Conheça os principais cursos da Unirio e como se candidatar

Esse artigo traz informações sobre os principais cursos da Unirio e quais são os critérios e formas de seleção utilizadas pela Universidade.

Conheça os principais cursos da Unirio e como se candidatar
Saiba como funciona o vestibular da Unirio

Um dos maiores desafios dos estudantes atualmente é entrar em uma boa universidade. Pensando nisso, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), fundação de direito público integrante do Sistema Federal de Ensino Superior, vem se destacando com uma das melhores universidades do Estado. Por causa das suas qualificações, os cursos da Unirio estão entre os mais disputados pelos candidatos.

Como ingressar nos cursos da Unirio

O modo de ingresso para os cursos de graduação da Unirio é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), submetido ao Ministério da Educação (MEC). Esse processo pode ser alterado ano a ano de acordo com as ofertas de vagas oferecidas para cada curso, por isso é fundamental sempre acompanhar a saída do edital, que também trará normas de seleção.

Antes de fazer a prova, veja como é o vestibular Mackenzie

Além disso, a classificação dos candidatos é feita por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com exceção dos cursos de Artes (Música e Teatro), os quais exigem a realização de testes de habilidades específicas, que será utilizado como seleção, e a nota serão adicionadas com a do Enem.

Outras formas para entrar em um dos cursos da Unirio são: transferência, no caso de estudantes de outras instituições de ensino superior; e o reingresso, para quem já tem diploma de algum curso de graduação emitido por qualquer instituição de ensino superior.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Quais são os cursos da Unirio

A Unirio oferece cursos de licenciatura e bacharelado nos períodos de manhã, noite e integral. Entre os cursos disponíveis, temos: Administração Pública, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciência Política Bacharelado, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Letras, Medicina, Museologia, Música, Teatro, Nutrição, Turismo, entre outros.

De acordo com o Ranking Universitário Folha de 2015, a Unirio tem 14.668 alunos matriculados em 47 carreiras. Entre todas elas, as mais disputadas são para os cursos de Medicina, Direito e Engenharia. Dessa forma, a média ficou de 24 candidatos para todas as vagas disponíveis na instituição.

A Unirio é uma universidade pública, por isso não existe cobrança de mensalidade. Mas para pessoas de baixa renda, que não residem no Rio de Janeiro, a universidade oferece três modalidades de auxílio: bolsa permanência, auxílio moradia e o auxílio alimentação. Todos são oferecidos por meio de edital. Para ter acesso a esses benefícios os estudantes passaram por uma seleção feita pela Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE).

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar