Como exercitar sua criatividade no trabalho

Importantes métodos para exercitar a criatividade no ambiente de trabalho e obter melhores resultados. Descubra seu lado criativo!

Como exercitar sua criatividade no trabalho
Métodos para otimizar o processo de criação no trabalho

Em todas as áreas e especialmente em cargos de liderança a criatividade é característica valorizada e buscada em qualquer profissional. Tanto pelas inovações e mudanças positivas que pode gerar para empresa como pelo processo enriquecedor e estimulador que atinge a todos os funcionários e ao ambiente de trabalho de forma geral.

Ainda que muito valorizada a inventividade é também barrada ou pouco incentivada geralmente pelo conservadorismo dos ambientes corporativos, pelo medo de errar de empresa e funcionários e inclusive por falta de estímulo individual dos profissionais.

10 passos para a criatividade

Dar condições para que o cérebro crie e produza coisas novas é uma atitude que gera benefícios e estímulos positivos para a área pessoal e profissional.

Seguem então 10 passos para estimular a criatividade no trabalho - que servirá para todos os aspectos da vida.

1. Quebrar regras: Embora úteis para organização de ações e ideias as regras são também limitadoras da criatividade. Portanto, quebrar algumas regras em relação a processos é importante para criar coisas nunca feitas.

2. Não temer o erro: É comum, especialmente em áreas mais conservadoras, que as pessoas temam o fracasso, porém, assumir esse medo e agir contra ele é um bom estímulo para que o cérebro se veja livre a criar.

3. Anotar: Registrar ideias ou pensamentos que surjam de repente ainda que a princípio sem muita forma ou certeza ajuda não apenas a lembrar e aprimorar essas ideias como a produzir novas idéias constantemente.

4. Sair da internet: Deixar um pouco de lado as distrações dos meios digitais (especialmente as redes sociais) colabora com o foco em atividades produtivas, com a liberdade da mente de se ver livre e criar, e no sucesso de execução das mesmas.

5. Inovar na vida: Ir a lugares que nunca foi, de um jeito que nunca foi, com pessoas que nunca foi. Esse é um exemplo das inúmeras coisas novas que é possível se fazer no dia a dia que fortalece na mente a ideia - absolutamente correta por sinal - de que para todas as coisas existem sempre novas possibilidades.

6. Descansar: Ter períodos de lazer ou descanso são essenciais para que o cérebro relaxe e abra novos caminhos em prol da criatividade no futuro.

7. Questionar: Duvidar e repensar ideias ou processos, ainda que apenas internamente, é uma excelente maneira de se livrar de amarras e padrões do mundo corporativo e criar mais.

8. Não desistir: Para tudo existe um certo limite ou medida, porém, não desistir fácil de ideias ou de testar novas possibilidades é importante para fortalecer em si a ideia de que o processo criativo/inventivo é algo positivo.

9. Escutar: Aprender a escutar, compreender e não julgar novas ideias alheias é uma ótima maneira de exercitar sua própria criatividade e ainda realizar trocas produtivas no ambiente de trabalho.

10. Agir: Todas as ideias são sempre ótimas desde que saiam do plano da ideia e sejam colocadas em ação. Ainda que como um teste, a dica aqui é investir e colocar em prática as boas e criativas ideias que tiver.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar