5 cuidados a tomar ao baixar aplicativos

Baixar aplicativos para aparelhos com sistema operacional Android fora dos padrões seguros pode trazer consequências indesejadas ao usuário. Fique atento!

5 cuidados a tomar ao baixar aplicativos
Não saia baixando aplicativos por aí, eles podem infectar seu celular.

Diferentemente dos PCs e Macs, os dispositivos móveis com sistema operacional Android contam com um local de referência para download de aplicativos e softwares, o Google Play. Portanto, ao baixar qualquer tipo de app, é preciso verificar a sua procedência, para não instalar vírus, trojan e malwares. Uma vez instalados, tais programas podem fazer um verdadeiro estrago no aparelho, já que passam a ter controle sobre a instalação de aplicativos, postagem de comentários na loja do Google e até roubando senhas do usuário desavisado.

Dicas de segurança ao baixar aplicativos Android

Pode parecer assunto para especialista, mas tendo atenção e tomando as devidas precauções, dá para evitar danos ao aparelho, que podem forçar a uma indesejada reiniciação do sistema aos padrões originais de fábrica. Isso porque malwares instalados corrompem o sistema, e, quando não podem ser removidos por antivírus, a única solução é zerar o aparelho infectado.

Para se prevenir desses downloads nada confiáveis, listamos cinco cuidados a serem observados antes de baixar aplicativos para Android.

1. Jamais baixe qualquer app fora do Google Play

A regra de ouro para todo usuário do sistema Android é nunca, mas nunca mesmo, baixar qualquer tipo de aplicativo fora do Google Play. Isso porque, além de não ter procedência garantida, aplicativos que não são chancelados pelo Google costumam causar falhas no sistema operacional e aumentar o consumo de memória. Ou seja, não é apenas a segurança que fica comprometida, mas a própria capacidade de armazenamento do aparelho.

2. Não saia clicando em tudo que mandam pelo Whatsapp

Sim, a curiosidade em clicar naquele link dizendo que uma famosa cantora foi flagrada em atos obscenos é grande, mas pode custar muito caro. A artimanha preferida dos hackers mal intencionados é justamente apelar para o espírito fuxiqueiro das pessoas, e é aí que eles se dão bem. A não ser que tenha sido solicitado, não clique em links sem saber a que tipo de conteúdo eles dão acesso. Você poderá abrir, sem querer querendo, uma verdadeira caixa de pandora.

3. Instale um antivírus

Dispositivos móveis também contam com antivírus, uma ferramenta que pode ajudar muito a se livrar de ameaças virtuais. Pesquise no Google Play, veja quais são os mais bem avaliados e certifique-se de que sua memória vai suportar o novo aplicativo. Alguns dos mais bem avaliados são o AVG, Avast e Clean Master.

Leia também: Os aplicativos mais baixados em 2016

4. Observe a URL e se o endereço não parece estranho

Ao espalharem vírus pelo Whatsapp, os hackers usam links em servidores remotos, em países como China e Rússia. Verifique se a URL não parece estranhamente fora de contexto em relação ao conteúdo que diz ter. Por exemplo, a mensagem diz que clicando no link você abrirá um cartão de ano novo, mas na URL não há qualquer tipo de menção ao evento, mas sim uma série de números e letras desconexas.

5. Cuidado redobrado principalmente em grupos do Whatsapp

É pelo Whatsapp que a grande maioria dos vírus em celulares se infiltra, aproveitando-se da predisposição que as pessoas têm em clicar nos links. Para isso, são espalhados conteúdos falsos em grupos, uma vez que a facilidade em serem clicados aumenta. Se o cuidado com que é enviado individualmente deve ser grande, com que é recebido por grupos deve ser ainda maior. Outra medida a ser observada, em grupos ou não, é se aquele conteúdo enviado tem alguma relação com o perfil de quem enviou. Pode não fazer muito sentido sua mãe enviar um link para baixar um vídeo de um terrorista do Estado Islâmico executando um prisioneiro…

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar