Copo menstrual: vale a pena substituir o absorvente?

O que é, como usar e onde comprar o copo mesntrual, produto criado para substituir o uso de absorventes íntimos convencionais durante o período menstrual.

Copo menstrual: vale a pena substituir o absorvente?
Novas opções para a higiene feminina

Surgido como uma alternativa para substituir os absorventes convencionais, o copo menstrual promete mais conforto, segurança tanto na proteção de infecções e alergias quanto no uso em quaisquer ambientes, ser mais higiênico e barato, dentre outras coisas.

As dúvidas em relação a sua composição e usabilidade ainda são muitas, mas o produto parece realmente ter chego para descomplicar o dia a dia feminino com mais segurança e baixo custo durante o período menstrual - e apenas durante ele o copo pode ser utilizado - e por isso listamos as principais características e demais detalhes do uso do copo menstrual.

Tudo sobre o copo menstrual

O copo menstrual possui um formato semelhante o de um funil porém é pequeno e feito de material maleável que pode ser silicone cirúrgico (ou medicinal) ou de TPE (uma borracha utilizada na confecção de materiais cirúrgicos).

As principais vantagens indicadas na substituição de absorventes (internos ou externos) pelo uso do copo menstrual são o fato de serem hipoalergênicos - o que impede o surgimento de assaduras, alergias e irritações -, mantém a umidade natural do canal vaginal sem eliminar odores uma vez que não possui material absorvente, é reutilizável e possui uma longa durabilidade (de até 10 anos) o que o torna também sustentável. Há garantias ainda de que apesar do formato maior que dos absorventes convencionais, o copo menstrual se torna mais confortável de usar quando adaptado ao corpo de cada mulher, podendo ser usado inclusive dentro d'água, na prática de atividades físicas ou para dormir.

Existem variados tamanhos e tipos de copos menstruais e cada mulher deve escolher o que melhor se adapta a seu corpo de acordo com a altura do seu colo do útero e intensidade do fluxo menstrual. Em relação a altura do colo do útero, esta pode ser medida após o banho e a devida higienização das mãos e da região genital, inserindo um dedo no canal vaginal até que toque uma região arredondada (o colo do útero). Colo baixo não necessita que insira todo dedo, colo alto permite tocar o colo com apenas a ponta do dedo ou até mesmo não tocar, e consequentemente, o colo médio está no intermédio dessas duas situações. Em relação a intensidade do fluxo da menstruação, esse pode ser medido através do tempo necessário para se trocar absorventes convencionais, sendo: de 2 a 3 hora para fluxo alto, de 3 a 4 horas para fluxo médio, e de 4 a 6 horas para fluxo baixo.

Como usar

Para colocar um coletor ou copo menstrual a mulher deve se sentar no vaso sanitário, abrir as pernas e,- com as mãos e unhas limpas -, dobrar o copo menstrual ao meio e inseri-lo no canal vaginal a fim de que só a pontinha fique para fora. Inserindo um dedo ou girando o copo suavemente é possível checar se o mesmo foi posicionado corretamente - o ideal é que o copo fique próximo a entrada do canal vaginal e não ao fundo como absorventes íntimos.

Para retirar o copo menstrual a mulher deve se sentar no vaso sanitário e fazer pressão com os dedos ou mesmo dobrando a ponta do copo para que entre ar e assim desfaça o vácuo gerado no local. Após retirar é necessário limpar o copo com bastante água, sabão para região íntima e em seguida secar com papel higiênico.

Onde comprar

Os copos menstruais podem ser encontrados em lojas virtuais ou farmácias e o preço varia de R$60,00 a R$80,00. As principais marcas comercializadas são Inciclo, Lady Cup, Me Luna, Holy Cup e Lunett.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar