Como consultar conta inativa do FGTS

A expectativa é que a partir de fevereiro de 2017 os trabalhadores que tenham conta inativa do FGTS possam dar uma injeção de bilhões de reais na economia.

Como consultar conta inativa do FGTS
Quem tem conta inativa do FGTS poderá sacar seu dinheiro

Quem tiver uma conta inativa do FGTS poderá agora, em 2017, sacar valores que estejam depositados, desde que a demissão tenha sido homologada até 31 de dezembro de 2015. Até o anúncio do presidente Michel Temer, quaisquer valores não retirados só poderiam ser sacados em caso de aposentadoria, mais de três anos desempregado ou em caso de financiamento ou compra de imóvel próprio.

A importância de utilizar sua conta inativa do FGTS

A medida tem como objetivo fazer com que circulem na economia 30 bilhões de reais retidos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. De acordo com dados do governo, 86% do saldo depositado e inativo é de valores abaixo de um salário mínimo, que, de acordo com o presidente Temer, não fragilizarão o fundo caso sejam retirados. Dessa forma, espera-se que haja um aquecimento na economia, que não tem dado sinais de recuperação consistentes desde 2015.

Além de autorizar o saque do FGTS, o presidente anunciou que vai reduzir os juros dos cartões de crédito, que atualmente ultrapassam 400% ao ano. De acordo com o líder do Executivo, já no primeiro trimestre, os juros deverão cair acima de 50%. Quem está em débito também terá descontos ainda maiores em caso de parcelamento da dívida com as operadoras de cartão de crédito.

Não sabe se tem algum valor depositado no FGTS?

O saldo de conta inativa do FGTS pode ser consultado normalmente, como qualquer outro saldo bancário. Para isso, é necessário ter o número do PIS / PASEP, acessar o site da Caixa Econômica ou comparecer a uma agência. De ambas as formas, basta digitar o número do PIS, ou no campo no site, ou no terminal bancário de autoatendimento. Caso ainda não o tenha feito, será necessário cadastrar uma senha, pessoalmente na agência da Caixa Econômica, ou online, no site do banco.

Como sacar o FGTS inativo

Deve-se ter atenção ao status que aparece junto de cada saldo consultado,uma vez que ele deverá constar como inativo, embora isso não vá impedir futuras retiradas. Pode ser que um contrato de trabalho encerrado antes de 2015 apareça como ativo, o que provavelmente é um atraso no sistema. O saque poderá ser efetuado normalmente, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Toda conta inativa do FGTS, para efeito de saque, será aquela com data anterior à que foi estipulada pelo governo, ou seja, 31/12/2015. Todo trabalhador que tenha valores a sacar relativos a contratos encerrados antes dessa data terá direito, independentemente do seu status no sistema.

Saque FGTS

 

Quando e como sacar valores de conta inativa do FGTS

Ainda não se sabe exatamente quando se poderá movimentar conta inativa do FGTS. Estima-se que o prazo inicial para o início das retiradas comece em fevereiro, acompanhando a redução dos juros do cartão de crédito. Haverá um cronograma, que será anunciado pelo governo após a Lei 8.033, que regulamenta o Fundo de Garantia, seja modificada para permitir as operações com os valores lá depositados.

A Caixa Econômica estima que os valores sacados cheguem a R$ 1.500,00. Saldos abaixo dessa quantia poderão ser solicitados online. Acima disso, somente nas agências bancárias o saque poderá ser realizado, sem quaisquer taxas ou impostos incidentes.

Trata-se de uma medida em caráter emergencial, que tem como objetivo dar um fôlego a uma economia exaurida. Uma solução não definitiva e que deverá ser acompanhada de outras voltadas ao longo prazo. Outra medida cercada de muita expectativa é a mudança nas leis trabalhistas, que poderão alterar inclusive a quantidade semanal de horas trabalhadas, flexibilizando as relações de trabalho.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar