Consórcio imobiliário vale a pena? Veja as vantagens e desvantagens

Quando o assunto é realizar o sonho da casa própria, será que um consórcio imobiliário vale a pena? Veja quais são os prós, contras e os perfis indicados.

Consórcio imobiliário vale a pena? Veja as vantagens e desvantagens
Saiba quando e para quem um consórcio imobiliário vale a pena

Quando o assunto é realizar o sonho da casa própria, será que um consórcio imobiliário vale a pena? A propaganda é atrativa e o programa de consórcio é muito recorrido por quem não tem pressa para comprar o imóvel e quer se ver livre dos juros de financiamento. Conheça as vantagens e desvantagens deste modelo de consórcio para ponderar a melhor decisão. 

Consórcio imobiliário vale a pena? Confira os prós e contras

Conhecido como uma maneira de disciplinar uma poupança, o consórcio imobiliário tem prós e contras que devem ser levados em consideração antes de assinar o contrato.

Os prós

Um consórcio imobiliário vale a pena principalmente pela ausência de juros, sendo cobrada somente as taxas à administradora. Pode ser vantagem também para quem não conseguiu um crédito de financiamento com o banco e tem pouca disciplina para guardar o dinheiro.

Como o valor dos imóveis oscilam sem aviso prévio, o consorciado pode ser contemplado em períodos onde o preço do bem esteja em baixa. Quando isso ocorre, existe a possibilidade de utilizar o valor excedente da carta de crédito para pagar impostos e taxas, para quitar o consórcio ou, se não aplicável em nenhum dos casos, ser devolvido ao final do contrato.

Confira: Vale a pena fazer consócio para imóvel novo ou usado?

Os contras

Tratando-se de um investimento por quem não tem pressa para usufruir do bem, o consorciado pode ter de esperar muito tempo para receber o valor da carta de crédito. Tempo este que pode prejudica-lo em uma série de fatores, como a valorização do imóvel que tinha em vista no começo do contrato.

O consórcio também pode ser uma opção ruim para quem mora de aluguel, tem pouco dinheiro guardado para dar lances e, consequentemente, se não for contemplado por sorteios, irá continuar pagando um imóvel alugado até o final do contrato. 

O consórcio imobiliário vale a pena para quais perfis?

Fazer um consórcio imobiliário vale a pena para alguns perfis em específico. Um deles é para quem tem a maior parte do dinheiro e precisa de uma pequena quantia para completar o total da carta de crédito. Deste modo, o consorciado dá um lance alto logo de início para ser contemplado e poder usufruir do imóvel.

Conhecido principalmente por ser um tipo de consórcio para quem não tem pressa, o consórcio imobiliário vale a pena também para jovens que vivem com os pais e começaram a trabalhar agora ou para quem quer um segundo imóvel para alugar. Estes perfis podem apostar sem medos na desvalorização do bem sem ter a necessidade de se mudar ou arcar com despesas extras de moradia.

Um dos perfis para o qual um consórcio imobiliário pode não ser a melhor saída é o interessado que paga aluguel. Ainda que as taxas sobre as parcelas sejam menores, o consorciado não poderá usufruir do imóvel imediatamente, ou seja, terá de arcar com aluguel até que seja contemplado. Neste caso, é mais indicado um financiamento imobiliário.

Por fim, essa maneira muito utilizada como poupança forçada também não é indicada se este for o propósito. O consórcio não rende juros como a poupança ou investimentos em títulos e ações. Sendo assim, a melhor opção é reavaliar seus hábitos e poupar da maneira mais rentável possível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar