Como fazer uma decoração de casamento simples e economizar no evento

Atenção aos detalhes e faça você mesmo são as tendências para decoração de casamento simples e charmosas.

Como fazer uma decoração de casamento simples e economizar no evento
Aprenda o que destacar no evento e onde economizar

Para fazer uma decoração de casamento simples, não precisa perder a cabeça. Até porque, se a intenção é manter a simplicidade num evento mais intimista, dá para economizar bastante e fazer coisas bem bacanas no grande dia. Confira as dicas que preparamos para que você torne a data ainda mais inesquecível com dicas do que pode ser cortado da decoração e o que é essencial.

Itens indispensáveis numa decoração de casamento simples

Quais são as primeiras coisas que lhe vêm à cabeça quando pensa no seu casamento? Provavelmente, as suas primeiras respostas serão o altar e a entrada dos noivos. Por isso, esses dois pontos são cruciais em qualquer decoração e não podem ser esquecidos na cerimônia. Além disso, as flores, velas e a iluminação são pontos que você deve ter em mente na cerimônia. Na festa, o hall de entrada, a mesa do bolo, a sua mesa e dos convidados devem merecer uma atenção redobrada, mesmo em festas simples. Confira a seguir algumas dicas de decoração de casamento simples e não deixe nada escapar.

Na cerimônia

A entrada: Independentemente da locação que você vai escolher para o seu grande dia, um ponto indispensável na decoração de casamento simples é a entrada que conduz por onde passam madrinhas, padrinhos, daminhas, pais e noivos em qualquer cerimônia. No campo, você pode usar a esquadria de uma varanda solta, ao ar livre, por exemplo, para decorar a entrada. Na igreja essa entrada já existe, é claro. O caminho deve ser destacado com um tapete ou passadeira e adornado de flores.

SAIBA
COMO ECONOMIZAR NO SEU CASAMENTO
veja mais dicas

A iluminação: É um grande dia para a família e para os noivos. Por isso, atente-se à iluminação (natural ou artificial) do lugar escolhido para destacar a sua presença e evitar os flashes nas fotos. O ideal é a iluminação do dia ou com luzes de lâmpadas amareladas, que criam um clima aconchegante. Evite luzes de led ou incandescentes que sejam brancas, pois cria um clima de escritório e torna as fotos sem vida. Se for casar à noite ou em um ambiente com pouca iluminação, vale apostar nas luzes de velas que criam um clima mágico.

O altar: O altar é outro ponto que merece atenção especial mesmo numa decoração de casamento simples. Você pode orná-lo com as flores que escolheu como tema do seu casamento. Veja aqui um site com o significado de cada espécie de flor e fotos delas para escolher o tipo que mais combina com o casal. Elas são um elemento importante e podem transformar qualquer ambiente em um lugar especial.

Na festa

Mesa dos convidados: Para evitar erros na hora de decorar a mesa dos convidados, invista em enfeites pequenos e aposte em vasos de flores cuja flor não ultrapasse a altura do queixo dos convidados. Assim, pessoas em lados opostos da mesa não deixam de se ver. Não carregue muito o visual da mesa. Você pode fazer vasos com materiais reaproveitados, como garrafas de cores variadas e gastar pouco na decoração da mesa.

10 sites de faça você mesmo para quem vai casar

Mesa dos noivos: A mesa dos noivos é uma das tradições que ainda se veem nos casamentos. Pelo fato de serem os anfitriões da festa, é bacana que haja algo diferente nesse local. Plaquinhas de recém-casados ou com frases que simbolizem algo para o casal são boas opções, para serem fixadas nas costas das cadeiras.

Mesa de doces e bolo: Como a comida e o bolo são partes essenciais da celebração, por que não unir o útil ao agradável e transformar o local num motivo de decoração? Além de economizar, você decora uma área que tem destaque e um grande significado para a festa. Por isso, esse é um item em que não vale a pena economizar: invista em docinhos com boa apresentação e num bolo que represente o casal.

Hall de entrada: Apesar de o nome se referir apenas à entrada, este é um espaço nas festas de casamento que serve como uma área de interação dos convidados para além das mesas. Aqui, é costumeiro existir uma mesa com plaquinhas de indicação sobre os lugares dos convidados nas mesas da festa, arranjos florais e espaço para recados. Você pode improvisar as boas-vindas com uma lousinha saudando os convidados com uma mensagem de agradecimento. Na saída, as lembrancinhas do evento, cafés e chás tomam o ambiente. Por ser um local de passagem, é mais um item que não pode ser deixado de lado na festa

Para não errar

Se pretende fazer uma decoração de casamento simples, não importando qual seja, é interessante que você esteja atento a alguns detalhes que podem fazer qualquer evento ser memorável e promover uma decoração com muito bom gosto e charme.

Detalhes: Não é só uma grande estrutura que faz um casamento. De fato, as grandes estruturas sem investimento em detalhes podem ser um fiasco. Por isso, é bacana investir em soluções pequenas que acolham os convidados e façam com que se sintam parte da celebração. Para as mulheres, deixe kits nos banheiros com itens simples de maquiagem, elásticos de cabelo, lenços, absorventes, chapinhas, escovas descartáveis e pasta de dentes.

As plaquinhas com mensagens para as fotos não podem faltar, além de um espaço destinado às crianças com folhas e lápis de cor. Com certeza, pensando nos detalhes dos convidados e não só nos caprichos dos noivos, até o casamento mais simples pode se tornar acolhedor e inesquecível para todos.

Faça você mesma: Essa onda pegou, e não é à toa. O que é mais legal do que os próprios noivos estarem engajados na decoração do seu casamento? Você pode criar textos para a lousinha do hall de entrada, plaquinhas com indicações dos locais e mesas dos convidados, arranjos com vasos decorativos feitos de objetos reciclados, iluminação de pisca-pisca com bolinhas de crochê e reutilização de itens que antes estavam esquecidos, como os candeeiros, para criar um ambiente mais acolhedor e mostrar aos convidados que vocês realmente participaram da composição do espaço para criar um evento, acima de tudo, aconchegante e familiar.

Defina uma linha de decoração: Quando pensar numa decoração simples para casamento, a primeira coisa que deve definir para deixar o ambiente mais bonito é escolher uma linha decorativa. Leve em consideração a estação do ano, o horário da celebração, tipo de festa que os noivos desejam, perfil deles e dos convidados.

Depois, escolha as flores principais do seu casamento e mantenha uma linha que as deixe em destaque. Em seguida, escolha uma linha gráfica que se mantenha a mesma para os convites, RSVPs, Save the Date, e-mails, marcadores de mesas e plaquinhas. Com certeza, definir um estilo é o primeiro passo para criar uma decoração de casamento simples e charmosa.

Receba dicas importantes para a sua vida financeira e realize todos os seus sonhos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar