Saiba como funciona um conversor digital e qual o preço

O fim da TV analógica está próximo! Para não ficar para trás, preparamos um guia para você conhecer o conversor digital, saber quanto custa e onde comprar.

Saiba como funciona um conversor digital e qual o preço
Saiba o que é um conversor digital e porque você precisa de um

O fim da TV analógica está próximo! Não é só para vender TV nova ou conversor digital, a faixa atual vai parar de funcionar para dar lugar a uma melhor conexão de dados para a rede celulares. Preparamos um guia para você conhecer o conversor digital, saber quanto custa e onde comprar. Era para ter sido desligado no começo de 2016, mas o governo brasileiro adiou pela terceira vez o processo. Isso porque para o desligamento da rede analógica 93% das casas precisam captar o sinal digital. Algumas TVs novas já têm conversor digital integrado, as que não tem, é possível adaptar um. Fica barato, não é difícil e melhora muito a qualidade da imagem e som que você receberá.

Vale a pena comprar uma TV 4K? Veja os modelos de 2016

Para que serve um conversor digital de TV

Um conversor digital, como o nome já diz, é um aparelho que converte o sinal analógico em digital. O que ele faz é dividir o sinal analógico que vem das antenas das emissoras em pacotes de dados. Esses pacotes são separados em três categorias: áudio, vídeo e dados. Cada pacote é convertido em código binário, que é o usado no sinal digital, e só depois disso é que as informações são enviadas para a sua TV. Um conversor digital é uma boa opção se você quer prolongar a vida de uma TV antiga, tipo aquelas de tubo, que não suportam o sinal digital. Também são uma excelente opção se a TV LCD HD ou FullHD que você comprou não tem conversor digital integrado. Assim, comprando um conversor digital externo, você pode ligá-lo à sua TV pelos cabos RCA ou HDMI e ter a melhor qualidade de imagem disponível para seu aparelho.

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

Quanto custa e onde comprar

Existem centenas de marcas e modelos de conversor digital no mercado. Procure por marcas conhecidas e que tenham o selo DTV, que é o sele oficial da TV digital brasileira. Aparelhos com esse selo são homologados e tem garantia em todo território nacional. Separamos alguns modelos de conversor digital para você.

Aquário DTV-5000

Este aparelho é um dos melhores do mercado devido ao custo-benefício. O DTV-5000 tem saída HDMI FullDH e ainda tem entrada USB para você contar um pen drive ou hd externo e poder ver suas fotos, vídeos e músicas direto na sua TV. O preço médio dele é de R$ 150 em lojas como o Extra.

CD 636 Intelbras

Este modelo não é só um conversor digital, o CD 636 é uma central multimídia completa. A saída HDMI FullHD vai levar o máximo de qualidade de som e imagem para sua TV. Além disso, você pode conectar um HD externo ou pen drive para poder gravar seus programas favoritos e assistir depois. A reprodução de conteúdo como fotos, vídeos e músicas também é possível. O preço médio de é R$ 250 e pode ser encontrado em lojas como o eFácil.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

Veja também

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar