Vale a pena ativar o débito em conta para todas as despesas?

A vida moderna requer atitudes práticas e confortáveis. Esse artigo traz os benefícios e os problemas de colocar as despesas em débito em conta.

Vale a pena ativar o débito em conta para todas as despesas?
Saiba os prós e contras de colocar as contas em débito automático

Controle orçamentário e comodidade são as duas maiores vantagens oferecidas para quem optar por ativar o débito em conta para pagar suas despesas. Além de ajudar o consumidor em evitar filas, acúmulo de boletos e problemas com atrasos em faturas enviadas pelo correio.

Saiba quais são benefícios para ativar o débito em conta

Para aqueles que costumam se esquecer dos boletos, colocar as contas em débito automático é uma ótima saída para não pagar contas em atrasos, com multas e juros. Esse procedimento está sendo muito utilizado por pessoas que visam praticidade e que não dispõem de muito tempo para desperdiçar em filas de bancos ou outras instituições.

Além disso, você pode programar para pagar todas as contas em um único dia, agendando o débito em conta para o dia que você terá dinheiro em conta, assim, evita as cobranças de taxas por atrasos de pagamento.

É importante sempre ter dinheiro na conta para cobrir os valores das despesas. Recomenda-se colocar em débito automático algumas contas com valores fixos ou que tem prazo para terminar, como parcelas de carros, e já se programar também para o último dia de cobrança, para estar sempre atualizado com seus débitos lançados em conta.

Se for colocar despesas como alugueis, contas de luz ou condomínios é importante monitorar a conta, e ficar de olho para que a conta não seja cobrada em duplicidade. Pois essas contas são permanentes e muitas pessoas acabam não verificando se ela está sendo cobrada corretamente.

Algumas empresas oferecem até descontos para os clientes que optam por esse sistema e agendam pagamentos antecipados. Por isso, também é importante saber a porcentagem de desconto para, no momento de conferência da conta, não ficar perdido e sem saber de qual empresa aquele valor está vinculado.

Em caso de cobrança indevida ou em duplicidade no débito automático, você deve entrar em contato com a empresa prestadora do serviço, ou seja, a empresa que está te cobrando. Para solicitar o serviço de débito em conta, é necessário entrar em contato com seu banco. E para quem não se adequou e deseja suspender o serviço, você também deverá solicitar ao banco, em alguns casos é possível cancelar direto pelo caixa rápido.

Se os problemas com cobranças indevidas persistirem, você pode contatar o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que o ajudará com possíveis soluções relacionadas a contas não realizadas ou cobradas com valores diferentes.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar