Cuidados ao comprar carta de crédito de consórcio

Se você decidiu comprar carta de crédito de consórcio já contemplado para adquirir o seu veículo, fique de olho nos cuidados a tomar para não cair em golpes.

Cuidados ao comprar carta de crédito de consórcio
Veja os cuidados na hora de comprar carta de crédito de consórcio contemplado

A carta de crédito é uma maneira eficaz para ter acesso a bens como imóveis e automóveis, no caso do consórcio contemplado o participante tem acesso imediato ao bem, sem esperar pelo sorteio.

Recebi a carta de crédito contemplada, e agora?

A compra e venda de cotas contempladas é permitido, apesar de não ser regulamentada por regras, sendo assim na venda de um consórcio contemplado é possível comprar utilizando a carta de crédito. Para fazer um bom negócio verifique os procedimentos solicitados, a administradora não se responsabiliza por compra e venda de consórcios contemplados. 

 

Cuidados ao comprar carta de crédito de consórcio

1- Confirme que a carta de crédito é confiável, procure administradoras conceituadas, pesquise órgãos de defesa do consumidor e se é autorizada pelo Banco Central, e verifique se há problemas relacionados a empresa.
Entenda o que é a carta de crédito e como usar

2- No caso de cota já contemplada, verifique com a administradora o procedimento para transferência, geralmente é cobrado uma taxa pela administradora. Confirme se essa cobrança é existente e quem efetua o pagamento, você ou o consorciado contemplado.

3- Leia o contrato atentamente, confirme qual é o bem que está vendendo, o número de parcelas do consórcio, as taxas de administração e regras de contemplação. 

4- Ao realizar a compra de uma cota contemplada, forneça seus dados pessoais apenas a administradora, só eles podem aprovar seu cadastro.

5- Em compras via internet, não transfira o dinheiro antes de conhecer a empresa, a administradora e o vendedor, certifique-se que são de confiança, existem muitas fraudes, fique atento.
Entenda o que é a carta de crédito e como usar


Classificação de bens e serviços

Classe 1 – Veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos agrícolas e equipamentos rodoviários, nacionais ou importados.

Classe 2 – Produtos eletroeletrônicos e demais bens móveis duráveis ou conjunto de bens móveis, nacionais ou importados (excetuados os referidos na Classe I).

Classe 3 – Bens imóveis que poderão ser residenciais, comerciais, rurais, construídos ou na planta e terrenos.

Classe 4 – Serviços turísticos que poderão ser bilhetes de passagem aérea nacional, pacotes turísticos incluindo transporte aéreo, terrestre, marítimo, hospedagem, regime de pensão etc.

É possível utilizar o crédito para adquirir o bem ou outro pertencente à mesma classe, conforme é estabelecido no contrato.

Administradoras de consórcio para comprar carta de crédito

Existem diversas adminstradoras de consórcio no Brasil, mas antes de fechar negócio é preciso checar a idoneidade da empresa. Verifique o nome da adminstradora no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio e verifique se está em situação regular. Uma pesquisa na internet também vai mostrar se houver reclamações de outros consorciados. Abaixo, uma breve lista das administradoras mais fiáveis do mercado.

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar