Como consultar a tabela FIPE

Quem pensa em vender ou comprar um carro usado tem de estar por dentro dos preços praticados no mercado. Consultar a tabela FIPE é a melhor maneira de saber o valor real dos veículos.

Como consultar a tabela FIPE
Consultar a tabela FIPE é uma forma de saber qual o preço de mercado de um carro usado ou novo.

Não sabe quanto cobrar pelo carro que vai colocar à venda? Não acha que o preço seja justo? Existe uma forma simples de sanar essa dúvida e fazer um bom negócio: consultar a tabela FIPE. As pessoas que optam por carros usados procuram um preço mais baixo, mas também veículos em boas condições. Por isso, é importante tomar alguns cuidados antes de levar um automóvel que já teve outro dono para casa. Mesmo na hora da compra vale ficar atento ao valor e essa dica estende-se também ao vendedor.

Comprar e vender carros usados hoje em dia é um negócio bastante comum. Mesmo com o aumento das facilidades para adquirir zero quilômetros, há quem recorra a veículos já rodados sem medo de ser feliz. Com os devidos cuidados, vendedor e comprador saem lucrando e podem nem precisar de intermediários para isso.

Como funciona a tabela FIPE

A tabela desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas tem como função apresentar uma média de preço dos veículos no Brasil. Não é um valor definitivo, apenas uma base justa a ser usada em avaliações e negociações. Assim, donos e compradores podem munir-se com a informação dada pela tabela e barganharem de forma mais adequada.

Vale ressaltar que os preços mudam de acordo com a região, características e acessórios dos carros, estado de conservação e até mesmo da cor. Por esse motivo, o preço fornecido pela tabela não deve ser definitivo e sim um parâmetro. Depois, todos os outros fatores já citados devem ser levados em conta.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Motos e automóveis

Consultar a tabela Fipe é muito fácil e demora poucos segundos. Basta acessar o site da Fundação na seção Preço Médio de Veículos e inserir as informações solicitadas. Existem duas formas de fazer a pesquisa: pelos dados do carro, como ano, modelo e marca, ou utilizando o código Fipe do automóvel. É possível selecionar ainda o período de referência que você quer que seja utilizado na consulta.

O mesmo procedimento pode ser feito também com motos, caminhões e micro-ônibus. Convém referir que o preço apresentado não leva em conta veículos de uso profissional e/ou especial.

Uma aliada na negociação

Com uma média de preço séria e justa, fica muito mais fácil negociar carros usados. Vendedor e comprador podem entrar em um acordo usando o preço da tabela Fipe como sabe. Ambos saberão o que está sendo praticado no mercado e assim avaliarão o veículo sem cometer injustiças.

O interessado em comprar carros usados deve ser o principal usuário da tabela Fipe uma vez que não quer ser passado para trás nas negociações. Se souber o valor real do carro (ou o mais próximo possível disso), muito dificilmente cairá em conversas duvidosas. Existem vendedores que garantem que estão fazendo o melhor preço possível e parecem muito convincentes. Mas será mesmo? Bem, agora você já sabe que recurso tem a seu favor nestas situações.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar