O que é consórcio contemplado de veículos

Quem não quer esperar ser sorteado ou dar um lance tem como alternativa comprar um consórcio contemplado de veículos , mas é preciso tomar alguns cuidados.

O que é consórcio contemplado de veículos
Os benefícios e riscos do consócio já contemplado

Os consórcios já representam uma das modalidades de crédito preferidas na hora de adquirir um veículo. Comprovadamente mais vantajosos que o financiamento ou leasing em termos de juros e taxas, acabam ganhando adeptos que não têm tanta pressa em ter o carro em mãos. Mas, como há sempre um jeitinho, é possível beneficiar-se de taxas baixas e levar o novo bem para casa o mais rápido possível. A solução é comprar um consórcio contemplado de veículos.

O que é consórcio contemplado de veículos

Comprar um consórcio contemplado quer dizer, basicamente, adquirir a carta de crédito de um consorciado que já foi contemplado e desistiu de usufruir do crédito para comprar o carro. De posse da carta de crédito, não é preciso esperar por sorteio ou dar qualquer lance. O novo cliente já está automaticamente apto a prosseguir com a compra do carro.

Vale ressaltar que, ao comprar um consórcio contemplado de veículos, ganha-se o direito de comprar à vista. A carta de crédito pode (e deve) ser usada na negociação de descontos. Mais uma vantagem a favor de quem escolhe tornar-se consorciado em detrimento de outras formas de se adquirir um veículo a prazo.

Ao adquirir o consórcio contemplado, o novo proprietário assume a dívida e deve seguir pagando as parcelas do consórcio, mesmo depois de ter adquirido o carro. Afinal de contas, ao obter a cota de transferência, o comprador também assume integralmente os direitos e obrigações do consociado.


Vale a pena comprar um consórcio contemplado de veículos

O consórcio contemplado de veículos é uma possibilidade vantajosa para todas as pessoas envolvidas. Em primeiro lugar, o consociado cedente (vendedor) recebe um valor acima do que já pagou pela venda. Em segundo, o consorciado cessionário (comprador) que assume o contrato da forma que está, mesmo que pague a entrada um pouco a mais do que o valor que está pago no extrato da conta, ainda assim estará fazendo um bom negócio porque as condições de consórcio são bem melhores do que as oferecidas em financiamentos.
Vale a pena comprar o consórcio contemplado porque o comprador não precisa esperar o sorteio do veículo ou dar um lance, logo após a compra da carta de crédito já é possível sair com o veículo da concessionária.

Como comprar

Comprar um consórcio contemplado é uma prática legal pois um consorciado pode, a qualquer momento, passar a sua cota adiante. O importante é que isso seja feito com cautela e dentro dos termos do contrato para que ninguém saia prejudicado.

Existem três formas de comprar um consórcio contemplado de veículos: diretamente do consorciado, de uma representante, ou diretamente da administradora. Atualmente, existem muitas empresas que fazem esse intermédio, compram cotas (contempladas ou não) e vendem a terceiros.

Várias delas podem ser facilmente encontradas na internet e garantem uma transação segura. Mas é preciso ter muito cuidado, da mesma forma que há pessoas e empresas sérias que fazem este tipo de negócios, também há muitas pessoas que dão golpes com consórcio contemplado.

Comprar um consórcio contemplado de particulares é, provavelmente, o método mais comum de negociação. Muitas pessoas anunciam em classificados de jornais ou online, como procederiam em vendas comuns. No entanto, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes.

Cuidados ao comprar um consórcio contemplado

Como era de se esperar, é necessário ter muita atenção ao comprar um consórcio contemplado de veículos. Não são raras as denúncias de golpes, sejam partindo de empresas representantes ou pessoas comuns que dizem possuir cotas inexistentes ou que não estão disponíveis para negociações. Por isso, tenha atenção às dicas:

  • Verifique se a administradora do consórcio é autorizada pelo Banco Central

  • Nunca faça qualquer pagamento antes de ter garantias que a cota mencionada realmente existe

  • Muito cuidado ao comprar um consórcio contemplado de particulares. Como se trata de uma relação civil, não há cobertura do Código de Defesa do Consumidor.

  • Se recebeu a proposta de um representante, verifique junto à administradora a veracidade do consórcio em questão.

Gostou? Compartilhe!
Na Web: