Conheça os principais cursos da USP

Saiba quais são os cursos da USP mais concorridos e como é o processo de seleção para estudar na principal universidade do Brasil.

Conheça os principais cursos da USP
Saiba como estudar na universidade mais tradicional do Brasil

A USP (Universidade de São Paulo) é considera a universidade mais tradicional do Brasil e figura entre as melhores instituições do mundo. Os cursos da USP recebem as melhores classificações nos rankings mundiais e ela é considerada a melhor universidade da América Latina.

Estudar na USP é o objetivo de grande parte dos vestibulandos, e para saber um pouco mais sobre a universidade, o e-konomista preparou selecionou algumas informações sobre o vestibular e os cursos mais concorridos na instituição. Confira:

Como fazer um dos cursos da USP

A Universidade de São Paulo é pública, ou seja, não é cobrada nenhuma mensalidade dos estudantes. Ela oferece cursos de graduação em todas as áreas, que duram em média de 4 a 6 de estudos, e estão espalhados em 7 campi diferentes – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Há duas formas de se candidatar a um dos 143 cursos da USP. A primeira é através do vestibular organizado pela FUVEST – Fundação para o Vestibular, que acontece anualmente. A segunda é com a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, através do SISU – Sistema de Seleção Unificada.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Mas atenção ao esquema exigido pelo curso que você deseja prestar. 85 do total de cursos de graduação aderem ao Enem parcialmente, enquanto 58 ainda usam somente o vestibular da FUVEST como forma de seleção.

Um exemplo dessa diferença na forma de seleção dos estudantes nos cursos na USP é o que acontece em medicina, sempre o mais disputado na universidade. Enquanto o campus de São Paulo (Faculdade de Medicina de São Paulo) aceita apenas a prova da FUVEST como avaliação dos vestibulandos, o campus de Ribeirão Preto (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) separa 10% das vagas para o SISU e 90% pela FUVEST.

Atenção também para a data do vestibular. Lembre-se que o nome do vestibular sempre leva o ano referente a quando os estudos começam, ou seja, quem deseja prestar a prova esse ano deve se inscrever no Vestibular FUVEST 2017.

Principais cursos

Um ranking feito em parceria pelo Ministério da Educação e o jornal Folha de S. Paulo mostra os principais cursos na USP. Além de receberem ótimas avaliações, eles são sempre muito disputados entre os vestibulandos de todo o país.

O curso de Filosofia supera Medicina é visto com a principal graduação da USP, muito por causa de sua tradição histórica na formação da universidade. Em segundo lugar fica Engenharia Civil, que recebeu 5 estrelas no ranking das melhores faculdades, no Guia do Estudante 2016. Ciências Sociais, Geografia, Jornalismo, História e Medicina encerram a lista dos 7 principais cursos da USP. Apesar de ficar em “último lugar”, o curso de Medicina ainda é o mais procurado e disputado pelos estudantes. São 71,93 pessoas para 1 vaga.

Abaixo você confere quais são os cursos da USP mais concorridos:

  • Medicina (Ribeirão Preto)
  • Psicologia
  • Medicina
  • Relações Internacionais
  • Curso Superior do Audiovisual
  • Psicologia (Ribeirão Preto)
  • Artes Cênicas - Bacharelado
  • Publicidade e Propaganda
  • Engenharia Civil (São Carlos)
  • Jornalismo
  • Medicina Veterinária
  • Ciências Biomédicas
  • Arquitetura - São Carlos
  • Engenharia Aeronáutica (São Carlos)
  • Design
  • Engenharia de Produção (Lorena)

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar