Como consultar veículo junto ao Detran e saber se está regular

Aprenda a consultar veículo junto ao Detran para saber informações sobre um carro que queira comprar. 

Como consultar veículo junto ao Detran e saber se está regular
Primeiro passo para garantir uma compra segura

A compra de um veículo automotor deve ser precedida de muitos cuidados, por isso consultar veículo e sua situação documental é importante para garantir o cumprimento de todas as exigências legais pertinentes à propriedade de um carro. Não bastasse isso, existe, ainda, a necessidade de se precaver contra possíveis irregularidades, uma vez que é impossível saber do passado de um carro levando em consideração apenas suas características físicas.

Saiba como fazer a consulta da situação cadastral de um veículo, e fique tranquilo na hora de adquirir um carro usado.

Passo a passo para consultar veículo no Detran

Consultar veículo é, de uma forma geral, um procedimento bastante simples, independentemente do Detran em que se faça a consulta. Na maioria dos sites, existe uma parte destinada a esse procedimento, no qual estão disponíveis campos de preenchimento dos dados de um veículo para saber sua real situação cadastral.

Em alguns sites, como o do Detran RJ, a única informação necessária é a placa do veículo, através da qual poderão ser obtidas informações sobre multas, veículos em situação de irregularidade cadastral ou a lista de veículos cujos documentos foram furtados, roubados ou extraviados.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Em nível nacional, o site do Denatran também disponibiliza a possibilidade de consultar veículo. Nele, a consulta pode ser feita pelo número do Renavam do carro, CPF ou CNPJ do proprietário ou pela placa. Nesse último caso em especial, é preciso ter feito um cadastro prévio no site, para acessar a consulta com nome de usuário e senha.

No site do Detran PE, por exemplo, o campo para consultar veículo localiza-se na aba superior da página e fica disponível permanentemente para consultas, não importa que seção esteja aberta no navegador.

Comunicação de venda do veículo

Feita a consulta pela situação cadastral do veículo junto ao Detran, confirmando sua total adequação às normas, é hora de efetivar junto a quem vende a comunicação de venda. Trata-se de uma etapa imprescindível para quem compra um carro usado, uma vez que o antigo proprietário informa ao Detran a transferência da propriedade do automóvel para outra pessoa.

Para pessoa física, a documentação exigida é carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cópia autenticada do CRV preenchido, assinado por comprador e vendedor, ambos com firmas reconhecidas em cartório. A transferência pode ser feita na sede do Detran e em todas as Ciretrans, Circunscrição Regional de Trânsito.

É importante estar ciente de que o prazo para concluir a transferência da propriedade de um veículo é de 30 dias. Circular com o CRV em aberto (embora não seja de porte obrigatório há como isso ser detectado) e com prazo vencido para transferência é infração grave, punida com multa de R$ 127,69.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar