Como o crowdfunding pode tirar a sua ideia do papel

Conhecido como Financiamento Coletivo, o crowdfunding pode ser a sua chance de financiar um projeto promissor. Veja como é possível guiar o seu sucesso.

Como o crowdfunding pode tirar a sua ideia do papel
O crowdfunding alia projetos inovadores a um apelo sólido para atingir metas.

Conhecido popularmente como Financiamento Coletivo, o termo inglês crowdfunding surge com a finalidade de tornar possíveis projetos independentes e sem aporte financeiro para tal.

Diante dessa metodologia, empreendedores interessados em obter o capital necessário para colocar seus projetos em prática cadastram-se em plataformas específicas, onde começa uma corrida contra o tempo para atingir a meta orçamentária através de indivíduos interessados em financiar a sua ideia.

Como atingir seus objetivos através do crowdfunding

Artistas, inventores, ONGs, startups e uma série de entusiastas independentes vivem se aventurando entre as plataformas de crowdfunding com a finalidade de tirar ideias e projetos do papel. Entretanto, especialistas no assunto afirmam que muitos dos potenciais empreendedores cometem erros cruciais nesse projeto, como escolher o site de financiamento coletivo contrário às suas necessidades.

A seguir, veja algumas dicas que podem auxilia-lo a atingir metas orçamentárias, bem como entusiasmar os contribuidores em períodos durante e após o término do financiamento coletivo.

Escolhendo o site ideal

Diversos são os sites de crowdfunding disponíveis para começar a sua campanha, a questão está em pesquisar qual deles se adequa melhor ao seu projeto – seja em funcionalidade, seja em público-alvo.

Atualmente, portais como o Kickante, Catarse, Vakinha, Kikstarter, Indiegogo, Benfeitoria, Bicharia e outros, oferecem diferentes tipos de campanhas (flexível e tudo ou nada), porcentagens distintas em taxas administrativas e, principalmente, aporte a diferentes tipos de projetos. Como exemplo, o Bicharia é dedicado somente a projetos ligados à causa animal.

Fique atento aos detalhes e seja sensato nos valores solicitados – pedir dinheiro a mais é desafiar a inteligência dos contribuidores.

Preparo prévio

Outro grande erro é dar as caras em um projeto de crowdfunding sem ao menos estar preparado em backstage para isso. Tenha blogs, redes sociais, listas de mailing, vídeos e toda uma identidade profissional por trás do financiamento coletivo – mostre seu rosto, interaja e transmita preparo aos que apostam em você.

Se possível, tenha ao seu lado uma equipe disposta a testar o seu produto ou serviço e mostrar na prática a sua credibilidade nesse novo negócio.

Seja otimista! Se o seu crowdfunding bater a meta, é de extrema importância que já se tenha todo um projeto estrutural e logístico em mãos para colocar as coisas em prática. Não deixe para a última hora, pois a procrastinação pode colocar todo o processo por água abaixo.

Família e amigos

Responda francamente: tem gente interessada pelo seu projeto? Afinal, o interesse é o passo principal para que os colaboradores enxerguem vantagens em financiar o seu sonho. Não hesite, comece perguntando para seus familiares, amigos, vizinhos e demais pessoas do seu convívio o que acham da ideia. Aposte literalmente em uma pesquisa de mercado.

De volta aos familiares, caso você esteja começando o crowdfunding totalmente zerado, converse com pessoas que possam te ajudar no início. O ideal é que se comece a campanha com ao menos 30% do valor total solicitado, pois número causa um efeito bastante atrativo em quem está procurando por um projeto para financiar.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar