Como saber quando um curso é reconhecido pelo MEC ou não?

Antes de se matricular no ensino superior, descubra se o curso é reconhecido pelo MEC. Veja como é fácil consultar e saiba qual é o risco quando o curso não é reconhecido

Como saber quando um curso é reconhecido pelo MEC ou não?
Saiba porque apenas cursos reconhecidos pelo MEC valem a pena

Antes de se matricular, ou mesmo fazer o vestibular numa instituição, é importante confirmar se o seu curso é reconhecido pelo MEC. Isso porque, sem obter o devido reconhecimento do curso, a instituição de ensino não poderá emitir o diploma do aluno. O Ministério da Educação disponibiliza essa informação atualizada em seu portal, veja como fazer a pesquisa é fácil e rápido.

Como falar inglês rápido

Descubra se um curso é reconhecido pelo MEC

Veja como é fácil saber quando um curso é reconhecido pelo Mec.

A primeira coisa a fazer é acessar o portal e-mec

Em seguida, vai aparecer um mapa onde será possível selecionar o estado onde mora ou pretende estudar

Vão aparecer três quadros em uma nova página. No quadro da esquerda, selecione o curso pretendido entre as opções da lista.

No quadro da direita, selecione o município onde pretende estudar

O resultado de sua pesquisa vai aparecer no quadro debaixo. Portanto, se a instituição onde você pensa em estudar não apareceu no resultado da pesquisa, isso significa que o curso em questão não é reconhecido pelo MEC.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

O que acontece se o curso não for reconhecido?

Para funcionar corretamente, a instituição precisa ser credenciada pelo Ministério da Educação. E para que os diplomas tenham validade, também é preciso que os cursos sejam aprovados e reconhecidos. Portanto, o que acontece quando o aluno faz um curso que não é reconhecido pelo MEC é não receber um diploma válido. A melhor maneira para o estudante saber se o curso e a instituição onde pretende estudar têm credibilidade é pesquisando no portal do MEC.

Diferença entre credenciamento e reconhecimento

Credenciamento - Para que uma instituição de ensino superior possa iniciar suas atividades é necessário, primeiramente, solicitar o credenciamento junto ao MEC. Apenas com essa autorização do Ministério da Educação é que a faculdade é considerada apta para funcionar e emitir diplomas.

Para saber se a instituição onde pretende estudar é credenciada pelo MEC, basta fazer uma pesquisa no portal e-mec. O modo de pesquisa é muito semelhante a que se faz para verificar os cursos reconhecidos: escolha o estado, em seguida o nome do curso na coluna da direita e por último o município na coluna da esquerda. O resultado das instituições credenciadas aparecerá no quadro embaixo. Mas esteja atento, pois o facto da instituição ser credenciada, não quer dizer que todos os cursos sejam reconhecidos.

Reconhecimento - Depois de obter autorização do MEC para funcionar, ainda assim, as instituições de ensino superior precisam que cada curso oferecido seja validado e reconhecido. Caso contrário, os diplomas emitidos não terão validade e o aluno ficará sem a devida certificação após o término do curso.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar