Saiba quais são os cursos mais procurados nas universidades brasileiras

Veja quais são os cursos mais procurados nas Universidades brasileiras e descubra um pouco mais sobre essas carreiras. 

Saiba quais são os cursos mais procurados nas universidades brasileiras
Entenda um pouco mais de cada uma dessas profissões

O vestibular no Brasil desde sempre representou uma alta competitividade rumo a qualificação, que faz com que jovens de todo país passem boa parte dos seus dias se preparando, estudando, se inteirando das possibilidades nas universidades e de quais se adaptam melhor as suas expectativas profissionais. Somado a isso há ainda uma lista extensa com determinados cursos mais procurados de graduação que acentuam toda essa competitividade, tanto no processo seletivo convencional como nas seleções para Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou Prouni (Programa Universidade para Todos).

Segundo ranking do site Guia de Carreira, voltado para os temas de carreira profissional e vestibular, os cursos mais procurados nas universidades no Brasil são: Medicina, Direito e Engenharia Civil.

Lista dos cursos mais procurados

Os cursos mais procurados no país estão diretamente ligados as profissões que oferecem alta estabilidade no mercado de trabalho, boa remuneração e, em muitos casos, grande variedade de atuação a partir da graduação escolhida.

Medicina

Medicina é sem dúvida o curso de graduação mais concorrido (além de ser também o mais longo, com média de 6 a 8 anos de duração) de todos os tempos. A profissão exige muito desde o período de formação onde são necessários estudo em tempo integral, pesquisas e plantões em hospitais.

As disciplinas da faculdade de Medicina, tais como anatomia e patologia são as primeiras a ser estudadas, a prática é colocada desde o início do curso e, após formação, é ainda exigido dois anos de residência médica aos que desejarem se especializar em determinada função médica.

O poder de salvar vidas, unido a grande e constante procura por profissionais de saúde, além dos ótimos salários, são certamente alguns dos motivos que o coloca entre os cursos mais procurados do país, driblando inclusive a exaustiva carga horária desses profissionais.

Direito

Boa parte do seu curso dedicado a teoria em matérias como português, sociologia, economia, mas também direito civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Após formado, para exercer a profissão de advogado, o graduando necessita ainda ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Talvez pela tradicionalidade do curso, talvez pelo alto índice de empregabilidade ou bons salários na área ou mesmo pelo espírito de justiça tão efervescente nos jovens, fazer faculdade de Direito é um dos mais procurados no Brasil.

Engenharia Civil

Considerado um dos cursos prioritários para o crescimento do país pelo Ministério da Educação, Engenharia teve prioridade nas vagas oferecidas pelo Fies em 2016. Além das tradicionais disciplinas laboratoriais, a Engenharia Civil inclui matérias de administração, desenho técnico e economia.

As possibilidades são muitas para os formados na faculdades de Engenharia Civil, que podem atuar nas áreas de construção urbana, estruturas e fundações, gerência de recursos prediais, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e transporte ou ainda saneamento.

Arquitetura e Urbanismo

Um arquiteto e urbanista tem a função de projetar e organizar espaços internos e externos de acordos com critérios próprios e fundamentados de estética, conforto e funcionalidade.

O currículo daqueles que forma em uma faculdade de Arquitetura mescla matérias das áreas de exatas e humanas, tais como: antropologia, fundamentos estéticos, matemática, história da arquitetura, desenho arquitetônico e construção de edifícios. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. O leque de possibilidades de atuação para o profissional graduado envolve arquitetura de interiores ou industrial, arquitetura verde, paisagismo e ambiente, comunicação visual, edificação e construção, dentre outras.

Relações Internacionais

O bacharel em Relações Internacionais analisa o cenário político/econômico mundial, investiga mercados e a situação das nações, avalia possibilidades de negócios e aconselha investimentos.

A grade curricular do curso é dividida em três nichos principais: economia, política e direito. É exigida muita leitura e domínio de idiomas ao longo do curso que se enraíza principalmente em matérias como economia, história e sociologia.

O profissional dessa área pode atuar em agências governamentais (planejar ações políticas, econômicas e/ou sociais de governos), analista internacional (coletar dados e elaborar relatórios sobre empresas internacionais) e ainda no comércio exterior (importação e exportação de produtos.

Publicidade e Propaganda

Profissional responsável por peças e campanhas publicitárias, esse é sem dúvida o curso mais popular dentre os cursos de humanas e certamente um dos cursos mais procurados pelos amantes de área.

As disciplinas básicas da faculdade de Publicidade são relacionadas a mídia, ética e português, mas ainda há diversas outras disciplinas, como criação publicitária, multimídia, planejamento de campanhas publicitárias e relações mercadológicas.

As áreas de atuação no setor são diversas e o salário varia de acordo com cargo e empresa contratante. O graduando pode atuar em agências e/ou produtoras de publicidade nas áreas de atendimento, criação, gerência de produto, marketing, mídia, pesquisa ou produção, por exemplo.

Fisioterapia

Basicamente o fisioterapeuta cura e alivia doenças e lesões através de terapias e/ou ginástica especializada. Geralmente problemas de má formação ou posturais adquiridos ao longo da vida em atividades executadas com frequência.

As matérias de base de uma faculdade de Fisioterapia são biologia, anatomia, fisiologia, patologia, saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia, dentre outras. Há ainda um estágio obrigatório no último ano do curso, realizado em clínicas ou na própria faculdade.

Psicologia

O aluno de psicologia estuda principalmente fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano através do estudo de suas emoções, ideais e valores. No curso existem disciplinas básicas como neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem.

Após formado em uma faculdade de Psicologia, as áreas de possível atuação dos psicólogos são: psicologia clínica, comportamento do consumidor, orientação profissional, psicologia esportiva – educacional, da saúde, hospitalar, jurídica, organizacional e do trabalho, social, do trânsito – psicomotricidade e neuropsicologia.

Ciência da Computação

Os profissionais dessa área são, fundamentalmente criadores de programas, softwares e aplicativos, e numa sociedade cada vez mais globalizada e conectada é inevitável que seja esse um dos cursos mais procurados do país.

O curso em si exige facilidade com raciocínio abstrato e cálculos, principalmente, distribuídos nas disciplinas básicas de matemática, eletricidade e fundamentos de computação. As possibilidades e salários são ótimos nas áreas de banco de dados, suporte e desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Veja o preço médio de uma faculdade de TI

Nutrição

É missão dos nutricionistas avaliar a relação do paciente com sua alimentação a fim de preservar sua saúde e bem-estar.

As disciplinas básicas se repetem as disciplinas médicas, meso na faculdade de Nutrição, tais como, fisiologia, anatomia e bioquímica e as específicas giram em torno de matérias como alimentos, educação e higiene alimentar. Ao fim do curso são obrigatórios estágio e trabalho de conclusão de curso.

Como nutricionista o profissional pode atuar como administração, catering, controle nutricional, desenvolvimento de produtos, gastronomia, marketing, nutrição clínica ou esportiva, ou ainda docência e pesquisa.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar