7 dicas simples para cuidar do motor do carro

Confira dicas simples para cuidar do motor do carro e fazer com que ele funcione melhor e por mais tempo. Saiba o que fazer e o que não fazer:

 7 dicas simples para cuidar do motor do carro
Saiba como cuidar do motor do carro para que ele tenha vida longa

Faça um test drive sem custo e sem compromisso e encontre o carro que é a sua cara.


 

NÃO FIQUE SEM SEGURO AUTO
Seguro não é luxo, é necessidade. Ficar sem seguro auto é um grande risco de prejuízo. Faça uma simulação e descubra a melhor solução para você. É gratuito.

Para que o motor do carro funcione bem e tenha vida útil mais longa é preciso ter atenção especial em alguns itens básicos. Ao cuidar do motor do carro e fazer as revisões nos períodos corretos você irá evitar problemas maiores e gastos caros com oficina mecânica:


 

1. Fique atento à troca de óleo

cuidardomotordocarro


O óleo é fundamental para o funcionamento do motor, pois é responsável por refrigerar, lubrificar e limpar a peça mais importante do carro.  Portanto você precisa:

  • Verificar o óleo do carro: Levante o capô do carro e puxe a vareta de óleo, que fica junto ao motor. Mas cuidado: você deve esperar o carro esfriar para fazer isso, assim não corre risco de se queimar e verifica o real nível do óleo.

 

  • Fazer a troca do óleo periodicamente: O óleo do motor normalmente deve ser trocado a cada 10 mil ou 15 mil kilômetros rodados, mas isso varia dependendo do motor,  checar o manual do automóvel e seguir as recomendações. Cuidado: faça a troca do óleo com o motor frio.

 

  • Ter cuidado ao fazer a troca do óleo: ao fazer a troca fique atento para não exceder o limite de óleo usado. Encher em demasia faz com que o motor superaqueça.


 

2. Faça manutenção das peças do motor

Para que o motor tenha vida longa, é preciso ter cuidado com suas peças. Confira no manual de quanto em quanto tempo o fabricante recomenda repor as peças. É preciso trocar as velas, os filtros de ar e de combustível e também o carburador. Normalmente, o procedimento deve ser realizado a cada 50 mil quilômetros rodados, mas isso depende do carro e do uso que o proprietário faz dele.
 

Fique atento ainda a outros componentes do motor e lembre-se que ele também precisa de água no sistema de arrefecimento, além de um aditivo para conservar as peças. Essa é das dicas mais importantes para cuidar do motor do carro e garantir vida longa a ele.

 


3. Utilize combustível de qualidade

motordocarro

 

Quando for abastecer o seu carro, procure sempre postos de gasolina em que você confia e, se possível,  abasteça com gasolina aditivada pelo menos uma vez a cada 4 abastecimentos.  A gasolina aditivada traz detergentes especiais que ajudam na limpeza do sistema de injeção, enquanto a comum deixa detritos acumularem. Não achei que abastecendo com a gasolina Premium irá beneficiar o seu carro, a gasolina premium é indicado somente para motores mais potentes, comuns em carros importados. Abasteça sempre com o tipo de gasolina indicada no manual do fabricante, dando preferência para a aditivada.  


Todos dizem que precisamos cuidar da nossa alimentação para ficarmos mais saudáveis certo? Com o carro é a mesma coisa, cuidar do motor do carro é dar a ele um bom combustível para que ele se mantenha saudável.

 


Quer pagar menos pelo seguro do seu carro? Faça uma simulação e descubra a solução mais barata.

 


4. Não dirija com o motor superaquecido

Isso é um problema fatal para o seu carro, que pode trazer problemas e gastos elevados – se você ignorar o sinal de superaquecimento do motor. Caso o motor superaqueça, pare o carro imediatamente em um local seguro, abra o capô e espere o propulsor esfriar para conferir o nível de água no reservatório. Tenha muito cuidado para não se queimar.


Se a água estiver pouca, complete-a. E verifique se a luz de superaquecimento desliga, se não, chame um mecânico.

 

5. Mantenha o motor do seu carro limpo

Muita gente nunca limpou o motor do carro. Mas essa é uma parte importante na hora de cuidar do motor do carro. Não é preciso limpar sempre, uma vez por ano costuma ser suficiente – para uso comum dentro da cidade, se for andar em estrada de terra precisa ser mais frequente. Você pode limpá-lo com jatos de água e panos úmidos. Um motor limpo trabalha melhor e permite que o condutor detecte antecipadamente um vazamento.

 


6. Em temperaturas frias, ligue o carro minutos antes de andar

Quando ligar o carro, especialmente se as temperaturas forem muito baixas, espere um minuto antes de arrancar para que todos os líquidos que lubrificam os diferentes componentes do automóvel atinjam o estado ótimo para cumprir sua função.

 


7. Não deixe de fazer as revisões periódicas

motordocarro


Mesmo tomando todas as medidas de preocaução, as vezes o motor do carro pode apresentar defeitos que somente os mecânicos e especialistas conseguem detectar. Portanto, não deixe de fazer as revisões periodicamente, em especial antes de fazer uma viagem com o carro. Isso pode previnir acidentes e gastos mais caros com o carro no futuro.


 

Você sabia que fazer test drive gratuito é direito do consumidor? Agende já o seu.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar