Programas e planilhas grátis para fazer o controle de estoque

Conheça excelentes softwares gratuitos de controle de estoque para começar a usar imediatamente.

Programas e planilhas grátis para fazer o controle de estoque
Conheça três programas de controle de estoque que vão mudar o seu negócio

O controle de estoque é essencial tanto nos estabelecimentos comerciais físicos quanto nos comércios eletrônicos. A diferença entre um e outro é que, no comércio eletrônico, existem maneiras de fazer o controle de estoque automatizado – e contar com um serviço oferecido até mesmo pelo próprio host. Já nas lojas físicas, a situação muda e o controle de estoque se faz necessário para controlar a saída de produtos e fazer novos pedidos ao fornecedor antes de zerar o estoque.

Controle de estoque: como funciona

Todas as entradas e saídas da loja devem ser anotadas em uma ficha ou sistema informatizado. Qualquer saída (até as trocas) devem ser acompanhadas de requisição de saída. Com o controle de estoque, fica impossível a retirada de mercadorias da loja sem o devido registro e nome do funcionário que retirou. Com o relatório das entradas e saídas, o gestor estará apto a calcular o giro das mercadorias, ter a segurança de que não são desviadas e planejar ações de promoção de produtos com base nas estatísticas apresentadas.

Um software ou ficha manual de estoque deve conter as seguintes informações:

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como
  • Código e descrição do produto/material (ex.: camiseta branca Hering 154895)
  • Unidade de consumo em quilos, metros ou tamanhos (ex. Tam. P)
  • Estoque mínimo
  • Localização no estoque
  • Data da entrada/saída do produto
  • Quantidade de entrada/saída e saldo atual do produto no estoque
  • Valor do custo de entrada/saída e valor atual do estoque
  • Valor do custo médio anual de aquisição do produto no fornecedor

Programas e planilhas gratuitos

O controle de estoque manual ficou no passado e dificulta o controle efetivo dos materiais que entram e saem da loja. Hoje, uma alternativa simplificada é a adesão a softwares e planilhas de controle de estoque. Abaixo você encontrará algumas opções gratuitas que pode baixar imediatamente. É só registrar o nome dos produtos e códigos e começar a usar os programas. Conheça-os.

Nex 

É um programa gratuito que já é utilizado por mais de 45 mil lojistas em todo o Brasil. Não tem só o controle de estoque, como também conta com controle de vendas, de caixa, cadastro de clientes e relatórios personalizados automáticos. Para fazer o download no site, basta preencher o seu endereço de email no site e começar a usar.

Hábil

Outro software gratuito de controle de estoque, o Hábil já foi eleito entre os 500 melhores downloads do planeta pela Info/Exame, um dos 75 melhores downloads do ano pela revista PCBrasil e entre os 10 melhores programas nacionais, pelo CNN Tecnologia. A gratuidade da versão básica é por tempo ilimitado.

Market Up 

O usuário cria um cadastro no site e já cria um domínio exclusivo no Market Up para que os funcionários acessem o controle de estoque. Para começar, é só fazer upload da planilha de produtos no site. Se não tiver, eles oferecem um modelo gratuito e é só preencher a planilha. Tudo é muito intuitivo ou bem explicado, sem deixar margem para dúvidas. Outro software excelente.

Planilhas de controle de estoque

Com esses softwares leves e completos, as planilhas caíram em desuso recentemente e não oferecem tanta rapidez e funcionalidade quanto os programas apresentados acima. Experimente os softwares e verá como a gestão ficará mais simplificada e automatizada.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar