Coursera: a plataforma de cursos online (alguns gratuitos) pelo mundo

Precisa melhorar o seu currículo? Veja os cursos online oferecidos pela Plataforma Coursera e adquira conquiste um certificado das principais universidades do mundo

Coursera: a plataforma de cursos online (alguns gratuitos) pelo mundo
Cursos para fazer online das mais conceituadas universidades do mundo

O Coursera é uma plataforma de cursos online fundada por professores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que oferecem formações pagas e gratuitas em parceria com 143 renomadas Universidades de 28 países do mundo. São ao todo 1.781 cursos, muitos deles com certificado. Veja as áreas disponíveis, como se inscrever e as opções gratuitas oferecidas pelo site.

Como turbinar o currículo com cursos do Coursera

Veja abaixo como funciona o Coursera e como se inscrever na plataforma para estudar online

Instituições Parceiras

Quem sempre sonhou em estudar em uma renomada Universidade estrangeira tem a oportunidade de ser aluno da Cousera e de ter em seu currículo um certificado de Universidades como Yale, Universidade de Michigan, de Londres, de Toronto, de Sanford e muitas outras renomadas instituições estrangeiras. Há também Universidades brasileiras que são parceiras do site, como a USP e a Unicamp, que oferecem aulas em português. Quer saber a lista completa de instituições que oferecem cursos online através do Coursera? Clique aqui.

Áreas do Conhecimento

O Cousera oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, confira.

  • Artes e Humanas
  • Negócios
  • Ciências da Computação
  • Ciência de Dados
  • Ciências Biológicas
  • Matemática e Lógica
  • Desenvolvimento pessoal
  • Ciência e Engenharia Física
  • Ciências Sociais
  • Línguas

Além disso, a plataforma disponibilidade também cursos integrados em negócios, ciências da computação e de dados. Para conferir a lista completa de cursos por área, clique aqui.

Como se inscrever

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Veja o passo a passo de como se inscrever em um dos cursos da Coursera:

  1. Clique na lista de cursos oferecidos pelo site e escolha o seu.
  2. A busca do site é feita por filtros. O site coloca automaticamente o filtro do idioma do seu país de origem, então ele irá dar prioridade aos cursos em português (do Brasil ou de Portugal). Você pode colocar ou retirar filtros na sua busca
  3. Escolhido o curso, o site irá te mostrar qual é o nome da Universidade que o fornece. Clique em cima do nome do curso.
  4. Abrirá uma página com informações sobre o curso escolhido, descrição dos objetivos, duração, professor responsável, o programa do curso e o idiomas (com as opções de legendas, muitos cursos têm legendas em português). Do lado direito da tela, em um quadrado azul você encontrará a botão ‘Inscreva-se’ com a data da próxima sessão de início do curso. Clique no botão.
  5. A próxima página é referente ao pagamento. Você poderá comprar o curso integrado (que são 3 ou mais cursos da mesma área com desconto), ou somente o curso selecionado ou ainda participar somente como ouvinte, de graça. Ao participar como ouvinte, você terá acesso a todos os materiais do curso, exceto aos itens valendo nota, e não pode pedir certificado.
  6. Se você optar por comprar o curso ou o curso integrado, a próxima página será para inserção de dados de cartão de crédito. Se optar por participar como ouvinte, já terá acesso ao material e vídeos à distância de um clique.

5 dicas para perder a vergonha ao conversar em inglês​

Idiomas das aulas

Os cursos do Coursera são oferecidos em 12 idiomas. Há cursos com legendas em português, cursos oferecidos por instituições brasileiras e outros que foram traduzidos por essas instituições e estão disponíveis em língua portuguesa. Mas, se você compreender outros idiomas (em especial o inglês e o espanhol) terá acesso a um número vasto de cursos, pois a maior parte deles é em inglês ou oferecem legendas em inglês.

Certificado

Nem todos os cursos do Coursera oferecem certificado. Atualmente, cerca de 600 cursos garatem o chamado “Verified Certificate”, o certificado emitido pela Coursera em parceria com a instituição que produz o curso. Alguns cursos só emitem certificado para alunos que fazem o curso completo – chamado de curso integrado - e produzem um trabalho de conclusão. Os cursos que possuem certificado especificam logo no início das informações sobre as aulas, como acontece no curso de ‘Como criar um aplicativo para iPhone’, da Unicamp. Você precisa fazer os 4 cursos sobre apps na sequência sugerida, fazer um TCC e então receber o seu certificado válido.  

Cursos gratuitos

Existem atualmente 175 cursos gratuitos disponíveis no Coursera oferecidos por diversas universidades. A boa notícia é: as Universidades brasileiras que possuem parceria com o Coursera oferecem a maioria dos seus cursos de forma gratuita. Então você encontrará diversos cursos em português, ou com legendas em português para estudar de graça. Selecionamos aqui alguns deles, confira:

  • Como Criar um aplicativo para Iphone – da Unicamp. Para ter acesso, clique
  • Negociações de Sucesso: estratégias e habilidades essencias – Universidade de Michigan (com legendas em Português). Inscreva-se.
  • Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação – Fundação Leemann e Instituto Península. Saiba mais.
  • Big Data em Saúde no Brasil – USP. Saiba mais no site.
  • Desenvolvimento e Design de aplicativos para Iphone – Unicamp. Veja aqui.
  • O Poder da Macroeconomia: Princípios da Economia no Mundo Real – Universidade da California (com legendas em português). Clique aqui e confira.
  • Processamento digital de Sinais – Unicamp. Confira aqui
  • Introdução ao Marketing Analítico – Insper (Instituição de Ensino e Pesquisa). Confira no site do Coursera

Veja a lista de todos os cursos gratuitos da Coursera aqui.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar