Passo a passo para consultar extrato do FGTS

O E-konomista ensina como consultar extrato do FGTS pelo site da Caixa e explica como o serviço funciona passo a passo.

Passo a passo para consultar extrato do FGTS
Aprenda a consultar o extrato do FGTS e imprimir o documento

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um direito de todo cidadão que trabalha com carteira assinada no país e o seu saldo deve ser acompanhado para conferir se a empresa está depositando corretamente o valor devido todos os meses. Abaixo é possível conferir o passo a passo para consultar o extrato do FGTS, no entanto, é preciso apenas ressaltar que retirar o documento e conferir o mesmo na internet são duas coisas diferentes. Portanto, o primeiro passo é definir qual é a sua intenção.  

Como consultar extrato do FGTS

A forma mais simples de se consultar o extrato do FGTS é pela internet. A retirada é simples e não requer muitos conhecimentos informáticos. Confira o nosso passo a passo abaixo (caso não seja possível acessar à internet, é possível solicitar o extrato do FGTS em uma agência da Caixa Econômica Federal).

Como consultar o extrato do FGTS pela internet

1. Acesse ao site www.caixa.gov.br

2. No site, no setor à esquerda clique em FGTS

3. O site abrirá 3 opções: Email ou SMS; Consulta Online e CRF – Consulta Regularidade. Clique em Consulta Online.

4. Preencha os campos: O número do seu PIS/PASEP; a Senha Internet e o código de verificação. Clique em OK. (Caso você não tenha a Senha Internet, clique em “Cadastrar Senha” – que fica ao lado das opções OK e Limpar) 5. Após fazer o login no sistema você terá acesso às opções: Serviços no celular, Extrato, Extrato Completo, Atualização de Endereço, Extrato por email e Créditos Complementares.

6. Escolha a opção que deseja e o extrato irá aparecer.   

Extrato do FGTS detalhado 

Desde dezembro de 2013, a Caixa fornece a seus contribuintes a possibilidade de acesso a seu extrato completo. O extrato completo corresponde a todos os extratos do FGTS de todas as empresas que o contribuinte trabalhou nos últimos 25 anos. Antigamente, o trabalhador podia obter, pela internet, apenas os últimos seis registros. Dentro do site é possível consultar e imprimir os extratos.

O que é o FGTS

O FGTS é um fundo que tem como objetivo proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Para isso, ao ser contratado formalmente, há a abertura de uma conta na Caixa vinculada ao contrato de trabalho. No princípio de cada mês, os empregadores depositam nessa conta, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes

Como sacar o FGTS

1. Separe a documentação: No saque do FGTS, cada caso é um caso. É preciso conferir qual a situação que o trabalhador se encontra para saber a documentação necessária. Você pode conferir quais são aqui . Além disso, os documentos que são comuns a todos são: documento de identificação com foto, Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP.

2. Confira a solicitação do saque: Quando há rescisão de contrato, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa, por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Em até 5 dias úteis o trabalhador poderá sacar seu benefício. Nos demais casos, a solicitação de saque é feita pelo trabalhador ou seu representante, que comparece a uma agência da Caixa portando os documentos citados acima.

3. Saque o seu FGTS: O saque de valor igual ou inferior a R$ 1.500,00 pode ser feito nas unidades lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha. Nas demais situações o saque dos recursos pode ser realizados em qualquer agência da Caixa.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar