central, ou seja, bem no centro da banda rodagem, pode ser ocasionado pelo descompasso entre a largura da roda e do pneu ou pressão nos pneus acima da recomendada. O problema é comum em veículos equipados com tração traseira, já que é nesse eixo que o peso da carga se centraliza. Um sistema de suspensão mal alinhado também influi no desgaste de pneus, já que as rodas ficam posicionadas enviesadas, o que causa desgaste irregular.

Já quando o desgaste de pneus é em ambos os lados, as causas são o excesso de carga, calibragem com pressão abaixo da recomendada ou, assim como ocorre em desgaste central, a incompatibilidade na largura de rodas e pneus pode gerar desgaste interno e externo simultaneamente.

Qual é amulta por andar com pneu careca e os principais riscos

Outra causa do desgaste irregular da banda de rodagem pode ser eventual falha em freios com sistema ABS, rolamentos e periféricos frouxos, deformidade nas rodas ou mal centralizadas, sistema de frenagem travado ou mesmo contaminação de natureza química pelos pneus.

Toda solução para pneus desgastados deve passar pelo crivo de um profissional especializado. Na hora da troca, o motorista pode optar por pneus originais e novos, que podem custar cada um cerca de R$ 200,00, ou por pneus remold, em média 50% mais baratos, mas com uma vida útil reduzida.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar