Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Cotas contempladas: o que são e como funcionam

Se você já participou de um consórcio sabe o que são as cotas contempladas, ou seja, uma carta de crédito. Entenda como funciona e como utilizar.

Vale a pena comprar cotas contempladas de um consórcio para adquirir um bem? Veja

compre o seu carro sem entradasaiba como

Ao entrar em um consórcio de automóvel há o compromisso de pagar, mensalmente, um valor durante determinado período (um, dois ou mais anos), para adquirir o bem, neste caso, um carro. No decorrer dos meses, cotas contempladas são sorteadas entre os participantes, ou seja, é entregue uma carta de crédito com o valor total daquele consórcio.

Porém, este valor não é depositado na sua conta corrente. Você provavelmente terá que indicar qual é o bem a ser adquirido, continuar pagando as parcelas até que todos sejam contemplados, para que então a administradora do consórcio feche o negócio. A decepção dos participantes acontece no momento em que são sorteados e têm que esperar até o fim do processo para adquirir o seu bem.

Como vender cotas contempladas

Uma das saídas para quem possui essa carta de crédito é vendê-las, diretamente a uma pessoa que queira participar do consórcio. Ela irá pagar um valor a vista para o vendedor e então continuará pagando as parcelas até que seja finalizado o consórcio. Outra possibilidade é a venda para empresas especializadas na compra de cartas de crédito.

À PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de fechar negócio, pesquise e compare. Faça já uma simulação de consórcio de carro e veja qual a melhor opção para você..

Como vender carro usado rápido

Com comprar uma cota contemplada

Neste caso, o cuidado deve ser redobrado. Devido a possibilidade e a facilidade desse tipo de negócios há muitos golpes que circulam no mercado, no qual você deposita o valor da suposta carta de crédito, que na verdade não existe. Confira algumas dicas:

  • Cota verdadeira?

Entre em contato diretamente com a administradora do consórcio e confirme que a cota realmente existe. Lembre-se de procurar pelo número você mesmo! Golpistas passam contatos telefônicos falsos para que as pessoas confirmem com seus próprios comparsas de crime.

  • A administradora existe?

Consulte no site do Banco Central do Brasil se a administradora do consórcio existe e se realmente é credenciada para realizar esse tipo de negócio.

  • Contrato, como fazer

Peça para ler o contrato, assim, além de garantir que o processo é verdadeiro, você também se informará sobre as condições do consórcio, forma de contemplação, número de parcelas e o valor a ser pago em cada uma delas.

Como funciona o consórcio de carros seminovos?​

  • Existe taxa de transferência?

Em alguns casos sim! A administradora pode cobrar uma taxa para transferir o nome do antigo participante para o seu. Confirme qual será o valor e não deixe de realizar esse procedimento. É uma forma segura de que você irá receber o valor acordado em contrato no final do consórcio.

  • Cuidado com os golpes!

Nunca transfira dinheiro para a conta de terceiros sem antes ter confirmado todas as informações sobre as cotas contempladas. É muito importante ter conhecimento de todo o processo para não cair em um golpe. Procure estar bem informado.

Vale a pena adquirir cotas contempladas?

Antes de tomar a decisão de comprar uma carta de crédito já em andamento, procure se informar quanto custa um consórcio novo, qual o tempo de realização e os sistemas de sorteio e aquisição de bens. Você poderá encontrar um negócio mais vantajoso para o seu bolso!

Pesquise e encontre a melhor solução para comprar o seu carro com as menores parcelas.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!