5 cursos que estão em alta durante a crise

Saiba os cursos que estão em alta e onde investir seu potencial em tempos de crise.

5 cursos que estão em alta durante a crise
Perfil analítico e capacidade de mensuração são algumas exigências de perfis

De 2015 para cá, mais de 945 mil postos de trabalho foram fechados e o desemprego já assola 8,5% da população economicamente ativa, segundo dados divulgados pelo IBGE. Com um cenário tão complicado e exigências cada vez maiores dos empregadores, os candidatos ficam mais antenados em qualificação pessoal e procuram cursos que estão em alta para fugir do desemprego.

Quais são os cursos que estão em alta e por quê

Os cursos que estão em alta durante a crise são justamente aqueles que ajudam a empresa a otimizar processos, economizar e estar atualizada no mercado – quanto mais mensuráveis forem esses resultados, melhor. É por isso que um cenário crítico já não dá tanta preferência às áreas de humanas e biológicas e tem foco em perfis mais analíticos e exatos. Quando a crise chega, o que as empresas querem é mostrar resultado. Confira 5 cursos que estão em alta e veja se você é um desses privilegiados. Se não for, ainda dá tempo de correr atrás!

1. Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação é um dos cursos que estão em alta e sempre estarão, especialmente num cenário crítico. Por quê? As empresas investem em infraestrutura de TI e sistemas que reduzem custos, otimizam a produção e trabalham dados para oferecer mais eficiência aos serviços prestados. A economia é sempre bem-vinda, e o programador tem conhecimentos técnicos para colocar as coisas para funcionar e otimizar processos.

2. Programação em Mobile e Web

Apesar de também estar relacionado à tecnologia da informação, o curso de programação em web e mobile está em alta também por conta de uma redução de custos nas empresas. A tendência é que elas migrem do atendimento presencial e telefônico para canais de atendimento que dispensem o auxílio de funcionários. Isso acontece em web e mobile, em que basta acessar um site ou baixar um app para fazer serviços. São necessários conhecimentos em Java, Groovy, DevOps, iOS e Android.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

3. Ciências Contábeis

Um dos cursos que estão em alta – e que vai continuar é o de ciências contábeis. Diante de uma constante alteração em taxas de juros e mudanças frequentes na legislação do país sobre PJ, o profissional contabilista é o mais indicado para lidar com isso e otimizar os processos daqui pra frente. Além disso, com a implementação do e-Social, a profissão permanecerá no radar das empresas por mais algum tempo.

4. Marketing Digital

Com a crise, o consumidor passa a ser mais seletivo em relação ao que vai comprar. Ele não deixa de comprar, mas compara preços e adquire produtos bons e mais baratos, o que pode acontecer com mais frequência no ambiente de e-commerces. O profissional de Marketing Digital é responsável pela compra de mídia online (via Google ou portais), segmentação do público-alvo, controle e acompanhamento de campanhas. Deve ter um perfil analítico, estar antenado com as tendências e sólidos conhecimentos em Marketing: análise de dados e mensuração de resultados.

5. Logística

Logística é mais um dos cursos que estão em alta porque faz parte do corte de gastos nas empresas. O profissional é responsável por otimizar todo o transporte de mercadorias e bens de consumo, fazer a gestão da equipe e contratar os serviços de manutenção da operação. Quanto mais prático e eficiente for o trabalho, menor o impacto desses custos no orçamento da empresa.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar