Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Conserto de carro: pequenos reparos que você mesmo pode fazer

Nem todo conserto de carro exige uma visita à oficina. Há pequenos reparos que você pode fazer na sua garagem e sem ajuda de um mecânico. Confira!

Nem todo conserto de carro é sinônimo de oficina.

FAÇA UM TEST DRIVE GRATUITO

O conserto de carro frequente é uma das maiores queixa dos donos de carros. Com os anos de uso, os carros começam a apresentar problemas que podem ser simples ou não de resolver. Entre idas e vindas, as visitas constantes ao mecânico pesam no orçamento. A boa notícia é que você não precisa se desesperar. A vida com carros usados pode ser mais econômica, basta saber como gerir. Um exemplo disso são pequenos reparos no melhor estilo faça você mesmo. Ou seja, ao invés de gastar na oficina, resolva o probleminha do carro em casa de maneira eficiente. Além de economizar, ainda escapa das armadilhas de alguns mecânicos que cobram preços abusivos por conserto de carro simples, que com algum treino você mesmo pode fazer. 

Conserto de carro sem sair da garagem

Existem reparos nos veículos que, inevitavelmente, terão de ser feitos por um especialista. Mas algumas situações podem ser sanadas pelo dono do carro de forma barata e descomplicada. Confira alguns tipos de conserto de carro que você pode resolver na sua garagem, antes de sair correndo para a oficina.

Veja qual o melhor carro usado para comprar


Como trocar a luz de freio queimada

Lâmpadas de freio queimadas pode render multas e causar acidentes. Para evitar esses perigosos transtornos, o melhor é trocá-las assim que identificar o problema. O procedimento é muito parecido em quase todos os carros e envolve apenas encaixes, desencaixes e parafusamento que pode ser feito com uma chave de fenda simples.

O mais importante é memorizar onde fica cada peça para não colocar nada no lugar errado. O custo que você terá será apenas o das lâmpadas novas. A unidade custa, em média, R$ 15 variando de acordo com o tipo e o modelo.Este é um exemplo de conserto de carro bastante simples e que você mesmo pode fazer.

 

Retirar piche da lataria do carro

O calor e o atrito dos pneus do carro com o asfalto fazem com que, muitas vezes, o piche se solte. Resultado: a lataria fica cheia de respingos escuros que não ficam nada bem e dão um aspecto sujo ao possante. Lavar apenas com água e sabão não adianta. Como resolver então? Simples: em um recipiente, misture um pouco de querosene a uma boa quantidade água. Não exagere no químico pois ele pode danificar a pintura. Com uma estopa, passe a mistura na região afetada pelos respingos. Lave todo o carro antes de fazer o procedimento e passe um pouco de polimento depois para finalizar.

Remover pequenos arranhões

Essa dica de conserto de carro vale apenas para arranhões superficiais em veículos usados. Se, na zona afetada, você consegue ver algo além da pintura, como um revestimento branco, o melhor é ir mesmo ao mecânico. Se esse não for o seu caso, pode recorrer a produtos específicos de polimento, disponíveis nas lojas de produtos automotivos. Há quem faça uso de lixa também quando o risco é pequeno, mas vale lembra que essa deve ser 2000 ou superior. Lixas grossas podem danificar ainda mais o que já está estragado.

 

Polir faróis

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Agende um test drive gratuito.

Vamos combinar que faróis embaçados e ressecados deixam o visual dos veículos usados muito menos agradável. Se o desgaste for externo, isso pode ser facilmente resolvido com lixas de água e massa de polir. Uma cera pode ser usada também para dar mais brilho e otimizar o acabamento. Mas tenha atenção: se o farol estiver embaçado por dentro, é sinal que o farol está rachado e que há vapor de água se formando.


 

Higienizar o ar condicionado

Mesmo os veículos usados podem ter aquele cheirinho de carro novo ou pelo menos algo muito próximo disso. Uma higienização correta do ar condicionado é fundamental para que, além de cheirar bem, o automóvel fique livre de bactérias e outros microorganismos que ficam instalados ali. Em qualquer loja de produtos automotivos você encontra produtos próprios para o procedimento.

É importante seguir as instruções corretas para que a eficácia seja máxima. Além disso, a cada 10 mil quilômetros, realize a troca do filtro de cabine. O ideal é deixar que o mecânico cuide dessa parte porque a peça é de difícil acesso e, um manusei errado, pode danificar outras partes do possante.


 

Trocar o filtro de ar

O filtro de ar é uma peça barata e com um método de troca bem simples, mas deixado de lado por muita gente. A manutenção do mesmo pode evitar problemas bem mais graves como falhas no motor e avarias no carter. Um filtro novo custa em média R$ 10. Depois de comprá-lo, é só localizar o compartimento e retirar a tampa com cuidado. Remova o filtro antigo, limpe a zona de adesão e coloque o filtro novo. Depois, é só recolocar e parafusar a tampa.

Antes de comprar, experimente. Agende um test drive sem custo e sem compromisso.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!