O que fazer quando os dados móveis não funcionam

Em muitos casos em que os dados móveis não funcionam nos smartphones, basta uma rápida configuração básica para que a conexão seja recuperada. Saiba como!

 

O que fazer quando os dados móveis não funcionam
Dados móveis não funcionam? Pode ser a configuração

Um problema que pode afligir usuários de smartphones sem muita prática é quando os dados móveis não funcionam, ou seja, quando não se consegue conectar à internet pela internet 3G do aparelho celular.

A internet móvel pode ser acessada de duas formas, uma, pela rede 3G ou 4G que a operadora fornece, e a outra, por meio de uma conexão com uma rede externa Wi-Fi. Nesse segundo caso, não há necessidade de se ter créditos no aparelho ou assinatura de pacote de dados, basta apenas que a conexão sem fio do aparelho esteja ativa e, claro, que o local tenha rede Wi-Fi liberada através de senha ou mesmo aberta sem precisar de nenhum tipo de confirmação. Para isso existem até aplicativos que ajudam a encontrar locais com rede aberta disponível, como o Instabridge.

Dados móveis não funcionam: como configurar

Antes de recorrer a uma solução que passe por configurações avançadas, ou mesmo à assistência técnica, pode ser útil saber se seu celular está corretamente configurado para acessar a internet. Em boa parte dos casos, quando os dados móveis não funcionam, significa que algo está errado na configuração das redes móveis.

O passo a passo consiste em acessar:

  • Ajustes - simbolizado por um ícone de engrenagem;
  • Dual SIM - onde será selecionada a operadora 3G ou 4G;
  • Cartão SIM padrão - aqui o usuário seleciona qual das operadoras será a provedora de internet.

Dependendo do aparelho, o caminho para configurar a conexão de dados pode ser diferente. Um atalho pode ser tomado, bastando deslizar para baixo a tela inicial do celular, e, na barra superior, deixar pressionado o ícone “Dados”, normalmente simbolizado por duas setas se cruzando. A tela que abrir será a de configuração da rede móvel do aparelho, na qual poderá ser selecionada a operadora padrão. Não custa verificar antes se a rede de dados está ativa, facilmente confirmada pela cor azul nesse mesmo ícone.

E se os dados móveis ainda assim não funcionarem?

Se mesmo configurados corretamente os dados móveis não funcionam, é possível que você tenha atingido o limite de dados móveis utilizado. Para acompanhar esse consumo, na tela de ajustes existe uma opção chamada “Dados móveis” em que aparece um gráfico em que barras com cores distintas limitam a quantidade de dados a ser consumida e a quantidade já utilizada. Pode-se, inclusive, solicitar um aviso para quando uma determinada quantidade de dados for gasta, ajudando a racionar a o uso da internet móvel.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar